DESUMANIZAÇÃO E HUMANITARISMO NA FAIXA DE GAZA

“Se um indivíduo morre, sua morte é um acontecimento considerável, enquanto que se mil indivíduos morrem, a morte de cada um é mil vezes menos importante.” (Jean Baudrillard)

Não é que a comunidade internacional ignore a tragédia em Gaza, é que o Ocidente nada pode fazer com sua ausência de valores. Nos últimos tempos, não houve cenas mais patéticas do que o moribundo João Paulo II e a ONU se posicionando contra o massacre americano no Iraque. A nossa piedade impotente com os palestinos não se apresenta nem como “princípio de ação nem de liberdade”. Desde a Guerra do Golfo, depois Bósnia, Afeganistão, Iraque…, Palestina, assistimos pela televisão os últimos alvos atingidos, vemos amontoar-se não os milhares de cadáveres, mas sua numeração estatística, tudo se passando em TV a cabo, sinal aberto, internet, nas salas em meio à falsa crise de toda a Europa, nos guetos americanos, em Wall Street, nas favelas do Brasil. Não há os palestinos na tela total do monitor, não há sequer israelenses. Ao contrário, é nesses locais onde existe o que o filósofo Jean Baudrillard chama de “últimas reservas de sentido”. É lá que as coisas são reais, para além da realidade objetiva, essa que causa piedade, mas como ação e como destino.

Todos esses “corredores” que abrimos para lhes enviar nossos víveres e nossa cultura são na verdade corredores de aflição por onde importamos as forças vivas e a energia da infelicidade dos outros.”

Todos sabemos o que está acontecendo e vemos o número de mortos avolumar-se dia-a-dia: 90, 150, 200, mais de 300 mil mortos. Já que a metade da população palestina é composta de crianças e adolescentes, quantos cadáveres de “inocentes”? Apenas detalhes; e detalhes como esse servem para aumentar ainda mais a covardia globalitarizada, que se torna consenso em unanimidade na ordem “democrática” mundial. É que os microfascismos cotidianos, como diria Michel Foucault, estão na mesma linha do terrorismo de Estado. Não os judeus, mas existe um pequeno Estado judeu por toda a parte do mundo onde se instauraram suas sagradas leis, inclusive no Cristianismo.

O totalitarismo de Hitler é obsoleto perto do totalitarismo praticado pelo Estado judaico. Hitler era totalitário, mas numa velha ordem hierárquica de força e relações, mas não conseguia a manipulação dos regimes de signos que o Estado judaico consegue universalizar. O arremesso de mísseis e o ataque de tanques e soldados contra palestinos com pedras e pedaços de pau é apenas outro detalhe. A dominação já se estabeleceu em outra ordem, em outro lugar: por todo o mundo ocidental.

Assim como os bósnios, os palestinos sabem que estão “condenados pela ordem ‘democrática’ internacional”. Quanto mais proliferam os discursos sobre “democracia”, parece que mais a democracia se degrada. Para acontecimentos radicais assim, diria Baudrillard, é preciso uma análise radical, que, talvez não mude a ordem das coisas, mas também não compactua com a desumanização, o que só é possível fazendo a distinção fundamental entre humanismo e humanitarismo:

Eis toda a diferença entre o humanitário e o humanismo. Este era um sistema de valores fortes, atrelado ao conceito de gênero humano, com sua filosofia e sua moral, caracterizando uma história em construção. Enquanto o humanitário é um sistema de valores fracos, ligado à salvaguarda da espécie humana ameaçada característica de uma história em desconstrução — sem outra perspectiva que a, negativa, da administração com aproveitamento ótimo dos dejetos, os quais, como sabemos, não se degradam.”


0 Respostas para “DESUMANIZAÇÃO E HUMANITARISMO NA FAIXA DE GAZA”



  1. Sem comentários ainda

Deixe uma resposta




Quer linha de corte? Este é esquizo. Acesse:

Contatos para Apresentações:

(92) 3681-5427

(92) 8809-5152

__________________________

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Você quer um corte de cabelo para completar o seu corpo ativo vá ao SALÃO DO SOUZA, o cabelereiro do executivo. Rua Rio Javari- Vieiralves

Uma mão lava a outra, as duas lavam o corpo inteiro, e quem lava seu carro? É NÓS!
É NÓS - AUTO POSTO DE LAVAGEM - O BANHO QUE NEM GATO DÁ! (Rua Rio Xingu, 26, Novo Aleixo - Fone: 92-3645-5472)

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Saia do Animal e Entre na Ordem do Belo.
ONÇA ACESSÓRIOS & BIJÚ (Conecte: 92-8143-2551 )

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
SORVETERIA SEMPRE FRIO (Todos os dias, na Praça de Alimentação do Dom Pedro).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 542-1482)

Efeitos Justos para Suas Causas.
ADVOGADO ARNALDO TRIBUZY - RUA COMENDADOR CLEMENTINO, 379, SALA C (8114-5043 / 3234-6084).

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Quer dar um trato no retrato?
ADOLFO DE SOUZA - FOTÓGRAFO, RESTAURADOR, PRODUTOR DE EVENTOS (9127-4555).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Frente Blogueira LGBT

Outras Comunalidades

     

Categorias

Blog Stats

  • 851,386 hits

Páginas

 

Dezembro 2008
D S T Q Q S S
« Nov   Jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031