A NOBREZA DA GLOBO

Hitler, dirigido por seu Chefe da Propaganda nazista, Goebbels, um conhecedor da psicologia de massa, segundo o psicanalista Wilhelm Reich, interpretava uma técnica eficaz de fazer com que suas enunciações, palavras de ordem, se ajustassem livremente na percepção e cognição do trabalhador. Em uma praça muito bem produzida, sustentada por um lógica sensorial extasiante, com músicas executadas que variavam de fugas, odes e marchas servindo de prólogo corporal preparatório ao seu discurso paranóico sedutor, os trabalhadores, depois de uma extenuante labuta, explorados, cansados, carregando afetos mistificados pelo ressentimento, culpa, com suas percepções e cognições, adentrando no estágio de inebriamento, onde o discernimento é perturbado por imagens e conceitos flutuantes, chegavam e iam se aglomerando envoltos à sonoplastia heroicizante e os ruídos de chegada e saída de veículos do Führer. Cenário midiático hipnótico fundamental para o maneirismo gestual e sonoro do III Reich se alocar no sujeito/sujeitado: o trabalhador. Entretanto, a praça não era só habitada pelos trabalhadores, mas também pela classe média. Só que esta classe não apresentava os mesmos afetos da classe trabalhadora. Pois, enquanto a trabalhadora passava por um processual de sedução para ser vitimada, a classe média, vivendo seus delírios burgueses apocalípticos, a priori, se colocava, por escolha própria, como a grande colaboradora para a ascensão do III Reich. Crente que seus interesses econômicos e sociais estariam garantidos sob um poder nazista.

OS VESTÍGIOS NAZISTAS DA GLOBO

O que é o horário nobre da Globo? É o produto da divisão e tempo de trabalho do sistema capitalista: o estado afetivo e intelectivo reificados enunciados como repouso e entretenimento. Na verdade, a idéia real abstraída como objeto espectral, como diria o filósofo Sartre. É o momento da estagnação do querer. A ausência da autonomia da escolha. O estágio crepuscular da noite, simulando o real. O mágico absorvente dos discursos como seriedade. A nobreza como alegoria infantilizada, expressa na indignação, espanto, moralismo, saber, opinião, como carrossel do vazio excitado principalmente pelo JN e Telenovela. Daí que amparados por psicólogos de mercado midiático, os Marinhos, Kamel e Bonner-Simpson acreditarem que é aí, neste estágio, sem auto-reflexão, onde o telespectador se encontra que eles podem colar suas verdades. Mas não cola. Na dissipação perceptiva e cognitiva promovida pela TV com seus milhões de pontinhos coloridos, suas cascatas de imagens e textos enfáticos proferidos por repórteres, jornalistas, apresentadores e atores hebefrênicos, nada cola. Entra por um buraco e sai por outro. No território que eles acreditam ser o buraco negro de captura do telespectador, eles que são capturados. Sonambúlicos, seus textos/imagéticos são simulacros tencionando ilusoriamente uma realidade privada: a Globo. Sintomas que a diagnosticam como caso de saúde pública. Por tal, sua patologia/áudio/visual/textual não serve para a democracia. O exemplo recente mais óbvio foi o golpe que tentaram dar contra a reeleição de Lula. Mas a maior parte da população, desperta, desreificada, efetivada no real/atual, o elegeu. Só a reificada/quimérica classe média, o ente sem essência e existência, e que por isso não pode ser pensada nem imaginada, votou em seu candidato. Da mesma forma que a classe média nazista. Este, o horário nobre da Globo: o tempo efêmero do vazio. Aí onde só se volatiza quem está cansado da existência e a nomeia como sua deusa psicodélica do alento e da esperança reativa/depressiva. Deste modo, não há como diferenciar a metodologia de sedução nazista de Hitler e da Globo/Capital. Da forma como o capitalismo eliminou o tempo para melhor se apropriar da força de produção do operário e como a propaganda nazista a-temporal operava até nos sonhos dos alemães, a Globo tirou o suporte do tempo, que é o espaço, para fluir com sua programação psicótica continuamente. Mas foi aí que ela se entropizou: sem espaço não existe o fora. E sem o fora a Globo segue se dissipando em si mesma. Para o bem do Brasil, é lógico.

0 Responses to “A NOBREZA DA GLOBO”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.238 hits

Páginas

setembro 2007
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: