ENCONTROS CASUAIS

! Era uma vez uma cidade com um povo muito crente e devoto. Certa manhã, o pastor chegou diferente dos outros dias, foi ao púlpito, olhou confiante os fiéis e sentiu a cumplicidade religiosa. Não era para menos: era o mais respeitado e venerado representante de Deus da cidade. Não esperou os cânticos iniciais e fez sua revelação angustiante. Contou que na noite anterior Deus lhe aparecera e afirmara que não existia. Os fiéis riram, acreditando ser mais uma das tiradas para motivá-los. Mas não era. E continuou, com ênfase, contando a revelação de Deus. Tudo não passara de um erro histórico. Ele não era Deus dos habitantes deste planeta, mas de um outro planeta. Os primeiros profetas se enganaram em suas visões e O tomaram como seu Deus. Os fiéis, desesperados, perguntaram como iriam viver sem um Deus. O pastor respondeu que sempre viveram sem Deus. Todas as orações foram para o nada, já que não havia Deus para os homens. Foi então que um jovem levantou-se e disse que se Deus não existe o homem tem que ser seu próprio criador e seu destino. Os fiéis choraram longamente e foram saindo da igreja. Na rua, viram pela primeira vez um mundo sem sombra e lamento. E em uníssono, soltaram uma estrondosa gargalhada. No outro dia, o pastor contou que Deus aparecera e lhe contara ter havido um equívoco: ele existia e era Deus dos homens. Os fiéis sorriram e responderam não precisar mas de um Deus. Sabiam como viver suas vidas. E que, desde o dia anterior, a igreja passara a ser apenas um local de agradável encontro fraterno.

!! As juras de amor afirmavam ser o casal mais apaixonado de Manaus e que, com tão concreto amor, jamais se separariam. Nem terremoto, tornado, tsunami conseguiriam esse feito. Certa tarde, entediados com a vida de classe média bem nutrida, cujo entretenimento é o óbvio inócuo, resolveram inovar: usar pela primeira vez um ônibus. Felizes, entre beijos e abraços, chegaram à parada e nem precisaram fazer sinal: havia umas dez pessoas para entrar. Entraram contentes como exploradores de um novo mundo. Passaram na catraca, sem lugar para sentar, ficaram em pé. O espreme-espreme fez ficarem mais colados um no outro e os beijos eram inevitáveis. Cada parada mais gente entrando e o calor aumentando. Ele reclamou, ela sorriu. Os dois reclamaram e se separaram. Ela disse eu te amo, ele não respondeu. Ela ficou calada, recebeu uma cotovelada e uma mão na bunda. As freadas e caídas nos buracos apavoraram os dois, separados por outros corpos. Ansiedade, pânico, queriam descer, mas não podiam. Até que o ônibus chegou ao ponto final do bairro. Eles desceram, ficaram em silêncio, então cada um telefonou para os parentes para irem buscá-los. Nunca mais se falaram. Ele se apaixonou por outra jovem, e ela fez um blog para analisar e dar opiniões sobre os governos municipal e estadual, mostrando o quanto o povo sofre pelas péssimas administrações públicas.

!!! No conforto do lar, acompanhado por duas boazudas, alguns envelhecidos uísques e um encrespante filme pornô, ouviu arrombarem a porta. Correu para pegar o berro, mas não deu tempo: a polícia chegou primeiro e lhe deu voz de prisão. Pirou de vez. Tinha sido acusado por estelionato, falsidade ideológica, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, adultério, contrabando, sonegação fiscal, mas estava limpo, falou aos policiais. Para fortalecer o argumento, disse que seu advogado, com sua incomparável inteligência, tinha conseguido derrubar todas as acusações e ele era um homem livre. Um dos policiais mostrou-lhe um documento e disse que ele até poderia se livrar de todas as acusações, mas só depois que seu advogado, com sua incomparável inteligência, fosse aprovado em insuspeita prova da OAB.

!!!! A princesa o beijou e ele virou um príncipe. E tinha de aprender os ofícios para ser rei, tinha até de aprender a beijar para casar com a princesa de um encontro casual. De tudo, o estranho era que, a despeito de poder e riqueza, crescia dentro de si um terrível medo da morte. Arranjou então um cururuzão, botou em cima de sua cama e fugiu. A princesa, quando viu o cururu, beijou-o, beijou-o, e nada. Um dia foi ao jardim, o sapo aproveitou para fisgar moscas; apesar do nojo, a princesa não interferiu, pois para ela parecia que ele se divertia. O sapo aproveitou e escapuliu para a lagoa. A princesa correu desesperada, e fica lá beijando sapo cururu, na esperança de encontrar seu príncipe encantado. Enquanto isso, o rapaz, agora sem nome, sem riqueza e, principalmente, sem medo da morte, segue por aí pelo mundo…

0 Responses to “ENCONTROS CASUAIS”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.049 hits

Páginas

setembro 2007
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: