UM ENCONTRO INFERNAL DEMOCRÁTICO

Hugo Chávez, Rafael Correa e Lula já estão em Manaus para discutir o que há de comum entre eles: mudanças políticas, sociais, econômicas na América do Sul e também o ataque que sofrem das direitas ressentidas, das elites golpistas e das mídias desesperadas.

LULA

Quando veio a Manaus no ano passado, nem o papa, que vinha acompanhado de Deus, teve a presença tão concorrida quanto o sapo barbudo. Tanto que o Amazonas deu a maior porcentagem de votos a Lula no 1° e 2° turnos da eleição passada. Também pudera, nunca havia ocorrido na história brasileira tantas melhorias no Brasil, em todos os aspectos, para todos os segmentos sociais, do mendigo ao banqueiro. Nunca a voz de um presidente brasileiro fora ouvida com respeito pela comunidade internacional.

Algumas mudanças que não ocorreram ou que estão se dando morosamente é mais em decorrência da burocracia sistêmica, que passa pelo Congresso e Senado (conhecendo-se a realidade destes, a capacidade administrativa de Lula sobressai-se ainda mais); do ressentimento elitista, que busca atravancar qualquer tentativa de mudança, mesmo estando no saldo; e a mídia, que tenta desviar as percepções lúcidas que a população vê no governo Lula.

CHÁVEZ

Quanto ao presidente venezuelano Hugo Chávez, como já dissemos aqui nesse bloguinho, nunca um presidente na América do Sul se envolveu em tantas questões em seu país, pelo continente sulamericano e por outras partes do mundo. E isso tudo enquanto afronta/confronta o fascismo de Bush, que até golpe de estado já promoveu para derrubá-lo. Podemos dizer que sem a subjetividade Chávez (porque não falamos evidentemente apenas de um sujeito), que levou o povo a confrontar a elite golpista na Venezuela em 2002, não se teriam garantido as mudanças que o Evo Morales tem realizado na Bolívia, Kirchner, na Argentina, e Rafael Correa, no Equador.

RAFAEL CORREA

Do trio que se encontra hoje em Manô, o equatoriano Rafael Correa é o mais jovem. Iniciando seu mandato no início desse ano, ele já encontrou no Equador a linha de choque elitista que permeia a sulamérica, como no caso dos 57 deputados que foram expulsos pelo Tribunal Supremo Eleitoral por tentar através de corrupção emperrar a criação de uma Assembléia Constituinte, a qual deverá ser eleita no próximo dia 30, a possibilidade de Correa ficar com a maioria das cadeiras, e talvez a única chance de tirar o Equador das mãos das oligarquias seculares que regem o país. Se ocorrer, uma das primeiras medidas do presidente será dissolver o parlamento, uma das bancadas de deputados mais medíocres e corruptas do continente.

O ENCONTRO

Ao contrário do que gostaria a elite midiática e a mídia elitista, os três, com estas singularidades, só poderiam encontrar-se como amigos, a própria pauta é aberta, e o diálogo se instaura, como convém à democracia, o que só poderá aumentar a potência de agir, carregando toda a população sulamericana numa potência maior, democrática. Desse encontro poderão sair modificações para estes três países e para todos da América do Sul.

ENTRETANTOS AMAZONIQUINS

Outro fator, entretanto, que atrapalha, emperra o processual das mudanças sociais, políticas e econômicas desses governos democratas são outras esferas executivas. No Amazonas, Lula vem também assinar contratos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para a implementação de projetos de construção de casas populares na capital e outros municípios do estado. Aí dependerá muito dos governos estadual e municipal, que tem aproveitado as ações do Governo Federal mais em peças de marketing do que em mudanças concretas, bem visível na real condição das escolas públicas, do transporte coletivo, da saúde pública, da urbanização e saneamento. Tudo ausente. Mas a inteligência de Lula, como impulsiona pra frente todo um povo, há de suplantar a inércia e o engodo dos governos daqui, como já acontece com outros programas federais, como o Bolsa Família, o Luz para Todos, a Farmácia Popular, etc. Aliás, daqui, sentimos democraticamente próximo Lula, e também Hugo Chávez e Rafael Correa. Os demais governos encontram-se tão desgovernados e muito distantes.

2 Responses to “UM ENCONTRO INFERNAL DEMOCRÁTICO”


  1. 1 Paulie Hollefeld sexta-feira, 21 setembro, 2007 às 2:30 pm

    Achei teu blog por acidente… enquanto procurava por outra coisa… boa surpresa… belo blog !!!

    Paulie !!!

  2. 2 afinsophia sexta-feira, 21 setembro, 2007 às 3:00 pm

    Valeu, Paulie!

    No acaso dos encontros a gente produz a alegria! Abraços intempestivos!

    Afinsophia.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.087 hits

Páginas

setembro 2007
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: