ENCONTROS CASUAIS

! Era uma vez uma cidade com duas faces: uma, a sua própria realidade, e, outra, a imaginação dos governantes. Por eles era Cidade Sorriso, Paris dos Trópicos, Meu Ciúme, Princesinha do Norte, e outras conceituações que ela não conhecia em si. Certo dia um casal de turistas foi visitá-la. Depois de conhecer o Mercado Municipal, lê os jornais, foram passear de ônibus. Pois, segundo seus avós, para se conhecer uma cidade que se visita, são precisos estes três atos. Na Praça da Matriz, entraram no ônibus cheio até as bordas. Com algumas centenas de metros, o ônibus pou, pou, pou, pregou. Todos desceram e o motorista avisou para não se preocuparem, logo chegaria outro ônibus. Os dois aproveitaram para filmar as ruas e entrevistar pessoas. Chegou o ônibus e lá foram descer em outro prego. E eles sempre filmando e entrevistando as pessoas. No total, foram quinze pregos até chegarem ao ponto final. Voltaram para sua terra, editaram o material, transformando-o em um documentário e venderam para todas companhias de turismo. Resultado: nunca mais ninguém visitou e nem quis morar na cidade Ciúme. Até os governantes e seus vassalos se mandaram para bem longe. Livre, a cidade, com sua própria realidade, foi feliz em sua eternidade.

!! Era uma vez um rapaz que queria ser cantor de rock. Queria tanto que jurou até se pegar com o diabo para realizar seu sonho.. Só que não sabia onde encontrar o tinhoso. Certo dia, porém, lhe falaram de uma igreja de um pobre diabo. Não contou desgraça. Meia noite de sexta-feira, lá estava ele. Fez a promessa e ouviu uma voz dizendo para na próxima sexta, meia-noite, trazer quinhentos tocos e deixar na porta da igreja. No outro dia, acordou cedo inspirado e fez logo vinte rocks bem pauleiras. Um vizinho, que se tomava como o melhor roqueiro do pedaço, quase se mata de inveja. Não se matou, mas queimou a guitarra e foi estudar medicina. Na sexta-feira, levou a grana e a voz pediu três mil para a próxima. No outro dia recebeu vários telefonemas para fazer Shows e apresentações nos melhores programas de TV. Mas toda sexta deixava uma boa grana na porta da igreja. Quando completou quarenta sextas, terminou o pacto. Certa noite, depois de se apresentar no Teatro Amazonas, com estrondoso sucesso, viu um homem alto, fraque preto, barbado, cartola, fumando charuto próximo ao seu carrão. Sentiu um tremor, pensando no final da carreira. Ele se aproximou do homem, que sorria com uns dentes brilhando mais que os refletores, e não conseguiu falar. Então o homem contou toda a história. Ele não era o diabo, era o vigia da casa do lado da igreja e que resolvera ver até onde o diabo ia. Felicíssimo, o roqueiro tascou-lhe um abraço forte acompanhado de beijos agradecidos. Perguntou o que ele tinha feito com o dinheiro, ele respondeu que entrara no ramo da multimídia, estava tendo progresso e estudando Comunicação na UFAM. Se abraçaram felizes e se separaram. Em dois anos, o roqueiro se transformou no Rei do Rock da América Latina. Uma tarde, no ensaio, conversando com um padre, tio do baterista de sua banda, contou a história. Ao que o padre, sorrindo, afirmou ser um caso que mostrava que o diabo mesmo não sendo diabo tinha grandes poderes.

!!! Antes de entrar na sala onde se daria a reunião, contou e percebeu que seria 13º membro. Decidiu não entrar. Pôs a mão no bolso da calça, tirou e fechou o punho. Saiu do prédio. Atravessando a rua um gato preto, vindo da esquerda, passou na sua frente. Tentando se desviar, passou por debaixo de uma escada. Em seguida uma mulher com um vestido marrom, do outro lado, acenou. Desviou o olhar e viu um metaleiro levantando um crucifixo de cabeça pra baixo. Olhou para o céu, fez o sinal da cruz e tropeçou num buraco de obra da prefeitura. Desfalecendo no meio fio, sua mão abre: no rego cai um pé de coelho que desliza suave.

!!!! O que mais apavora na morte é perceber que estivemos alheios à vida. Estava na principal avenida da cidade, que agora detestava. Olhava os carros passarem e era acometido pelas imagens que lhe chegavam. Aproximou-se o primeiro carro, que seria o seu. Viu-se lambendo o saco do patrão: sempre fora lambaio e nunca tivera ganhado sequer uma promoção pequena. Não se jogou. O segundo carro se aproximava. Viu sua mulher transando com o seu vizinho, que sempre tinha se mostrado um amigo para todas as paradas. Não pulou. O terceiro era um caminhão. Perfeito para o seu propósito. Tomou coragem. Se preparou. Quando ia pular ouviu barulho de risadas de crianças. Pulou para trás, seguiu o caminho das crianças e as acompanhou numa partida de peteca.

0 Responses to “ENCONTROS CASUAIS”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.242.070 hits

Páginas

setembro 2007
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: