A CORRUPÇÃO MIDIÁTICA

Denomino corrompido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando perde seus instintos, quando escolhe, quando prefere o que lhe é pernicioso”, afirma o filósofo alemão Nietzsche. Uma concessão pública é composta de elementos institucionais saídos dos princípios democráticos constituídos como direitos de todos. ‘Modus educantes transformador’. Desta forma, quando a Globo escamoteia, faz truncagem, altera fatos ela é apanhada pelo conceito nitzscheano de corrupção, cuja preferência pelo pernicioso direcionam suas atividades televisivas. Corrompida, ela pretende a corrupção do telespectador. Como o telespectador tem sua própria práxis de mundo, ele entra em choque com as pretensões perniciosas. Neste choque salta a sua independência sensível e intelectível impondo o fracasso a prepotência desta mídia em querer ser tida como Opinião Pública. Estúpido propósito. Corrompida não pode experimentar percepções novas, necessárias como elementos democráticos. Seu carrossel de áudio/visual é uma contínua justaposição de imagens vítreas, imagens congeladas sem força de deslocamento. O contrário da vida democrática exigente de movimento social transfigurador. Esta situação corrompida/imobilizante é facilmente compreendida quando imaginamos uma telenovela cujo tema, relações familiares, apresentam os personagens no interior da grade de programação da Globo. Eles se encontram nos programas matutinos, vespertinos e noturnos. Ou seja, interpretam nos jornais, no Faustão, Fantástico, Casseta, Casé, Galvão, Miriam Leitão, Jô… em todos os cantos, sem nunca se deslocarem. Daí, a Globo ser sua própria novela: A Corrupção Midiática. A anulação das percepções visual e auditiva e da cognição. Daí, a maior parte da população brasileira ser consciente deste fato e manter sua reflexão social autônoma. E por tal, ter votado em Lula.

DEMONSTRAÇÕES CORRUPTANTES

Ontem foi aniversário da tentativa de golpe midiático orquestrado pela Rede Globo contra um governo eleito e que, segundo as pesquisas mais pessimistas seria reeleito no primeiro turno da eleição daquele ano. Numa clara manipulação da programação de seu jornal, enquanto todas as outras emissoras davam as primeiras informações da queda de um avião da Gol, a Globo colocava em tela cheia, foto manipulada física e digitalmente do dinheiro apreendido com militantes do PT em São Paulo. O delegado Bruno (PF), que teve seus minutos de fama, foi o que entregou a foto aos repórteres, e a célebre frase que marcou a gravação do diálogo foi a de que ele pretendia que a foto fosse publicada no mesmo dia, no Jornal Nacional.

Na foto, o dinheiro foi empilhado de modo a parecer um grande bloco de dinheiro, o que na verdade caberia com sobras em uma maleta, e a foto ampliada em programa de edição de imagens. Questionado posteriormente sobre porque não ter dado cobertura ao acidente com o avião, Ali Kamel, diretor de jornalismo da Globotária, e grande censor do Brasil, saiu-se com a desculpa de que não poderia ultrapassar a barreira ética e divulgar informações apressadas de um acidente de tamanha proporção. Algo no mínimo estranho para uma emissora conhecida por “urubuzear” e explorar à exaustão mortes de famosos e grandes tragédias.

O resultado da trama: a disputa pela presidência, que tinha tudo para terminar no primeiro turno, arrastou-se para o segundo. Aos poucos, a trama foi sendo revelada, sobretudo pela ação dos blogs (Vi o Mundo, do Azenha, deu o furo de reportagem com a gravação do encontro com o delegado Bruno) e da mídia alternativa (Carta Capital, com o dossiê, na semana seguinte, nas bancas, mostrando todas as etapas do golpe, desde a cadeira vazia no debate global – ao que Lula não foi – até a manipulação da imagem do dinheiro).

A mídia golpista, capitaneada pela Vênus Platinada, desde o início da campanha, dava mostras do desespero de perceber que as massas não eram suscetíveis às suas manipulações e opiniões biônicas de seus articulistas. Mas o golpe fatal, após mais de um ano de intenso bombardeio de factóides, em meio aos escombros e perplexidade dos opinionistas de cátedra vendidos ao chamado quarto poder, foi a participação firme de Lula nos debates do segundo turno, e a sua eleição, por massacrantes 61%, a despeito de todos os esforços midiáticos em contrário.

Somente esta tentativa de golpe, fartamente documentada já é justificativa para a não renovação da concessão de uma emissora que atentou contra a verdadeira opinião pública e as leis do país. E se se levar em conta a manifestação das maiorias silenciosas, sobretudo nas eleições – e que continua inclusive nas atuais pesquisas de opinião que mantém os níveis de aprovação e popularidade do presidente mesmo após as seguidas “crises” inventadas (aérea, e agora da saúde) – não é de se esperar que a não renovação da concessão seja não apenas uma possibilidade, mas um compromisso assumido no dia 27 de outubro do ano passado, data da derrota da mídia golpista no país, quando elegeu-se o presidente operário.

0 Responses to “A CORRUPÇÃO MIDIÁTICA”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.242.074 hits

Páginas

setembro 2007
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: