OBSCENATÓRIO DA IMPRENSA

Um sacada fora (ob) da cena (scenus) do lugar da ação (torius) da imprensa

<- “Memória Ativa”, afirma a BANDNEWS. Publicidade de si mesma composta por imagens de fatos do Brasil tomadas como jornalisticamente importantes, cujas imagens finais apresentam os ridículos cansadosfrênicos. Muito importante para quem tem Mitre, sensitivamente PSDBista, como chefe de jornalismo. Marketing televisivo bombástico eminentemente raso como só acontece na mídia de mercado. Desconhecimento óbvio dos conceitos Memória e Ativa. No primeiro, desconhece que a memória não é ativa, mas um inventário de imagens-lembranças – passado – sem força de atualização de novas percepções para construir o real. Como afirma o filósofo Bergson: “O que não atua mais”. No segundo, desconhece o ativo como ídeo-motor: o atuante da percepção pura como presente experimentador modificante do real anterior para surgir o real futuro/movente. Marx sacava: a repetição é farsa. Farsa não como teatro, mas como caricatura do passado: o irrecuperável. Nietzsche ironizaria dito jornalismo como niilista, tal o desfile de saberes pessimistas não ativadores do pensamento. Nada esperar de território imóvel onde imagens Jabour, Miriam Leitão, Nêummane Pinto, Hipólito, etc, se mostram espectrais. Daí, a BAND ser New só na imaginação.

<- “Tirando o fato de Huck ser uma celebridade, há uma tendência, visível em todo o mundo, de maior valorização do local, do cotidiano, do que está mais próximo do consumidor de notícias”, afirmou o jornalista Gilberto Dimenstein do Conselho Editor da Folha de São Paulo, ao escrever sobre a repercussão do roubo do Rollex do ilustre globiano. Seu texto ao negar a existência de democracia no Brasil, citar insegurança, Congresso desrespeitado, nos mostra a ingenuidade do realismo/jornalístico da Folha. Escreve “celebridade” sem notar que a classificação saiu da miséria cognitiva do jornalismo midiático. “Valorização do local’. Todo local tem valor seja ele aterrador ou acolhedor. E representa uma pré condição de se situar como dentro ou fora de um sistema. Como o jornalista, o ladrão e o globiano estão inseridos no mesmo sistema, não pode sair um texto examinador com rastros de um outro sistema. “Está mais próximo do consumidor de notícias”. Estas metrificações jornalísticas de próximo e distante o filósofo da dromografia, Paul Virilio, já tratou muito bem: a dissipação ofuscou o espaço e o tempo. Estas notícias próximas carregam discursos/miragens por isso atraem um público tomado pelo jornalista como interessado pelo político. Infelizmente o texto de Dimenstein continua “infanto/juvenil”. Principalmente quando pretende tratar sobre educação.

<- “O porco fedorento Che Guevara”, exclamou o possesso guru da Veja, Mainardi. Em sua miséria cognitiva, o boy continua ridicularizando a si mesmo em um Show lítero/cacográfico proto-risível. Boy, não sabe que o porco nada tem a ver com o enfraquecimento do ânimo de viver anêmico estereotipado. Além do mais, o referido porco, como animal, não é porco. E não sendo porco/humano, não pode ser responsabilizado por quem carrega fedor. Em seu viver não há fedor. O fedorento é com os homens, principalmente com os jornalistas venais. Como carrega infantilização a expressão ”Porco fedorento!”. Quanta dor. Quanta infância interditada. Lembra menino babão na escola dedurando o coleguinha à professora. Quanto a Che, o que o boy/burguês/bem nutrido e conformado pode saber de liberdade, de Sartre, de América Latina, de mundo? Nada. A existência ressentida, travada pela culpa lhe imposta, manifestada pela inveja dos que são livres, não concede esse saber ao boy.

<- “Tem algo errado com os telespectadores, que até pouco tempo eram tão fanáticos pelo que a TV lhes mostravam”, concebeu o telenovelista Aguinaldo Silva, respondendo à Globo que lhe cobra por maior audiência. Aguinaldo Silva é daqueles tele/escritores possuidores de um túnel de inutilidades, que chamam de realismo, sempre com várias luzes em seu começo, meio e fim. O mago da cultura descartável que alguns sociólogos, antropólogos urbanos, jornalistas, acreditam ser necessário. E chegam a classificar telenovela de arte. Embora não passem de seqüências ininterruptas de clichês compostos de paixões tristes fortalecedores da apatia/social. Sem contar com as técnicas de filmagens apresentadas com seus enfraquecidos/empáticos/planos hipnogógicos direcionados ao inebriamento dos sentidos, inteligência, atenção, vontade e autonomia. É o gênio brasileiro responsável pela adaptação, segundo ele, da vida de Zé Dirceu à sua telenovela despencada em audiência. Elogiada, como saque genial, pela ‘inteligentísssima’ Ruth de Aquino, editora-chefe da revista Época, também da Globo. Tudo em casa. Pois o Aguinaldo, não fazendo jus ao Silva, não sabe por onde andam os telespectadores. Como um gênio da TV não sabe por onde andam os telespectadores? Se deixar a megalomania fantasiosa do psicodelismo midiático vai saber. Como vai saber também, porque a cansada Ana Maria Braga com seu desqualificante, “Mais Você”, está em curva decadente juntamente com o “Fantástico o Show da Vida” da Globo e outros. E saber que existe a turbulência, como diria o filósofo Michel Serres, a declinação do ângulo dos “sem mídias”.

1 Response to “OBSCENATÓRIO DA IMPRENSA”


  1. 1 ricardo segunda-feira, 20 outubro, 2008 às 6:15 am

    Vai aprender a escrever, zé ninguém.


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USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

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VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

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