*…..::: CHAGÃO! :::…..*

Chagão!

Θ FUTEBOL E POLÍTICA sempre andam juntos, no entanto, raramente algum jogador ou dirigente demonstra um entendimento ou emite uma opinião que saia das limitações do senso comum ou demonstre uma compreensão do mundo para além das quatro linhas. O jogador iraniano naturalizado alemão Ashkan Dejagah, do Wolfsburgo, de 21 anos, se recusou a jogar uma partida pela seleção sub-21 alemã, contra a seleção de Israel, no país oriental. “Sou iraniano”, disse o jogador, alegando que no Irã, o Estado de Israel não é reconhecido como país, pela campanha que faz contra a existência do povo palestino. Lá como cá, os dirigentes futebolísticos parecem sofrer de limitação cognitivo-epistemológica. Ao comentar o caso, o presidente da Federação Alemã de Futebol, Theo Zanziger, teria dito: “Se começarmos a tomar decisões com base nas questões políticas, o futebol é que vai perder”. Theo não sabe que os governos brasileiros sempre se beneficiaram dos títulos mundiais da seleção brasileira, de Médici em plena ditadura militar à FHC em plena ditadura civil. A comunidade judaica da Alemanha pede que o jogador seja banido da seleção nacional. E nenhuma palavra sobre a reedição do holocausto, agora com os judeus no papel de algozes, em plena terra santa.

Θ SÓ NO AMAZONAS… Pontapé inicial do “Peladão Governo – Prefeitura – Mavel – Uninorte – Jet Tech – Global Imóveis – Inpar – FBL (cadê o povo???)”. No revitalizado Parque Amazonense – que de revitalizado só teve o muro e o portão de entrada – um desfile de oportunismo esportivo com direito a Robério Braga, vereadores, prefeito e outros estandartes do esporte amazônida que nunca pisaram no tradicional campo de várzea. Nunca viram Purgante, zagueiro do FAST, entrando em campo de costas, cumprimentando a platéia. Nem o Nacional, perdendo para um time do Pará, e o governador Plínio Coelho ir buscar o Jônas, baixinho zagueiro – que era pedreiro – pra tapar o buraco da zaga. Nem a decisão do campeonato estudantil do amazonas, entre IEA e Colégio estadual, onde jogavam os irmãos Piola. Nem o “Bonde” Santarém, centroavante do São Raimundo, que depois de comer 29 jaraquis fritos, entrava em campo e barbarizava. Nem Raul, goleiro do FAST, defender pênalti de joelhos. Nem os irmãos gordinhos do Autoesporte arregaçando pelas pontas. Nem no esfria sol (como era chamada a preliminar juvenil), Lauro Gomes Pinagé, jogador do FAST. Nem Paulo Lira, Guilito, Bornerge, Português, Pedro Brasil, Marialvo, nem na zaga do Rio Negro o Catita arrepiando os adversários. Nem o seu Vasco vendendo o seu famoso disco voador – pão redondo com picadinho e a garrafa de Gengibirra (aluá, mangarataia, etc). Nem mesmo viram Bacabal, goleiro do Moto Clube (MA) fazendo defesas do meio do campo contra os times de Manaus, saindo daqui invicto. Nem o Fluminense, depois de ganhar de todo mundo, até de 11 a 1, perder pro FAST. Não viram o Avante (PA), que tinha um jogador amazonense da família Brasil, ganhar dos times amazonenses, nem a garotada entrar de graça porque pegavam a bola lá no beco do Macêdo e devolviam, e nem as casas atrás do gol e que cobravam ingresso para os torcedores ficarem nos galhos das goiabeiras, e tantos galhos quebrados nas comemorações de gols. Nem Robério, nem Serafim, nem Fabrício viram nada disso, muito menos sabem a importância do futebol como fluxo comunalidade intempestivo. No Peladão do título de eleitor e de time patrocinado por candidato, pra holandês ver, não tem espaço para a alegria-potência que transforma.

Θ TECNOLOGIA NAS QUATRO LINHAS. Dois árbitros, chip na bola (da Adidas) e detectores nas traves serão as novidades no próximo mundial de clubes, no Japão. Se fossem instrumentos para auxiliar o diálogo e a razão no jogo entre homens livres, estaria valendo, mas em se tratando de FIFA/UEFA, dificilmente essas medidas terão um caráter distante da apropriação do futebol como um produto que reproduz as relações patronais. Em tempo: no campeonato paulista de 2000, a pedido da FIFA, foram utilizados dois árbitros, um em cada metade do campo, como experiência. Não funcionou.

Θ TRINTA JOGADORES INDICADOS AO MELHOR DA FIFA. Dos 30, a nacionalidade está assim dividida: 5 italianos, 4 franceses, 4 ingleses, 3 brasileiros, 3 argentinos, 2 alemães, 2 portugueses (sendo Deco naturalizado), e um representante de Costa do Marfim, Gana, Camarões, México, Espanha, Holanda e República Tcheca. O favorito, segundo especialistas, e o craque “futebol e política não se misturam” Kaká, o príncipe berlusconiano milanês. A lista tem ainda dois goleiros, Buffon e Peter Cech. Agora, mesmo não levando em conta a ilusão perceptiva da FIFA, que acredita na possibilidade de comparação para eleger o melhor, fica a pergunta: o que o pitbull italiano Gattuso faz na lista? Como diria Paulo César Caju (a respeito da famosa lista dos 100 mais de Pelé para a FIFA), “ainda bem que esqueceram de me colocar nesta lista”.

Θ ELEIÇÃO NO CORINTHIANS é como trocar seis por meia dúzia. Como César Mais X Garotinho, ou como Amazonino X Eduardo guerreiro de sempre Braga. Venceu Andrés Sanchez, ex-vice de Dualib quando foi montada a pérfida parceria com a MSI.

Θ ELIMINATÓRIAS: Copa do Mundo 2010: destaques sudamericanos: Sábado (13/10): Uruguai X Bolívia, Argentina X Chile, Peru X Paraguai, Equador X Venezuela. Domingo (14/10): Colômbia X Brasil (17h). Eurocopa 2008: 23 partidas, destaque para Azerbaijão X Portugal, lusos com a corda no pescoço, e os jogos do grupo B, onde sete times disputam as vagas, com liderança da surpreendente Escócia, que enfrenta a Ucrânia, seguida pela Itália, que joga contra a Geógia, e a França em terceiro, que pega as Ilhas Faroe. Alemanha e República Tcheca se enfrentam pela liderança do grupo D. A Espanha luta por uma vaga no grupo F e enfrenta a Dinamarca. A Inglaterra encara a Estônia, na vice liderança do grupo E. E Romênia X Holanda se enfrentam pela liderança do grupo G.

Θ E VIVA ZAPATA!!! COPA SUDAMERICANA! Quartas de final, jogos de ida: Arsenal (Arg) e Chivas Guadalajara (Mex) ficaram nos dois bocejos. América (Mex) e Vasco da Gama jogaram na Cidade do México, e o time local venceu por 2 a 0, e poderia ter sido mais, não fosse o futebol sem criatividade do time americano. Enquanto isso, no Morumbi, por conta de uma indigestão, Alex Díaz, lateral esquerdo do Milonarios (Col) é substituído por Zapata, que entra em campo, não respeita as palavras do presidente do São Paulo, que disse na vitória sobre o Boca que aquele jogo era a final antecipada e que a partir de agora era somente festa, e empurrou 1 a 0. O quarto confronto, entre Defensor Sporting (Uru) e River Plate (Arg) será no dia 26 de outubro, na mesma semana dos jogos de volta destas quartas de final do certame.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.244.548 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: