PARABÉNS, PROFESSOR!

Os parabéns não são só formas tradicionais de desejar felicidade a alguém. Parabéns, politicamente, é a confirmação do compromisso de alguém em sua alegria de atuar na composição democrática do existir. É este nosso dizer filosofante do “Parabéns Professor!”. É este engajamento político/social do professor para além do conteúdo programático, para além das determinações técnicas/burocráticas emanadas dos agentes governamentais como simples resultados estatísticos impositores da imobilidade aos saberes moventes. Saber apenas como confirmação do acontecido. Saber re-cgnição: pôr o já posto. Continuar como abstração o passado. O parabéns é a visibilidade do educare. O colocar em frente, ultrapassar o constituído como verdade finita. Verdade finita anestesiadora da ansiedade dos secretários. O eficaz ansiolítico. Parabéns professor/educador: criador. Apesar dos percalços impostos pelo mercantilismo pedagógico. Mercantilismo público e privado. Apesar das simulações educacionais. Apesar das imposições tirânicas. Das ameaças. Das chantagens. Dos salários desrealizados nas realidades sociais/econômicas. Das violentas materialidades arquitetônicas das escolas. Das ausências dos objetos necessários às práticas didáticas. Das incompreensões sobre o existir ontológico escolar.

Parabéns, professor! Os chefes, como enferrujados robôs, vão felicitá-lo. Vão tecer tributos heroicizantes. Vão presenteá-lo com flores e abraços. Professor, você sabe, algumas flores carregam espinhos e algumas mãos escondem punhais. Um sorriso a eles não custa nada, mas se for possível no fim dos lábios um rastro de humor, também não custa nada. É uma maneira de mostrar a autonomia de alguém em um tempo onde os mimos sedutores não lhe capturam e não lhe submetem a uma posição maleável. Um infantilismo. Como sempre foi. Como eles sempre consideraram você: “Basta a data comemorativa do dia 15 e uns afagos, e pronto: ele está sob nosso domínio. Em uma sociedade, o professor é o profissional mais dominado pela culpa. Por isso ele persegue, em seu complexo de Prometeu, a liberdade dos alunos pelo “conhecimento”. É essa a imaginação perversa deles sobre você, professor. Professor, estes secretários funcionam para promover e defender as ordens (crenças) de seus patrões, por isso a escola para eles domina-os como abstrações. Daí, professor, é você, e mais ninguém, quem sabe porque e para quê bate seu coração. Por que a escola é sua morada. Por que é aí a concretitude da Ética democrática. Parabéns, professor, você é a potência inquieta deste planeta errante!

Acesse também:

TRIBUTO (SEM HEROICIZAÇÃO) AOS PROFESSORES

PARABÉNS, EDUCADOR-PROFESSOR, PELO SER POLÍTICO!

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USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

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CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

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