LULA: UMA RESISTÊNCIA QUE SE FEZ BRASIL

Lula

Aniversarialmente, o que vale são os encontros, as experiências do existir, e aquilo que se produz. Quando a temporalidade cronos procura capturar a data para o uso de um consumo vazio – a festa, os presentes, as homenagens servis – então é ilustração da decadência, da submissão a um entendimento errôneo de passado. No entanto, quando se aproveita a data para contrair a memória, a fim de produzir no presente afectos e perceptos que carregam fluxos de alegria, então está valendo. Quando a existência é atravessada pelos acontecimentos, transbordando a inexistência do indivíduo, e a irrupção do fluxo vital, aí se pode falar em aniversário.

E é nessa onda-fluxo que este Bloguinho Intempestivo ilustra aqui algumas das muitas linhas existenciais-afetantes que atravessaram a existência do companheiro Inácio da Silva, feito ‘Lula’ no seu caminhar, ele, nascido como corpo bio-político em 27 de outubro de 1945, e milhões de outros Lulas e o Brasil todo, que não cabe na pequenez da direita.

Um não-lugar da Eternidade …uma linha cortava por baixo da crosta como um metal, um phylum, escapando do panóptico biônico do SNI e das garras de aço dos torturadores num movimento contínuo, imperceptível, agregando trabalhadores, filósofas, sindicalistas, educadores, estudantes, músicos, agricultores, metalúrgicos, uma multidão de territórios existenciais de potências singulares relacionadas numa vizinhança micropolítica, ativando uma Multiplicidade autônoma e dinâmica…

1989 …nessa zona de proximidade democrática, a Multiplicidade resolveu tomar partido como uma forma de defesa dos fortes, como diria Nietzsche — fortes porque constroem coisas, dizeres, afetos de resistência —, contra a representação massacrante. Em 89 o Movimento entrou bruscamente numa lentidão, diminuindo sua velocidade devido a um choque com o corpo mau da Mentira — mau não no sentido maniqueísta de bem/mal, mas no sentido spinozista como aquilo que diminui a potência de um corpo para agir no mundo. Mas, como diz Hannah Arendt, “uma mentira pode até ocultar uma verdade, mas jamais substituí-la”. E a verdade, pequena verdade autêntica das minorias excluídas se manifestou na linha que não se subordinou aos pontos segregadores do poder e prosseguiu…

1994 …na sua trajetória intensiva, muitos se chegaram a ela somente para fazer pose e gravar sua imagem miraculosa na fotografia, exibindo a toga e o anel como superação da foice e do serrote. Como no enunciado desvelador da sordidez cretina da “pirangação”, dito por um burguês no Encouraçado Potenkim, de Eisenstein, no momento em que explode a Revolução na Rússia: “Pérolas com os porcos”. E assim o Embuste saltou, gestalteanamente falando, do fundo rastejante para o primeiro plano a operar, como mágico a iludir, a prestidigitação fantasiosa; não conseguindo anular, contudo, no plano do real, o olhar desinfantilizador e o gesto desmistificante operados pela Multiplicidade afetiva desejante aos seus truques de charlatão…

1998 …desmascarado, o Embuste endureceu ainda mais na Tirania desesperada de perpetuação elitista: primeiro rasgaram-se as cartas dos homens e se forjaram outras com falsas novidades; depois a direita estúpida e violenta decepou um dedo do operário e exibiu sua “mão grande”, perfeita, absoluta, instituindo seu império de dor e subserviência ao Império maior, americano. Mas outras cartas continuaram a ser escritas, em letras miúdas foram se insurgindo de todos os pontos tocantes à linha livre da Multiplicidade…

2002 …diante da cristalização da linha dura, que bloqueou os afetos por 8 longos anos, ela não se deixou capturar, abriu frestas de luz no buraco negro (Baudrillard) e perseverou no seu devir constante. Mas eis que as “armadilhas do devir” (Deleuze e Guattari) vieram tentar impedir a passagem do fluxo multifluente com o recrudescimento da violência, que transpareceram na boca: de senadores e deputados tanto da Direita elitista (e “elite” significa “melhor”. O que tem de melhor na elite brasileira?) quanto da Ultra-Esquerda (que toca à direita), conluiados com a mídia globolizada, que corroborou com palavras vazias de interesse público, mas carregadas de preconceito e embrutecimento; o próprio Ministro do TSE trouxe o des-curso da “ingovernabilidade”. Parecia até, como gorgolejaram os “mais justos”, que a Multiplicidade sofria o golpe nazi-fascista da eliminação. Mas “o covarde só chuta cachorro morto”. E eis que pelo meio da noite, justamente na vitrine high societydo discreto charme da burguesia de Amaury Jr, Fafá de Belém destoou, relembrando quando ela, o engajado Gonzaguinha e outros artistas subiram em palcos com Lula; o de-compositor, jardineiro, politizado Tom Zé foi por aí e explicou que o tal do propalado Mensalão já existia desde o tempo da monarquia, passando por Collor e FHC; Marilena Chauí, com a serenidade da filósofa-prática, preparou-se e saiu de “escudo e ginete” para enfrentar os hunos; Mino Carta chamou-o pra conversar: “Vai lá e fala”; Hugo Chávez convocou-o: “Conclama o povo”…

2006 …e começou a aparecer de todos os pontos da linha os trabalhadores, mendigos, sem-terra, crianças, poetas, sem-teto, lésbicas, estudantes, domésticas, carpinteiros, cristianos, transexuais, pedreiros, simpatizantes, músicos, seringueiros, atores, macumbeiros, blogueiros, orkuteiros, agricultores, motoristas, gays, sorveteiros, peixeiros, filósofos, diminuindo a força da falácia representação pela tomada de posição. Agora eram muitos “olhos do espírito” para perceber a Grande Mentira; infinidades de ofícios e experiências em vez da simulação universitária; se um dedo lhe falta, existem zil para formarem trezentos milhões de mãos. Lula ganhou o debate. Não era ele, era a Multiplicidade. Eram as horas de almoço dos operários. Sabe o que é isso? Alckmin não sabia. Na fotografia dos novos dias, uma criança toca o rosto de Lula, olho no olho, há ternura ali. Ninguém de direita alcança isso. Uma cartografia de desejos que se cria com tudo o que escapa para a suavidade, a inteligência, o humor da Multiplicidade L U L A, que segue aniversariante…

0 Responses to “LULA: UMA RESISTÊNCIA QUE SE FEZ BRASIL”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.245.531 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: