UM BREVE PASSEIO PELA CÂMARA MUNICIPAL

Sessão de leitura, discussão e votação do texto do executivo sobre o Plano Plurianual (PPA) da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Presidente Leonel Feitosa – Lendo o texto enquanto a maioria dos parlamentares está desatenta: uns em conversa com os parceiros e outros olhando ao léu. Feitosa olha de esguelha, irrita-se e aplica uma carraspana nos desatenciosos com um estou lendo para ninguém. Continua. Os desatentos simulam um efeito carraspana com uma ligeira atenção e logo voltam ao habitual comportamento. Termina de ler o texto e cede a palavra ao vereador Paulo Di’ Carli. Em seguida, vira-se para o vereador Paulo Nasser e começa uma conversa.

Paulo Di’ Carli – Com ar de quem descobriu o segredo do secreto, o vereador diz que encontrou no texto, o que outros parlamentares não viram: a semelhança antidemocrática com o governo da Venezuela, onde o estado democrático não é respeitado. Sua descoberta revela o autoritarismo do artigo quinto que permite ao executivo alterar, incluir, excluir matérias, de acordo com seus interesses. Ou seja, mexer no Plano. O que tira dos vereadores seus poderes legislativos. Vereador Jorge Maia pede a palavra.

Jorge Maia – Elogia a observação de Di’Carli e começa a falar. Olha para Di’Carli e chama sua atenção para o que vai pronunciar. Di’ Carli, de lado, permanece alheio ao chamado.

Leonel Feitosa – Outra carraspana. Chama atenção de Di’ Carli para a fala de Jorge Maia. O vereador desatencioso se submete ao chamado.

Jorge Maia – Diz que já sabia da posição do executivo. Lembra do Orçamento Participativo, bandeira do PT, agora esquecido. Dirige sua alusão ao vereador Waldemir José do PT, e começa a desconsiderar a forma como foi conduzido o trabalho do Orçamento Democrático junto com as comunidades, que para ele foi um ato de politicagem para ajudar alguém. Os delegados dos bairros Alvorada, Redenção, Nova Esperança, e outros foram escolhidos de acordo com os interesses politiqueiros. Que ele foi contra a indicação política do responsável pela atividade. Para ele, deveria ser alguém da administração. Chamou atenção para o fato, ao líder do prefeito, vereador Brás Silva.

Brás – Comenta que foi bom ele puxar o assunto, pois sabia que a pessoa que Jorge Maia estava se referindo não era ele. Havia participado de todas as discussões sobre o Orçamento Democrático em quase todas as Zonas, só não na do Bairro de Jorge Maia. E tudo fora dentro dos princípios democráticos.

Jorge Maia – Rebate, afirmando que sabia como tudo tinha acontecido. E sabia que a verba que seria distribuída para as comunidades era muito pouca e alguns bairros não iam receber. Para ele a distribuição deveria ser para todos. Pelo menos 5 reais para comprar um saco de bom-bom. A sua comunidade, bairro da Alvorada, fora prejudicada.

Leonel Feitosa – Em estilo debochado, Belarmino Lins, a ironia avessa à democracia, consola-o, proferindo que ele não deveria se preocupar, pois a Alvorada está bem representada, por ele, no parlamento.

Waldemir José – Afirma que não quer entrar no formalismo, diz que o tempo foi curto para estudar o texto e não foi avisado nos recintos da casa parlamentar o que seria o certo.

Leonel Feitosa – Mais carraspana, desta vez em Jorge Maia envolvido em risonha conversa com um parceiro.

José Ricardo – Considera que haveria que se ter preocupação com o texto do executivo, mas o PPA era para os períodos 2008/2009 e as intervenções do executivo no Plano só seriam consideradas posteriormente. Agora, o que estava contando mesmo era o Plano corrente, ligado às promessas do prefeito para população e que não foram cumpridas, como exemplo as creches que não foram criadas, mas foram prometidas em campanha. Isto sim que a população vai cobrar nas eleições. O que o Plano não realizou.

……………………………

Feita a votação, o PPA foi aprovado com 19 votos a favor e 5 contra.

Assim termina um breve passeio por uma casa democrática, onde a maioria dos parlamentares ecoa a voz do executivo, é alheia aos pareceres dos companheiros e cultua o escárnio.

1 Response to “UM BREVE PASSEIO PELA CÂMARA MUNICIPAL”


  1. 1 Anônimo quarta-feira, 6 fevereiro, 2008 às 8:14 pm

    Procurano pela familia di carli cheguei até aqui, achei bem legal, isso deveria sr feito até na presidencia. Prometer não cumprir. cpis sem soluções etc. Trabalheiuns anos com um di carli, e queria saber notícias.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.244.842 hits

Páginas

novembro 2007
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: