O MEDIUM TELEVISIVO E A OPINIÃO PÚBLICA

O FALSO CONTRÁRIO MEDIÁTICO

Dos Conceitos

& Contrário. Oposto. O que está em desacordo com algo em específico. Apresenta elementos diferentes em sua estrutura de um outro conjunto. não segue uma linha justaposta, sucessiva, mas cria embate com pontos e graus diferentes uns dos outros e se torna adverso ao que foi posto como recomendado por ordem, norma ou imposição. Para o filósofo Heráclito de Éfeso, o contrário é o que leva a gênese que é a guerra e a discórdia. Da guerra e da discórdia advém a criação. “Heráclito (dizendo que) o contrário é convergente e dos divergentes nasce a mais bela harmonia, e tudo segundo a discórdia” (A Ética a Nicômoco, Aristóteles).

& Audiência. Do latim Audientia. No seu sentido semântico, é audição, atenção que se presta a quem fala. Nesse sentido, o emissor recebe uma atenção por parte do receptor no processo que se dá na transmissão da comunicação/informação. Ao receber a fala do emissor, o receptor decodifica a mensagem. Assim há a efetivação dos dois pólos da comunicação/informação. Entretanto, no médio televisivo, havendo a hegemonia do emissor sobre o receptor, não há atenção à mensagem vinculada pelo emissor, uma vez que a comunicação/informação é imposta como palavra de ordem pela tevê, realizando a redundância do signo significante, deixando a mensagem rasteira, sobrecodificada e sem sentido para um esforço de atenção. É a própria estrutura da tevê que faz da audiência televisiva uma audição vazia de siguinificado, necessário aparato de mensuração do ibope televisivo.

& Ibope. Índice numérico que mede a audiência televisiva. Número-índice-quantitativo que mensura a relação entre a programação das redes de tevê e a economia de mercado a partir do binômio produtor-consumidor. Estrutura a programação televisiva identificando e dividindo, através de pesquisas de opinião, a audiência do público em escalas de censura, faixa etária, classes sociais, etnias, horários e preferências de entretenimento para garantir os contratos firmados entre os donos temporários de concessões de canais abertos e empresas privadas.

O Médium Televisivo e a Luta por Audiência

O que caracteriza uma Luta é a oposição entre contrários. De maneira heterogênea, elementos diferentes são postos em combate, onde o confronto tem por princípio os contrários, de onde sai uma desconstrução criadora. Assim, não pode haver Luta entre iguais. Como o médium televisivo está preso à economia de mercado, ele se encontra preso à homogeneidade da lógica do capital, não importando a ele uma diversidade de elementos únicos que sejam contrários uns aos outros. A diferença posta pelas programações do médium televisivo, a qual se coloca uma pretensa luta por audiência entre as redes de tevê, não existe como Luta que movimenta contrários em linhas intensivas de corte que criam novos modos de existência. O médium televisivo não realiza uma guerra entre contrários. Ele apenas impõe o jogo do não jogar entre imitações de imitadores constituindo uma identidade passiva nos conteúdos transmitidos aos tele-espectadores, uma falsa luta em busca da padronização das emoções que vem da padronização das programações televisivas.

A Imitação dos Imitadores

Bem aventurado os meus imitadores, pois deles serão os meus erros”! Alguém podia dizer sobre o médium televisivo e sua programação fechada na busca de audiência para a conquista de um ibope positivo. Para que haja imitação é necessário um original. É de um original que as cópias tornam-se reais. Elas partem como uma espécie de duplo de um original que chegando ao mundo prolifera a reprodução como nova necessidade a um mercado. A reprodução expõe o excedente, uma vez que a mercadoria deixa de ser de uso particular e passa a ser para a troca: a mercadoria agora é exposta aos outros como signo que tem um valor específico dentro das relações sociais da existência. A comunicação/informação vinculada pelo médium televisivo nem sequer pode ser considerada uma série de imitações, pois de novo nela nada existe de onde uma cópia possa sair. O que existe neste médium é um excedente de comunicação/informação concentrada em um excessivo número (quantidade concreta e não função abstrata matemática que surge pelo pensamento) de informação que tem como objetivo não informar. Se é o excedente que inicia as relações de posse e troca comercial do capitalismo, o médium televisivo pratica o excedente da informação veiculando esta em série como em uma linha de montagem. O principal é que tudo seja perfeitamente igual como em uma fábrica onde a mercadoria por excelência é a informação que desinforma. Então não pode haver imitadores no médium televisivo, sua programação nada pode criar, pois está atrofiada na igualdade capitalista. Aberlardo Barbosa, o Chacrinha, então se equivocou quando disse que na TV nada se cria tudo se copia. Talvez, para o médium televisivo seja mais adequada outra máxima: na tevê nada se pode copiar, pois nela nada se cria!

2 Responses to “O MEDIUM TELEVISIVO E A OPINIÃO PÚBLICA”


  1. 1 Antônio domingo, 16 março, 2008 às 8:28 pm

    Srs. boa noite!

    Estou com dúvida entre ordem legal e norma. Qual é a diferença ou não existe. Ex: descuprimento de instrução – descumpri uma Ordem Legal ou uma Norma?
    Atenciosamente

    Antônio.

  2. 2 afinsophia segunda-feira, 17 março, 2008 às 2:44 pm

    Caro companheiro Antônio,

    Existe sim uma diferença. Primeiro surgem práticas preocupadas em manter a sobrevivência de um grupo que acaba por criar preceitos que se tornam costumes e hábitos e constituem uma norma como modelo de organização. Já a ordem legal é a regularização, realizada pelo Estado, destes preceitos constituídos em códigos jurídicos preocupados em conservar não mais a sobrevivência do grupo, mas as convenções que foram dispostas por consenso ou imposta, dependendo do regime de governo existente.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.149 hits

Páginas

dezembro 2007
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: