MONTE SIÃO NA TRAJETÓRIA DO PROJETO POSSEIDON

A rua, como diz o filósofo italiano Toni Negri, é onde todas as ações de uma cidade acontecem. A inexistência da rua em uma cidade atesta a inexistência do espaço público por excelência, a inexistência de política, a inexistência da própria cidade. O que existe é apenas uma jogatina entre grupos que se auto-revesam na dominação decorrente do poder constituído está sendo usado meramente para fins privados por usurpação da coisa pública.

 

 

 

 

O bairro do Monte Sião está localizado na Zona Leste de Manaus, entre a Cidade de Deus, o Valparaíso e o Jorge Teixeira. Lá podemos constatar aquilo que vimos mostrando neste bloguinho através do Projeto Poseidon e que pode ser visto e sentido pela população em todas as zonas da cidade: o péssimo serviço de construção de ruas nas gestões passadas da Prefeitura de Manaus, sem saneamento básico, com materiais de última qualidade em obras paliativas (o famigerado asfalto papelinho), geralmente em períodos eleitoreiros.

Na atual gestão as coisas não continuaram como antes. Nem isso. Como se pode depreender das fotos postadas aqui, você poderá fazer um ‘passeio’ nas ruas do Monte Sião, onde praticamente todas as ruas estão destruídas. Em conversas com os moradores, eles falaram a respeito dessa situação: a dificuldade de locomoção; a erosão fácil pela água das chuvas; a impossibilidade do tráfego de carros, o que impede a passagem regular da coleta de lixo e a entrega de mercadorias aos mercadinhos e tavernas; o mau-cheiro da lama acumulada, que, como se sabe, também acarreta o aparecimento de doenças, etc.

Os moradores relataram que já fizeram reuniões em algumas ruas, já procuraram a SEMOSBH (Secretaria Municipal de Obras, Saneamento Básico e Habitação), que dizem ser um “longo nome pra nenhuma ação”. Também já passaram por lá vários desses programas de televisão, inclusive alguns ligados a parlamentares (vereadores e deputados), quase todos podendo também ser responsabilizados pelo péssimo serviço de construção dessas ruas e a falta de solução atual para o problema. Houve ainda quem lembrasse que um dos “carros-chefes” da gestão do prefeito Serafim, ao lado da “promessa” de água encanada para toda Zona Leste, é a “Operação Tapa Buracos”. Mas, na prática cotidiana de andar por estas ruas-valas, a população sabe que a atual gestão da Prefeitura de Manaus nunca ‘passeou’ por lá, mas nem por isso perde o humor e, neste final de ano, sorri, futurando: ano que vem tem eleição!

2 Respostas to “MONTE SIÃO NA TRAJETÓRIA DO PROJETO POSSEIDON”


  1. 1 Anônimo quarta-feira, 3 junho, 2009 às 9:11 pm

    quantas igrejas tem no bairro monte siao


  1. 1 ENQUANTO SERAFIM SEGREGA, O POSEIDON SEGUE… « Trackback em segunda-feira, 31 dezembro, 2007 às 7:04 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.261.791 hits

Páginas

dezembro 2007
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: