O MEDIUM TELEVISIVO E A OPINIÃO PÚBLICA

PANEGÍRICO PROMOCIONAL DA RGTV

Dos Conceitos

& Panegírico. Do grego panegyrichós. Denota discurso que profere elogio, apologia, ou louvor à algo.

& Promocional. Do latim promotione. Ato de promover, acesso, elevação a cargo ou categoria superior. Tratando-se de questões de mercado indica uma “ação comercial que visa a divulgação e venda de um novo produto ou o escoamento de mercadoria”.

Quando Promover e Elogiar são Necessários

Sendo a estrutura do médium televisivo independente de seus conteúdos programáticos, propriamente um elemento ativo da economia de mercado, tudo que se apresente nela passa a se constituir como mercadoria dentro da lógica do capital, seja um produto que se apresente vendável a partir de um comercial ou uma pessoa, um objeto, um gesto, uma fala ou expressão que apareça em algum programa, logo ele é capturado como signo televisivo-mercadoria. Portanto, comercialmente, ele precisa ser divulgado, difundido e mostrado como algo separado de seu status natural (a maneira que surge no mundo) e adquirir a forma a qual a tevê, enquanto fabricante de produtos para o mercado, achar necessária. É isto uma prática comum a todas as emissoras que forjam programas para promover seus modelos-produtos. Tal prática é inerente à lógica capitalista que não pretende o acúmulo do capital (entesouramento), mas ao contrário, sua veiculação constante e sua tendência a conservar modos de existência que estejam de acordo com a produção de sua subjetividade. E, no caso do médium televiso, a veiculação é de informações vazias, comportamentos, posturas e rostos que impeçam novas percepções. Daí o ato de expor seus produtos televisivos, promovendo e elogiando a si próprio, serem característicos a todos os canais de televisão. Mas daí, também, as redes de televisão não pensarem (se é que isto é possível!) uma só vez quando o que elas necessitam é expurgar o produto que já não rende audiência, ibope, de sua programação mercadologicamente calculada.

Quando Vamos Mal na Televisão… É Porque não Estamos Só

Apareceu na televisão, deu audiência, não importa como e porquê, então vendemos, porque lucramos. Então o óbvio: se o produto está demostrando um malbaratar para a rede de televisão, expurgamo-o. Este foi o caso da ex-rainha Xuxa, deposta pelo seu pretenso povo-público. Perdeu seu programa semanal, porque os níveis de audiência deste não estavam mais alcançando os antigos pontos positivos, e foi rebaixada para um programa que só vai ao ar aos sábados. Poderíamos dizer que agora a infantilidade mediática terá apenas um dia durante a semana? Estaríamos enganados se assim fizéssemos. Toda a programação televisiva é infantilizante. E nisto não há disputa entre as redes de TV (como não há em nada no médium televisivo, pois entre iguais não há disputa), pois todas alicerçam suas programações nisso, e nunca se preocuparam com a potência criadora que a criança movimenta ludicamente. Mas Xuxa, buscando o fio tênue de inteligência que a ex-realeza mediática pode lhe oferecer, abriu a boca para além de suas pronúncias abjetas programadas: não é somente a audiência de seu programa que está despencando, é a audiência de toda a Rede Globo de Televisão (RGTV) que desce morro abaixo. Sinal de coragem? Acreditamos que não. Tratando-se de produtos midiáticos, a coragem é desnecessária. Ela talvez tenha percebido que seu reinado na RGTV começa a ter um fim e inicia a tentativa de passar de um produto pertencente a RGTV, e procura outras emissoras para galgar outros reinados. Mas isto é o seu contrato, seu empresário, suas “qualidades” como produto-mediático que irão dizer.

Um Conto de Fadas às Avessas

Quando se é rainha, tudo é uma maravilha e tudo pode acontecer. E quando se é rainha no reino ordinário da mídia, o lugar do “tudo pode acontecer” é os programas que derramam o panegírico promocional televisivo. Que a RGTV está cheia destes programas isto é sabido por todos; no entanto, trataremos aqui (outros programas com esta mesma característica da RGTV, serão temas de novos textos nesta coluna) de um em especial, por ser aquele responsável pela promoção dos produtos-mediáticos da RGTV mais dedicado: o Domingão do Faustão. Este programa se resume em fazer a auto-promoção da RGTV. Nele, funcionários-atores da Globo aparecem para serem exaltados como modelos em suas áreas de atuação, na sua vida com os amigos de profissão e na sua vida intima e familiar. No último programa do ano de 2007, este programa realizou uma programação voltada para a premiação de pessoas que se destacaram em áreas artísticas, jornalisticas, musicais, entre outras. O caso é que toda a premiação estava fechada na apologia e elogio da programação da RGTV: os indicados aos prêmios foram escolhidos por funcionários da RGTV, na grande maioria os premiados pertencem à RGTV, Fátima Benardes, apresentadora, ao lado de seu marido BonnerSimpson, do telejornal Jornal Nacional, foi ganhadora desta edição do prêmio e de todas as outras anteriores; a grande homenageada do programa foi Glória Pires, que começou sua carreira de atriz-televisiva na RGTV, onde seu pai já era funcionário e o troféu, feito por Hans Donner, mostrava uma pessoa em pose de acensão, com os braços erguidos, com a cabeça levantada para o céu, segurando nas mão o símbolo maior da RGTV, seu logotipo que mistura um globo terrestre e a tela de uma televisão. Pois bem, muitos apareceram, todos sendo ligados à programação da RGTV, mesmo aqueles que não tem diretamente vínculos com a rede, como é o caso de grupos musicais (o que não é o caso da cantora Ivete Sangalo, que até já apresenta programas na emissora em questão), mas algo não ocorreu: não houve premiação para melhor programa direcionado ao público infantil (como a TV bem classifica). Nem a ex-rainha dos baixinhos apareceu. Geralmente os contos de fada são estórias onde a plebéia se torna princesa; no caso de Xuxa, ele se inverteu. Xuxa não teve o panegírico promocional ao seu lado, não ouviu os elogios do apresentador Fausto Silva, sempre dedicado ao exagero. Não foi rainha. Não apareceu. É certo que teve seu programa especial de natal, mas o que se transforma tradicional na mídia é enquanto é visto como recurso rentável. Xuxa caiu de rainha cinco dias por semana para apresentadora de programa para adolescentes somente aos sábados. No lugar do seu programa ficou um chamado TV Globinho, que traz três curiosidades: a primeira, que foi feito uma inversão de horário. Este programa ia ao ar somente aos sábados e agora fica no horário do antigo programa da antiga rainha e esta vai para os dias de sábado; segunda, que a troca não é somente de horário, mas também de conteúdo, se no ex programa de Xuxa, esta falava aos tele-espectadores em vários blocos, na TV Globinho a grande atração são os desenhos animados; terceira, o título do programa de Xuxa era TV Xuxa, ou seja, uma TV dela, agora é TV Globinho. Será uma tentativa de capturar com maior força os baixinhos que a ex-rainha não conseguiu cooptar diretamente para a subjetividade mercadológica da RGTV? Mas isto já é feito há muito tempo, com ou sem Xuxa. O fato é que a ex-rainha começa a andar nos horários plebeus da seqüelada mídia. Toda via, continua na promoção televisiva, pois se não está sendo divulgada como antes, agora está sendo escoada para outros recantos mediáticos-globotários.

Esta coluna acredita na possibilidade da expansão da consciência pelas experiências autênticas que fazem soltar novas percepções, a criação de novos olhares sobre o mundo. Na alegria-estética de perceber o medium televisivo como uma violência à inteligência coletiva, contamos com a sua contribuição.

0 Responses to “O MEDIUM TELEVISIVO E A OPINIÃO PÚBLICA”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.182 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: