O ENEM E O MARKETING ESTADUAL

O Governo Federal divulgou um resultado que não cabe nas propagandas do governo do Amazonas: o Estado foi o segundo pior colocado no ENEM 2007 (Exame Nacional do Ensino Médio).

No ano em que as médias dos alunos foram as maiores dos últimos cinco anos, o Amazonas continua nas posições finais da tabela estadual. Enquanto a média nacional foi de 51,52 em cem questões, no Amazonas, a média ficou nos 42,87. O Amazonas venceu apenas o Tocantins.

Fato que fez o secretário estadual de educação, Gedeão Timóteo, licenciado em Filosofia, afirmar que o exame não serve de parâmetro para avaliar a educação.

O resultado do ENEM 2007 foi publicado nesta quinta-feira, dia 03. No dia anterior, o site do governo estampava “notícia” dando conta dos avanços na educação amazoniquim. Leia alguns trechos selecionados por este Bloguinho:

O governador Eduardo Braga participou na quarta-feira, 02/04, do encerramento da Oficina de Pesquisa avaliativa dos dez anos do programa Escola Ativa no Amazonas, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), e revelou que a meta do Governo do Estado é chegar a 2010 com pelo 60 escolas atendendo em sistema de tempo integral.

Além de pontuar os ganhos registrados na área como, por exemplo, os programas de qualificação do Magistério, que fazem do Amazonas referência para o país, Braga disse que o Estado vive um novo momento e agora está investindo na promoção de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

o governador Eduardo Braga frisou que no campo educacional o Amazonas tem dado importantes passos e hoje já é referência para o restante do país.

Braga frisou que em se tratando de formação do magistério, o Amazonas já está em outro nível se comparado com as demais localidades brasileiras.

A reação do Secretário cria duas linhas de entendimento:

Uma, com relação à prática utilitarista que o governo Eduardo ‘Guerreiro de Sempre’ Braga parece usar. O utilitarismo é uma doutrina moral que afirma que o que é verdadeiro é aquilo que é útil, sendo o útil nascido do exame pela razão e aplicável ao social, ao bem estar e à conservação da existência. Em se tratando do programa Escola Ativa, do MEC, cuja avaliação foi comemorada na “notícia” governamental, louros. Sobre o ENEM, que é o principal instrumento de avaliação do ensino no Brasil, também promovido pelo MEC, no qual o Amazonas se deu mal, a avaliação deixa de ter relevância. Como para este governo o entendimento do que é útil não passa pela razão, mas fica ao sabor das limitações epistemológicas que reduzem a coletividade às dores e conflitos psicológicos destes governantes, daí acreditarem que o que é verdadeiro é o que é útil apenas à imagem marketológica que querem passar como sendo o real.

Outra, a notícia é uma contradição à prática do governo Braga em tentar “colar” seu governo ao sucesso do governo Lula. Quando se trata de colher os frutos de um projeto federal bem desenvolvido, o governo trata de colocar a sua “marca” – o que é proibido pelo caráter de impessoalidade apregoado pela Constituição Federal -, mas quando se trata de lidar com números ou resultados que exibem o real diante da ilusão marketológica, Lula deixa de ter razão.

Apesar da tentativa e da negativa, a educação no Amazonas está mais para ENEM do que para Escola Ativa. E considerando que o governo, na sua notícia, falou sobre a avaliação do programa, mas não divulgou os números, é de se desconfiar que seja mais uma peça de marketing do governo.

4 Responses to “O ENEM E O MARKETING ESTADUAL”


  1. 1 Halana Teixeira sábado, 5 abril, 2008 às 1:59 pm

    Concordo que a maior preocupação do governo é pura ilusão marketologica, não devo aceitar tais justificativas de autoridades que estão mais preocupadas com sua marca,esquecendo que Educação é coisa séria, e deve potanto,refletir as questões políticas (não politiqueiras) do rumo que terá a Educação no Amazonas.A formação do professor é quem fará a principal diferença no processo educacional.Infelizmente nosso Estado continua a ganhar manchetes negativas na área de educação.

  2. 2 afinsophia domingo, 6 abril, 2008 às 12:08 am

    COmpanheira Halana,

    O entendimento de educação deles não passa por onde transita o seu.

    Aproveitando o ensejo, a fala do secretário também envolveu como justificativa o fato de que, segundo ele, a maior parte dos alunos que fizeram o ENEM no Amazonas são formados há mais de 05 anos. Ele afirma isso como se do atual governo saltasse algo que o diferencie dos anteriores. Como é igual aos anteriores, a prova continua valendo, para desespero do filósofo Gedeão.

    Abraços!

  3. 3 MÁRIO LÚCIO DA SILVA segunda-feira, 14 abril, 2008 às 5:25 am

    Concordo que o Amazonas deva melhorar muito no investimento da qualidade do ensino, nós da UESA (União dos Estudantes Secundaristas do Amazonas), da qual sou presidente, vamos buscar dar nossa contribuição fiscalizando os investimentos e propondo idéias para reverter essa situação, uma vez que a falta de pespectiva dos jovens por falta de políticas públicas apropriadas reflete-se na queda do rendimento escolar.

  4. 4 paulo segunda-feira, 14 abril, 2008 às 3:36 pm

    ando falando aos meus amigos já algum que a escola do ensino médio não prepara os alunos para o ingresso no nivel superior, em 2004 realizamos pela fapamam-fed. das apmc’s do estado do amazonas o seminário o amazonas debate a educação no aud da faculdade dom bosco; no ano seguinte os matutinos noticiavam o vexame do ensino médio( emem), um certo amigo até brincou dizendo: a seduc não está enem ai para a educação; é verdade a maioria das escolas do ensino médio não passam de prisão aqui da minha sacada preseciam os alunos da e.e presidente castelo branco presos, confinados aos muros da instituição, como dizia o saudoso teodoro botynelly: pau neles companheiros! pau neles!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.165 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: