A FESTA DOS ORIXÁS NO ILÉ AŞÉ DO PAI GEOVAŅO DE AJAGÙNNỌN

Aconteceu no sábado passado, 05 de abril de 2008, no barracão de Pai Geovano, uma das mais belas festas públicas de Candomblé já realizadas em Manaus. É a “Festa dos Orixás”, na qual todos os orixás vestem suas roupas no salão, usam suas paramentas, dançam ao som dos atabaques, comem e compartilham com todos os presentes algumas de suas deliciosas comidas.

E Pai Geovano nos fala da importância para si, para seus filhos e para todos da comunidade do Candomblé desta festa dos orixás, uma festa que em Manaus só é realizada até então em sua casa, sendo já o quarto ano consecutivo que ela acontece.

Essa festa é uma confraternização, tanto dos terreiros que vem prestigiar a casa, como com os filhos de santo da casa, e com o próprio orixá. Uma confraternização que você faz com o seu orixá. Uma festa como essa todo mundo brinca, todo mundo louva, todo mundo veste seu orixá, todo mundo se satisfaz vendo beleza, vendo humildade, vendo prosperidade pra todo mundo. Não tem um número específico de rezas. Pra se rezar pra santo, eu tenho uma coisa comigo, conforme a empolgação, a gente canta mais. Tem santos que têm muitas rezas e tem santo que tem pouca reza, no caso de Nanã, Obá, Euá, porque o culto já está sendo esquecido no Brasil, e até mesmo na África. Então, conforme a vontade do santo e a sabedoria do Pai de Santo, toca-se até mais horas, enquanto o santo está dançando. Tem certos santos que o som é mais frenético, como Xangô, Iansã, que o povo ajuda mais a cantar, porque está acostumado a cantar, acostumado a ouvir. Canta-se mais também pra Oxalá, pra Oxum. Estes são santos que contagiam muito quando estão em terra, todo mundo quer cantar, todo mundo quer dançar. É um som muito empolgante. Logun também, apesar de ser um santo difícil, é um santo que empolga bastante pelo movimento da dança, a mesma coisa de Xangô, que é um santo muito envolvente, a gente se envolve com o ritmo, porque é um ritmo gostoso de ouvir, cantar, dançar e tudo o mais…

E vários babalorixás conhecidos e respeitados de Manaus, assim como yaôs e pessoas de outros cargos de várias casas foram convidadas e compareceram com seu axé para incorporar o orixá de suas cabeças. Aqui enumeramos com a ajuda de Pai Geovano os nomes destas pessoas, os orixás e algumas particularidades de suas comidas.

EXU

Pai Geovano explicou que a Exu dá-se de comer cedo. Na sua nação não se raspa Exu, quando aparece alguém de Exu, raspa-se pra Ogum Xoroquê, o Exu que come com Ogum, metametá, explicou.

PAI BOSCO DE OGUM

Comida votiva: pasta de feijão preto, com camarão, cebola, azeite de dendê e os temperos (limo da costa, pimenta da costa). Frutas votivas: variadas.

YAÔ JONAS DE OSSAIN

Comida votiva: pasta de amendoim com milho de galinha, fumo de rolo e batata-doce com mel. Frutas variadas.

PAI EMERSON DE OXÓSSI E YAÔ DAVID DE OXÓSSI

Comida votiva: pasta de milho vermelho (milho de galinha) com coco cortado em fatias, milho-verde cozido. Frutas variadas, menos tangerina.

YAÔ JOÃO DE OBALUAÊ

Comida votiva: pipoca estourada na areia com coco cortado em fatias ou pasta de feijão preto com camarão, cebola, azeite português.

YAÔ RAURY DE OXUMARÊ

Comida votiva: banana pacovã frita, cortada em fatias compridas ou lelê de Oxumarê (mingau de milharina ou milho com bastante coco, cravo da Índia e canela). Frutas variadas.

OSI BABÁ MORÔ AFONSO DE XANGÔ

Comida votiva: acarajé, amalá, aberém, vatapá, acassá branco. Frutas variadas.

PAI FRANK DE IANSÃ

Comida votiva: acarajé, abará, caruru, vatapá. Frutas votivas: manga-rosa e melancia.

OBÁ

Comida votiva: acarajé, abará, amalá. Frutas votivas: manga-rosa e melancia.

EUÁ

Comida votiva: banana comprida cortada em rodelas, fritas, milho de galinha cozido, batata-doce cozida, coco cozido e cortado em cubo. Depois que está tudo pronto, mistura todos esses ingredientes. Temperada com camarão, cebola e azeite português, semelhante ao pirarucu à casaca. Fruta votiva: uva verde.

YAÔ MAURÍCIO DE OXUM E YAÔ LENIRES DE OXUM

Comida votiva: molocum, ovos recheados com vatapá, ipeté, sopa de ovos com legumes, temperado com azeite português ou dendê, dependendo da qualidade da Oxum. Frutas votivas: melão amarelo, uva, maçã.

BABÁ EFUN JOSUÉ DE LOGUN E YAÔ ANDRÉ DE LOGUN

Comida votiva: mesmas comidas de Oxum. Mudam somente as frutas: melão, quiuí, uva preta e verde, maçã verde e vermelha.

PAI ALEXANDRE DE IEMANJÁ

Comida votiva: manjá com mamão papaya, acassá branco, ovos cozido. Frutas variadas, menos melão, melancia e abacaxi.

YAÔ PATRÍCIA DE NANÃ

Comida votiva: efó; pasta de feijão preto, cebola, limo da costa e camarão. Fruta: melão roxo.

PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ

Comida votiva: pasta de inhame temperado com camarão e azeite português ou somente com mel de abelha; ovos branco cozido; acassá branco; melão com casca, com açúcar, inhame cozido inteiro. Frutas: maçã verde, quiuí, banana com a casca verde.

YAÔ EWERTON DE OXALUFAN

Comida votiva: canjica de milho branco, ovos cozido, manjá, pescada frita em azeite português, acompanhado com farofa de farinha branca com camarão e cebola.

Bebida de todos os santos: aluá, suco de milho torrado com gengibre e açúcar queimado, tudo em efusão de três a quatro dias. Pode se feito também de abacaxi, tanto os dois misturados quanto separados.

EKÉDIS SUSPENSAS

Houve ainda duas ekédis suspensas, Dayse de Iemanjá e Cris, que já participam do barracão de Pai Geovano e agora vão dando os passos necessários para adentrar na religião do Candomblé.

Perguntamos ainda a Pai Geovano sobre estas especialidades culinárias concernentes a um barracão, se há alguém que se especializa em preparar todas estas saborosíssimas comidas:

Tem sim. É um cargo que há dentro do barracão, mas todo mundo que faz parte da religião deveria saber, tem que saber, porque um dia ela vai precisar dessa sabedoria pra arrear comida pra santo, pra ajudar alguém. Então, todas as pessoas, do abiã ao Pai de Santo, dentro do axé tem de saber todas estas e mais ainda, porque estas são apenas o básico do básico. Metade dos ingredientes, dos temperos, como o limo da costa, a banha do ori, o efun, tudo tem que ser africano, porque não serve a pemba, que a gente usa pra riscar, mas não serve, porque já é um outro tipo, não é igual. Hoje vende nas lojas especializadas, nas cabanas, é um pouco caro, mas a gente encontra. Antigamente era pior, a gente não encontrava nada disto. A gente tinha que fazer muitas coisas sem os ingredientes necessários, porque a gente não encontrava. Hoje em dia, é um pouco caro, mas pelo menos a gente encontra. O importante é isso: encontrar.

7 Responses to “A FESTA DOS ORIXÁS NO ILÉ AŞÉ DO PAI GEOVAŅO DE AJAGÙNNỌN”


  1. 1 CRIS EKEDI quinta-feira, 10 abril, 2008 às 7:21 pm

    FOI LINDA A FESTA????SE COMETARIOS

  2. 2 rose sábado, 19 abril, 2008 às 1:30 pm

    foi muito bonita a festa,estao de pabens inclusive a oxum opara!!lenires

  3. 3 wallace quarta-feira, 1 junho, 2011 às 12:50 pm

    ESTAO DE PARABENS,TODOS OS ORIXAS ESTAO LINDOS,QUE DEUS DE MUITA PAZ E EXE PARA TODOS DOILE EXE…………………

  4. 4 Belisia quarta-feira, 23 novembro, 2011 às 10:08 pm

    nossa muito lindas as fotos ….. eu sou fascinada pela religião gostaria de um dia entrar….

  5. 5 Delia Giménez quinta-feira, 27 dezembro, 2012 às 2:34 pm

    cuanta idolatría!!! que lejos de la verdad absoluta, esto es lo que las profecías predicen antes del fin… personas engañadas por les espíritus del mal haciendose pasar por servidores de Dios

    • 6 afinsophia quinta-feira, 27 dezembro, 2012 às 2:53 pm

      Querida Délia,
      Mais idolatria do que há no sistema capitalista, que não permite relação alguma que não seja pautada no dinheiro e no interesse privado? As profecias talvez não anunciem o fim, mas enunciem todo o processo de destruição causado por um pensamento único, homogeneo, dominante e hegemonico.

      Abraços cnadomblecistas!

    • 7 Nayara quarta-feira, 19 junho, 2013 às 11:03 pm

      Vc nem é do Brasil, muito menos da África.. e nem um pouco informada… se informe depois fale, e se não tem nada pra falar, cale-se…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.244.588 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: