LUGO TEKOJUJA: “O BURACO NO CENTRO DO PONCHO”

“Sou simplesmente um companheiro de caminhada com vocês.

Sonhem e construam conosco esta nova pátria.”

Não teve sanção do Vaticano, suspensão a divinis, não teve ameaça de atentado, inclusive com a morte de companheiros, não teve uso da máquina pública, não teve corrupção eleitoral, não teve spray de pimenta que freasse os estudantes, trabalhadores, artistas, comunidades originárias, o movimento Tekojoja, todos que seguem a linha do agenciamento de enunciação Fernando Lugo à presidência do Paraguai.

Advindo de uma família que sofreu perseguição da ditadura de Stroessner, tornou-se bispo da Teologia da Libertação, próximo de Frei Beto, Leonardo Boff, Dom Hélder Câmara. Em 1983 foi expulso do Paraguai nada menos por causa de seus “semões subversivos”. Imagine um bispo para quem a religião é uma prática ativa no mundo:

“O domingo é o dia da ressurreição. E o Paraguai ressuscitará nas urnas.”

Em 2004 a Igreja o aposentou sem apresentação de motivos, mas todos viram no ato uma forma de minar sua influência política e a oposição ao presidente Nicanor Duarte, do Partido Colorado, que há mais de 60 anos até ontem dominava o Paraguai. Como diz a música de Hélio Contreiras, “quero vida aqui na Terra e não no reino dos céus”, em oito meses de campanha, Lugo, que os “pequenos” paraguaios chamam Tekojuja, que em dialeto guarani quer dizer “viver entre iguais”, chega com um compromisso de alteração do estado de desigualdade social secular no país. Como a dominação do Partido Colorado ainda se estende por todo o Paraguai, Lugo, como diria Brecht, terá que “chafurdar na lama” para promover as mudanças necessárias e o aumento das potencialidades democráticas do povo paraguaio. Com certeza a direita e a classe dominante vão querer, como quiseram com Lula no Brasil, emperrar de todas as formas sujas este movimento. Mas com o apoio dos movimentos populares e dos “pequenos”, que têm “Fé en el cambio” (fé na mudança), ele já é uma real alternância de poder.

Hoje podemos afirmar que os pequenos também estão capacitados para vencer.”

Para a América do Sul, Lugo aparece como um fortalecimento na linha democrática Lula, Kichner, Chávez, Morales, Correa, Bachelet, Vázquez. Tem até quem afirme que só falta Colômbia e Peru, referindo-se a países do continente que não se submetem à política e economia norte-americana e que enviesam pela esquerda. “Eu sou o buraco no centro do poncho”, diz; ou seja, centro como propulsão de políticas públicas e sociais que devem se espalhar por todo o Paraguai, é a fresta de luz no buraco negro convergente do capital. A seqüelada imprensa brasileira, tal qual no caso da Petrobras na Bolívia, já toma partido e tenta tirar proveito da questão em torno do Tratado de Itaipu, selado nas ditaduras Médici-Stroessner. É que a imprensa estava há muito acostumada com a irracionalidade da direita, da qual o atentado à soberania do Equador pela Colômbia de Uribe é um exemplo. Talvez a imprensa até queira insuflar uma segunda Guerra do Paraguai, mas provavelmente a questão será resolvida no diálogo democrático pela dupla Lula-Lugo. Como diz Lugo:

A presença de pessoas que se identificam com a esquerda no Paraguai vai garantir uma governabilidade mais pacífica, baseada na racionalidade e no pluralismo.”

Assim como também com a bela presidenta Cristina Kichner da Argentina a respeito do Tratado de Yacyretá, sobre a construção de uma represa. Com Chávez já ficou acertado um encontro o mais breve possível para discutirem o Unasul, um projeto de integração na América do Sul. Bush é que deve ter ficado triste, pois a cada vitória com sabor de esquerda seu Império rui.

E assim o diálogo, os direitos, a realidade humana vai sendo restabelecida nas Américas. Por isso deixamos aqui a música Todavia Cantamos, de Victor Heredia, que, artisticamente engajado, acompanhou Lugo, tendo nesta música cantada pelo povo paraguaio como um hino da campanha:

Todavía cantamos, todavía pedimos,
todavía soñamos, todavía esperamos,
a pesar de los golpes
que asestó en nuestras vidas
el ingenio del odio,
desterrando al olvido
a nuestros seres queridos.
Todavía cantamos, todavía pedimos,
todavía soñamos, todavía esperamos;
que nos digan adónde
han escondido las flores
que aromaron las calles,
persiguiendo un destino
¿Dónde, dónde se han ido?
Todavía cantamos, todavía pedimos,
todavía soñamos, todavía esperamos;
que nos den la esperanza
de saber que es posible
que el jardín se ilumine
con las risas y el canto
de los que amamos tanto.
Todavía cantamos, todavía pedimos,
todavía soñamos, todavía esperamos;
por un día distinto,
sin apremios ni ayuno,
sin temor y sin llanto,
porque vuelvan al nido
nuestros seres queridos.
Todavía cantamos, todavía pedimos,
Todavía soñamos, todavía esperamos…

0 Responses to “LUGO TEKOJUJA: “O BURACO NO CENTRO DO PONCHO””



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.244.819 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: