COLUNA VERTEBRAL

Se a Vertebral não analisou nada se realizou

Coluna Vertebral

# “200 ANOS DE IMPRENSA BRASILEIRA SEGUNDO QORPO-SANTO”, título da palestra da filósofa Filó em uma escola de ensino fundamental na Zona Leste de Manaus. Vertebralmente, fui. Por que não iria? Adoro os subúrbios. Adoro crianças e jovens, pelo menos ainda não foram, de todo, capturados pelo buraco negro dos adultos reativos, como diz a própria Filó. Foi uma verdadeira borbulhança comunicacional, política, ética e social.

Filó começou comentando a importância revolucionária de Gutemberg, criador da imprensa, linguagem literária. O fundamento histórico do homem poder imprimir suas idéias e fazê-las veicularem pelo mundo afora. Mostrou os tipos de folhetins que corriam a Europa dos séculos XVII e XVIII com notícias cotidianas, algumas fortemente mistificadas. Algumas histórias que se tornaram casos jurídicos-psiquiátricos, sempre com auxílio da platéia participativa e atuante. Comentou a Aldeia Global de Mc Luhan, como teoria da comunicação de uma sociedade de consumo. Discorreu sobre o aparecimento das primeiras agências de notícias, e sua comercialização, o que tornou o jornalismo capitalista uma verdadeira batalha competitiva pelo privilégio das notícias. Fez uma agradável e inteligível exposição histórica para chegar ao personagem de sua palestra: O Decálogo aos Jornalistas, de Qorpo-Santo.

Entregou, para agitadíssima galera, folhas de papel contendo breve notas sobre Qorpo-Santo, onde se encontrava o seu Decálogo. Pediu que fosse lida, e depois pediu que alguém lesse em voz alta as notas. Uma linda pré-adolescente leu em uma voz segura e com o rosto feliz. Leu que ele era de origem gaúcha, vivera entre 1829 e 1883, foi crítico ferrenho de sua época, várias vezes internado com diagnóstico de distúrbios mentais, escrevera uma Ortografia, foi tido como o criador do teatro do absurdo, dadaísta, surrealista, escrevera várias peças de teatro, como: Hoje Eu Sou Um; e Amanhã Outro; Eu sou Vida eu não sou Morte; Lanterna de Fogo, entre outras.

Filó interferiu felicíssima, e pediu que a jovem só lesse, do Decálogo, somente as proposições sexta, sétima e nona. A jovem leu o título que Qorpo-Santo colocara em sua enunciação: “O que é; ou como deve ser um verdadeiro redator de jornal”. Então, foi lendo as proposições.

Sexta “Conservar sempre certa firmeza de caráter, brio e dignidade.”

Ambrósio, parecia que tinham jogado um coquetel Molotov de gargalhadas irônicas, no recinto. Ouviu-se até alguns, “Tá, Santa!”. A jovem segurou a parada hilariante e continuou.

Sétima “Que seja homem dotado de probidade e honra.”

Quase a casa cai. Algaravia total. Piração! Desencontro de vozes carregadas por gargalhadas efusivas. Novamente a jovem segurou a parada e anunciou a nona.

Nona “Que tenha sempre diante dos olhos mais o interesse público que o particular, não vendendo por isso mesmo as colunas do seu jornal a miseráveis, ou malignos especuladores.”

A casa caiu! Manifestação geral! Estudantes em cima de cadeiras, dançando, individual, em grupo, balançando as folhas com o Decálogo, eu me rasgando de rir, a Filó, unida à direção e ao corpo docente, todos gargalhando e se movimentando em ondulações dionisíacas, um verdadeiro louvor ao saber que conduz a ética comunalidade. Frases rolando aos cântaros (gostou dos cântaros, Senhorinha Felipe, nesta segundona TDPM Transtorno Disfórico Pré Menstrual?): “A Globo tem dignidade! O casal BonnerSimpson tem interesse pelo público, não é Lula?! A Veja tem um verdadeiro redator! Tudo comprado pelo capital. A Folha de São Paulo, Estadão, Globo, todos têm “firmeza de caráter”! Não vamos esquecer os nossos, principalmente em tempo de eleição, que escolhem o “bom candidato”! E sempre mais sentenças juízos sobre a imprensa brasileira. A Filó chegou perto de mim, me abraçou, e disse: “Cacete, Vertebral, que loucura maravilhosa! E ainda dizem que essa moçada é alienada!” E acrescentou: “O filósofo Baudrillard tem razão: é a voz silenciosa das massas. Tudo que as ditas ‘ortoridades’ não vêem”.

De repente, como se tivessem ensaiado, ouviu-se um coro uníssono:

200 ANOS DE QUÊ!?”

Depois deste toque

Não cansarei do Rock.

Beijos e abraços Vertebrais!

0 Responses to “COLUNA VERTEBRAL”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.182 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: