*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*

Chagão!

Quien quiera entender como funciona el mundo
deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).

Θ MUNDIAL DE FUTEBOL GLBT. No ano passado, você conferiu aqui neste ‘Chagão!’ o campeonato, que não teve participante brasileiro, mas terminou com um artilheiro braziniquim (Maicol) e um campeão portenho. Este ano, mesmo com as confusões promovidas pela prefeitura de Londres, o mundial começa esta semana com 50 equipes inscritas, sendo apenas uma mexicana e uma argentina representando as Américas. Pouco, mas o objetivo do certame é a ludicidade do futebol como prática do ser humano, como jogo, e não como negócio ou mercadoria. Qualquer um pode participar, e há tantos héteros e homoeróticos na IGLFA quanto na FIFA. A diferença é que estes são ressentidos, enquanto aqueles, bem, aqueles já entenderam que o mundo além de ser uma bola, é gay.

Θ CHAGÃO PERGUNTA: O estádio da foto é o famoso Estádio Vivaldo Lima, o conhecido vivaldão. Com capacidade para 43 mil pessoas, o estádio é um colosso num Estado que não tem futebol. Inaugurado em 05 de abril de 1970, sem ter sido concluído, somente para uma partida entre os reservas do Brasil contra a seleção amazonense. O primeiro a estufar as redes do estádio foi ninguém menos que Dadá Maravilha. Somente em 1995 o estádio foi considerado efetivamente terminado, e uma grande reforma em 2006 trouxe um novíssimo sistema de som importado da Bélgica e um placar eletrônico, que transformou o Vivaldão no estádio mais moderno do país à época. Pena que o futebol, no Amazonas, continua seguindo a mesma metodologia das políticas públicas: somente marketing e maquiagem. Agora o ‘Chagão!’ quer saber: o finalista da Copa Libertadores, o tricolor das Laranjeiras, Fluminense, tem o apelido de “Pó de Arroz”. A versão oficial para o apelido seria o fato do time ter sua origem entre a elite do Rio, e ter uma torcida “afetada”, que ia ao estádio como se vai ao turfe. Porém, há outra versão, igualmente histórica e ligada às lutas de classe no Brasil que justifica o apelido do verde-branco-e-grená. Você sabe qual é a outra versão?

Θ COPA DO BRASIL. Crônica do jogo de ida da finalíssima:

Final

Corinthians/SP 3 – 1 Sport Recife/PE

Sport Recife/PE Corinthians/SP

A agremiação Sport Club do Recife parece que tem dois times. Um, que viaja e joga as partidas como visitante. É impulsivo, mas sem grande objetividade, sem criatividade, sufoca mas misteriosamente não consegue fazer gols. Em casa, com “o outro” time em campo, a impulsividade é vantagem, o time sufoca, cria e marca. Hoje, apresentou um futebol mediano, embora mais consistente que o alvi-negro paulista. Mas o Corinthians soube aproveitar suas chances. Dentinho, que começou enchouriçando a ala direita da defesa rubro-negra, em sua segunda jogada, cortou e marcou. O Sport, que vinha claramente para se defender, teve que ir ao ataque, e numa bola roubada com falta pela defesa corintiana, e com uma avenida no campo de ataque, seis jogadores de branco triangularam contra três de vermelho, e a bola sobrou para o voluntarioso Herrera marcar. Daí em diante, e durante todo o segundo tempo, se viu um Sport que batia do mesmo jeito, tentando penetrar na defesa paulista, com relativo sucesso, mas com um Leandro Machado e um Carlinhos Bala afoitos na hora da conclusão. De tanto insistir, aos 30 do segundo tempo, o Corinthians, num contra-ataque na arreganhada defesa pernambucana, marcou mais um: lançamento para o argentino Herrera, que aos trancos e barrancos dominou na entrada da área, e com um giro de corpo inverteu a trajetória da bola, deixando o uruguaio Beto Acosta sozinho para deslocar o goleiro e marcar o número 3 no placar do Morumbi. A tônica do segundo tempo não mudou, e o Sport continuou atacando atabalhoadamente, mas contando com os buracos na defesa paulista, até que aos 45 derradeiros, Enilton (ex-Palmeiras), que substituiu Leandro Machado, recebeu na mesma linha uma triangulação bem sucedida do ataque rubro-negro, e tocou na saída de Marcelinho-Felipe, o crente. Com dois de vantagem, o clube da âncora vai a Pernambuco com a vantagem de poder perder por um gol. Se lá jogar o time do Sport que costuma jogar em casa, a vantagem paulista pode não ser suficiente pra comemorar antecipado.

Θ LIBERTADORES DA AMÉRICA. Resultados das semifinais:

Semifinais

América (MEX) 1 – 1 LDU Quito (EQU)

LDU Quito (EQU) 0 – 0 América (MEX)

A Liga de Quito heroicamente segurou um zero a zero com um America que esqueceu de jogar. Quando o gordinho-craque, Cabañas, resolveu se mexer, já era tarde, e os blancos de Rafael Corrêa estão na finalíssima da Libertadores, com os louros de quem acabou por sagrar-se a surpresa da competição. Terá o destino de tantas outras, que quedaram no segundo lugar, ou fará a LDU o mesmo feito do Once Caldas, na década de 90?

Boca Jrs (ARG) 2 – 2Fluminense (BRA)

Fluminense (BRA) 3 – 1 Boca Jrs (ARG)

E a promessa se cumpriu. Um grande jogo no Maracanã! O tricolor carioca entrou nervoso e não conseguia se acertar no início da partida. Ao contrário, os comandados de Ischia tocavam a bola e armavam as jogadas, sempre com o trio RPP (Riquelme – Palacio – Palermo). Até a meiuca do primeiro tempo, o tricolor tinha chegado apenas uma vez, com Washington, que chutou por cima do travessão. Os auri-azuis, ao contrário, chegavam mais incisivamente, embora não chegassem a sufocar constantemente. O primeiro tempo foi dos xeneizes, que deixaram um gostinho de “quem não faz, leva”. O segundo tempo começa como se nada tivesse acontecido: o Boca no ataque, como se em casa estivesse, e jogando sempre na base do “a qualquer hora sai o gol”. E é quando o homem do jogo se preparava para entrar que uma cabeçada de Palermo calou a torcida tricolor, e interrompeu o quebra-cabeças e as borrachadas dos PM´s paulistas na torcida argentina. Se o início do confronto se deu a partir de um lado ou de outro, foi impossível a esta coluna apurar até o fechamento da crônica esportiva. Sabe-se que rolou também botinada para a torcida tricolor. Com 1 a 0 no placar, a justiça se fazia, mas nem bem deu tempo de comemorar, e Washington, apagado no jogo, de falta, empatou. O time xeneize passou a ter que se preocupar com as subidas, agora puxadas por Dodô, que entrou e parece que levou o time inteiro para o campo. Finalmente o Fluminense dava o ar de sua graça no gramado do Maraca. Com o gol, o time do Boca finalmente mostrou que não é mais que um punhado de jogadores medianos, e que sem os lampejos do cansado Riquelme, não vai a lugar algum. O time passou a atacar sem objetividade e organização, sem jogadas, se limitando a procurar a cabeça loura de Palermo entre a forte e eficientíssima defesa do Flu. Destaque para o zagueiro Thiago Silva, e o goleiro Fernando Henrique (que não é o Cardoso, para alegria dos cariocas). Ainda deu tempo de Dodô armar vários contra-ataques, dos quais um entrou, em chute de Conca e desvio de Ibarra, e já no apagar das luzes, com um Maracanã ainda temeroso de um gol xeneize, o próprio dono da festa fazendo um belo gol e soltando o grito da garganta do torcedor do Fluminense. De quebra, o artilheiro dos belos gols ainda calou e imprimiu à torcida flamenguista a segunda eliminação numa mesma Libertadores. A Fla-Boca agourou os xeneizes?

FINALÍSSIMA (25/06 e 02/07)

Fluminense (BRA) LDU Quito (EQU)

A ordem das partidas ainda não foi definida, mas Fluminense e LDU, advindas do Grupo 8, já se enfrentaram nesta Libertadores. Lá, sem gols, aqui, uma vitória magra do Fluminense. A imprensa brasileira está considerando a semifinal entre Boca e Fluminense a final antecipada. A julgar pelo retrospecto, a partida com os brancos equatorianos será mais difícil que com os xeneizes.

0 Responses to “*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.086 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: