O OUTDOOR-PESQUISA DE AMAZONINO

Todo marketing é da ordem da persuasão. Mostrar como necessária ao consumidor uma mercadoria. Estabelecer desejos-próteses: voracidade-artificial. Deslocamento do desejo original pela força de um simulacro imposto. Truque do capitalismo consumista para alienar o sujeito. A política-voraz, aquela que pretende o dito poder a qualquer custo, não tergiversou deste truque: caiu de corpo inteiro nesta fonte sem desejo. No caso específico, campanha eleitoral, onde tem de tudo, para estes, menos democracia. Aí o truque de armar armadilhas ao eleitor, insinuando um artigo do dia como importante a este agente eleitoral.

O outdoor-pesquisa de Amazonino, que passou a ser exibido em algumas ruas de Manaus a partir de ontem a noite, 05/07/08, é um, como diria D. Ambrosina, belo exemplo deste tipo de marketing-truque-‘político’. Aproveitando o recurso técnico-urbano do outdoor, exibir mercadorias nas ruas da cidade, ele mostra a certeza, para si, que o passeio público é uma boa (D. Ambrosina: bela) sala pedagógica para impor sua verdade ‘necessária’ ao eleitor. Fixado em uma única idéia, persuadir o votante, não sabe que, segundo o filósofo Spinoza, outras idéias, neste momento, estão se compondo fora de seus interesses. No caso, além de sua idéia, o pensamento do povo que não o vê como mercadoria necessária.

A boa (bela para D. Ambrosina) mostragem persuasiva encontra-se no texto-truque do outdoor para atingir os passantes: “Em quem você votaria para prefeito?”. Embaixo o resultado, computado pelo amigo do candidato Amazonino, dono da empresa Perspectiva: “Amazonino – 49%; Omar, amigo de Amazonino, portanto, amigo também do pesquisador, – 13%. Neste truque, o resto é o resto: Serafim – 11%; e Praça- 6%.

BREVE ENTENDIMENTO DO PASSANTE

A pesquisa jamais vai mostrar o quanto Amazonino é rejeitado pela maioria da classe média, principalmente a nova classe média que surgiu na periferia após os programas sociais do governo Lula, que aumentaram a renda dos membros desta classe, que passaram a ter um novo entendimento de seus direitos de seres racionais. Além de quê, esta classe, e a maioria da classe chamada de pobre, não compactua com a armadilha televisiva usada por seu vice para conseguir ser eleito: violência contra os desassistidos pelas políticas públicas. Os únicos humilhados que ainda votam neles. Tudo por conta da insegurança social que lhe fora historicamente imposta. E mais: a quantidade imensa de jovens que, apesar da apatia da educação escolar, aprenderam a discernir, democraticamente, o que é o desejo social do viver, viver juntos e viver bem. Perspectivas que o pesquisador da Perspectiva não tem. No mais, o próprio candidato já experimentou, contra si próprio, por si próprio, o uso deste truque-outdoor: Na eleição passada, para prefeito, foi divulgada em um jornal de sua amizade uma pesquisa, no dia da eleição do segundo turno, em que ele encontrava-se com mais de 50% dos votos e Serafim, “logicamente”, já derrotado. À noite, a realidade democrática: Serafim eleito. Restou apenas mais de “50%” de dor.

0 Responses to “O OUTDOOR-PESQUISA DE AMAZONINO”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.045 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: