‘ORELHUDO’ DIRIGE PEÇA DE SHAKESPEARE COM LULA, TARSO, MENDES E JOBIM NO ELENCO PRINCIPAL

TUDO BEM QUANDO ACABA BEM

by William Shakespeare

Local da Ação: Praça dos Três Poderes, Explanada dos Ministérios

Tempo: 15 de julho de 2008 e muitos anos atrás

Personagens: Lula, Tarso, Mendes, Jobim e outros

Direção: Daniel ‘Orelhudo’ Dantas

Os homens deviam ser o que parecem ou, pelo

menos, não parecerem o que não são.”

PRÓLOGO

Em Tudo Bem Quando Acaba Bem, uma das peças de Shakespeare menos encenadas que existem, uma jovem (Helena), apaixonada pelo Conde de Rossilhão (Bertram), salva o rei da França por meio dos conhecimentos médicos que herdara do pai. O rei, como agradecimento, lhe dá como presente o casamento com o amado. Mas Bertram duvida de sua sinceridade, sua virgindade.

ATO I

CENA I – A ESCALADA

Daniel Dantas, um pobre jovem sacoleiro, na sua ambição por enriquecer a qualquer custo, vai rapidamente subindo caminhos, queimando etapas, passando pelo finado ACM, Collor, FHC, atropelando sócios e concorrentes em direção ao topo: tornar-se um dos homens mais ricos, poderosos e influentes do Brasil. Consegue. E como!?

CENA II – CHACAL NO ‘ORELHUDO’

À acusação de que fora privilegiado na privatização da Telebras passou incólume. Somente em 2004, a partir da operação Chacal, da Polícia Federal, quando Dantas foi indiciado por violação de informações sigilosas de pessoas e empresas em órgãos públicos realizadas pela Kroll, multinacional de investigações privadas, seu nome vinha a público. Pelas escutas, o jornalista Mino Carta cunhou-lhe o apelido de “Orelhudo”.

ATO II

CENA I – BrOi: MEU R$ 1 BILHÃO

Abril de 2008. Mês das flores; para o presente de mamãe, dinheiro é o que não falta. Numa jogatina só, o ‘Orelhudo’ armou a fusão entre a Brasil Telecom e a Telemar/Oi, que garantiram 70% da telefonia nacional, seus sócios lhe deram R$ 1 bi via BNDES e ainda retiraram todas as ações que moviam contra ele.

CENA II – SATIAGRAHA O AGARRA

Mas a 8 desse corrente mês, o madrugador delegado Protógenes Queiroz, mais 300 policiais federais batiam na porta de Dantas, convidando-o a tomar café atrás das grades da PF, a partir de uma ordem de prisão saída do juiz da 6ª Vara Federal Criminal, Fausto De Sanctis. Corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal e formação de quadrilha, empresas fantasmas para desvio de verbas públicas eram alguns dos termos do convite.

CENA III – DUAS CARTADAS DE MENDES

O Orelhudo ainda foi forçado a almoçar, jantar e pernoitar na cadeia, mas no dia seguinte, 9 de julho, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, passou-lhe uma carta por debaixo da mesa: um já prometido habeas corpus. Como todo mundo esperava, Dantas até se demorara a escapar da prisão temporária. Mas menos de 12 horas depois, a orelha criminosa de Daniel Dantas voltava para a carceragem da Polícia Federal. Como agora o juiz De Sanctis ordenara uma prisão preventiva, muitos colocaram em dúvida a força e rabulice de Gilmar Mendes, mas no mesmo dia o presidente do STF mostrava o apego aos seus e um novo habeas corpus livrava DD também da prisão preventiva.

ATO III

CENA I – FLASH BACK DE GILMAR MENDES

Vindo da Subsecretaria Geral da Presidência da República do governo Collor, entronizou-se no governo FHC, onde foi, entre outras coisas, assessor técnico do Ministério da Justiça e subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil. Finalmente, em 2000, se tornou advogado geral da União, até 2002, quando foi nomeado presidente do STF, com a exata função, segundo afirmou à época o professor Dalmo de Abreu Dallari, que está desempenhando agora: “uma grande operação para anular o Supremo Tribunal Federal, tornando-o completamente submisso ao atual chefe do Executivo [FHC à época], mesmo depois do término de seu mandato”.

CENA II – RESISTÊNCIAS COLETIVAS

Antes mesmo dos dois fatídicos habeas corpus, Paulo Henrique Amorim e Walter Maierovicht passaram a afirmar a necessidade de se pedir o impechment de Gilmar Mendes. Após, procuradores e juízes federais passaram a organizar atos e manifestos em protesto democrático às posições de Mendes. A população de forma geral, da qual a seqüelada mídia havia camuflado Dantas, começa a perceber e analisar os acontecimentos com sua inteligência ativa.

CENA III – REUNIÃO TIRA-BRONCAS E MERAS COINCIDÊNCIAS

Já citamos (aqui) as tortuosas trilhas e malabares, descritos pelo jornalista Bob Fernandes, que o delegado Protógenes Queiroz teve de fazer para poder investigar Daniel Dantas. Ontem houve seu afastamento do caso, supostamente para fazer um curso de reciclagem, e de mais dois de seus principais colaboradores nas investigações, a delegada Karina Murakami Souza e o delegado Carlos Eduardo Pelegrini. Ao mesmo tempo que o Ministro da Justiça, Tarso Genro, encontrava-se com o presidente do STF, Gilmar Mendes, na presença de Lula e o Ministro da Defesa, Nelson Jobim. Na reunião, o Tarso que havia afirmado que Mendes extrapolara suas funções e o Mendes que tinha chamado a ação de prisão do banqueiro ‘Orelhudo’ pela Polícia Federal de “espetacularização” e o próprio Tarso de “incompetente” já não existiam. Mendes tratou de culpabilizar a mídia por distorcer suas palavras. E Tarso abaixou a cabeça, engoliu o choro, em concordância e respondeu, quando perguntado por jornalistas sobre a saída do delegado Protógenes, que fora apenas uma coincidência. O que é verdade. Essa coincidência só não ocorreu antes porque Dantas não tinha certeza que estava sendo investigado, como demonstram escutas telefônicas.

EPÍLOGO ELISABETANO

Na peça de Shakespeare, ao final Helena consegue provar sua castidade e tudo acaba bem:

Tudo acabará bem, é o que vos digo, se palma nos baterdes. Alegria vireis achar aqui dia por dia. Bastem-vos nossas boas intenções; dai-nos as mãos; eis nossos corações.”

Tudo acabou bem. Na preservação dos seus, sempre o fantasma do Dirceu, Grenhalgh, Lula não quer embate com Dantas. PSDB/DEM-PFL estão com o ‘Orelhudo’ e não abrem; seriam espezinhados se tentassem se posicionar contra ele. Tadinhos, nem vão poder aproveitar o “acordão” que o governo está fazendo para não se indispor com o STF e Dantas. O STF de Dantas. Alguém se referiu que a seqüelada mídia, que tantos factóides já criou contra o governo Lula, também não pode: estão na lista de DD com redações inteiras. Tudo vai ficando como previu o empregado de Daniel Dantas, Hugo Chicaroni, mais a frente, ou em cima da pirâmide, tudo mais facilmente se resolve, e o amor sempre acontece no final:

Ele [Daniel Dantas] se preocupa com hoje. Lá para cima, o que vai acontecer lá. Ele não está nem aí. Porque ele resolve. STF e STJ, ele tem trânsito político ferrado.”

EPÍLOGO BRECHTIANO

A nós, lulistas, embora não apoiemos a posição do Sapo Barbudo neste caso, afinadamente, no entanto, a partir das composições do Teatro Maquínico, abandonando o final psicológico elisabetano, produzindo um verdadeiro distanciamento brechtiano, acreditando-se que outros Protógenes existem, outros De Sanctis, que existe uma potência maior, democrática, a potência da opinião pública, é que propomos um outro epílogo para produzir variações democratizantes de liberações das linhas de atuações teatrais que se encontram emperradas:

Respeitável Público!

Assim termina a história

De Dantas, o ‘Orelhudo’

Que se achava intocável

No poder que pode tudo.

.

Assim o ‘Orelhudo’ caiu

Na terceira prisão seguida

E Embora se segurasse

Já não tinha mais subida.

.

E muitos foram com ele:

Foi a mídia seqüelada

A direita da direita

E a esquerda endireitada…

.

Descobriram que o povo

Tem nas suas ações/práticas

De sempre agir na virtude

Das potências democráticas!

0 Responses to “‘ORELHUDO’ DIRIGE PEÇA DE SHAKESPEARE COM LULA, TARSO, MENDES E JOBIM NO ELENCO PRINCIPAL”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.040 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: