*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*

Quien quiera entender como funciona el mundo deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).

Θ CHAGÃO PERGUNTA: Não fosse os séculos de dominação econômica, e quem teria brilhado com a geração de Ruud Gulit, Frank Rijkaard e Edgard Davids seria o Suriname, e não a Holanda. E esses são apenas os mais conhecidos. O futebol laranja tem fortes ligações com suas ex-colônias de exploração econômica, mas ultimamente tem amarelado nos torneios internacionais. Agora, o ‘Chagão!’ quer saber: este centroavante italiano já jogou com a squadra azurra em eliminatórias de copa e em copas do mundo, mas não é de grande destaque. Atualmente, joga no leste europeu, em um time que foi sensação na primeira fase da última champions league. O detalhe deste jogador é que, além de goleador, ele é dono de um jornal na cidade em que nasceu, e comunista convicto, tendo tatuado a foice e o martelo no seu ombro. De que jogador estamos falando?

Θ OS MENINOS DE OURO DE LUXEMBURGO. Valdívia e Kléber, os dois pupilos de Luxemburgo, cada qual com sua trajetória, mostram ao torcedor atento qual é o entendimento do treinador sobre o futebol. O primeiro nunca mais apresentou o futebol belo e insinuante que trouxe do Chile. Nenhuma firula, nada de jogadas inesperadas ou lances geniais. O Sansão do Parque Antártica perdeu as forças graças à Dalila que comanda o time. Quando não fazia concessões, e era fiel ao seu futebol “para ser feliz”, o ex-cabeludo era de longe o melhor jogador em atividade no ex-país do futebol-arte, e a evidência era a perseguição em campo por parte dos cabeças-de-bagre e dos árbitros inimigos do belo futebol. Depois, enquadrado na tática militarista de Luxemburgo, o jogador não foi mais importunado pela mediocridade instituída. O diferente incomoda, o igual passa despercebido. Sem o sorriso no rosto e a alegria do futebol trôpego à Lá Maradona, el Mago guardou a cartola e aposentou a magia. Depois de perder a chance de jogar na Espanha, onde seu futebol-arte seria incentivado e desenvolvido, deve se transferir para a Alemanha, onde seu futebol deve ser, a não ser por milagre de São Garrincha, aposentado. Quem viu, viu, quem não viu não vai ver mais. Já Kleber é atualmente a menina-dos-olhos de Luxa, que o definiu como um exemplar do perfeito jogador moderno. Kleber tem se destacado no time, quase nada pelo talento futebolístico e sempre pela violência e truculência que exibe em campo. Se a imprensa européia chama o sãopaulino Hernanes de “o Pirlo brasileiro”, certamente Kléber é a versão braziniquim de Gattuso, aquele que entra em campo apenas para destruir, verdadeiro inimigo da Leonor. No último jogo do time, deixou as marcas da chuteira no peito do zagueiro tricolor André Dias, que percebeu no tipo físico do atacante alviverde o talento para as artes marciais. Com a perspicácia de um torturador, Kléber respondeu a André Dias que “futebol é isso aí”, e quem não gostar que vá dançar balé. Entendimento de futebol que certamente faz parte do IWL e seu doutores do futebol, já que na semana passada foi o próprio Luxemburgo quem elogiou os talentos para o pugilismo barato do meia palestrino. O Palmeiras de Luxemburgo vai anos-luz de distância da história de craques de refinamento ímpar que desfilaram pelos gramados com a camisa alviverde, e só os torcedores mais recentes, embrutecidos pelas últimas décadas de futebol pobre em técnica e rico em violência de todas as formas é capaz de vibrar com esse time. O ‘Chagão!’ prefere o verdão da Academia de Futebol., que o marketing alviverde tenta copiar pelo marketing. Em vão.

Θ BRASILEIRÃO 2008 SÉRIE A. Faltando três jogos para completar a décima-segunda rodada, houve mudanças na parte de cima da tabela. O truculento Palmeiras alcançou o grupo dos 4, se aproximando dos líderes. O rodada foi ruim não só para o bom futebol, mas também para os nordestinos, que perderam seus confrontos, à exceção do Sport, que apenas empatou com o Grêmio. Santos e Fluminense seguem na briga pela vaga na segundona, mas tem parada dura contra o Ipatinga, que de lá veio, e pra lá deve voltar. Cleiton Xavier (Figueirense) e Alex Mineiro (Palmeiras) são artilheiros, já que Marcinho Pontapé, do Flamengo, vai ganhar a vida em petrodólares. Ele que se meta a besta de chutar uma mulher por lá… Resultados:

12ª Rodada Série A – 16 e 17/07

Sport Recife 2 – 2 Grêmio

Botafogo 4 – 0 Ipatinga

Portuguesa 3 – 2 Náutico

Figueirense 3 – 0 Santos

Cruzeiro 1 – 0 Atlético/PR

Palmeiras 3 – 1 Fluminense

Vitória 1 – 3 São Paulo

Vasco Goiás

Coritiba Flamengo

Internacional Atlético/MG

Classificação*

Flamengo  –  26

Cruzeiro  –  24

Grêmio  –  22

Palmeiras  –  21

Vitória  –  20

São Paulo  –  20

Figueirense  –  19

Náutico  –  17

Internacional  –  15

Botafogo  –  15

Sport Recife  –  15

Portuguesa  –  15

Vasco  –  14

Coritiba  – 14

Atlético/PR  –  13

Atlético/MG  –  12

Goiás  –  10

Fluminense  –  09

Santos  –  08

Ipatinga  –  07

* Em azul, os classificados para a Libertadores ’09; em verde, os classificados para a Sulamericana ’09, e em vermelho, os rebaixados para a série B.

Θ BRASILEIRÃO SÉRIE C. Boas notícias para a secretaria de finanças da prefeitura: não vai ser mais preciso liberar aquela verba para o Fast Clube se manter na terceirona. O time perdeu em pleno Vivaldão para o Luverdense/MT por 2 a 1 e está praticamente fora da disputa. Vai precisar vencer os dois jogos que tem fora de casa e torcer por uma combinação de resultados. Agora os manoniquins terão que concentrar as orações no time do Holanda, que joga contra o Cristal, do Amapá, neste domingo, e ainda está longe da degola. Nossos sinceros pêsames à família Mendonça…

2 Responses to “*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*”


  1. 1 solidário quinta-feira, 17 julho, 2008 às 10:14 am

    esse é o futebol amaozonense.

    4° DIVISÃO

    Fazer oq? Se tá ruim pq naum piorar neh?

    o jeito eh rir

    hahahahahaha

  2. 2 afinsophia quinta-feira, 17 julho, 2008 às 10:39 am

    Companheiro Solidário,

    Enquanto continuarem os mesmos dirigentes e o mesmo (des)entendimento que há pelo menos duzentos anos impedem o futebol manoniquim de se desenvolver, continuará valendo a tua frase. Enquanto isso, noutras paragens, o futebol cresce e se desenvolve como vetor de afetos alegres, seja no campo do Roma, na Redenção, Compensa, João Paulo, Santa Luzia, Cidade de Deus, todos eles por enquanto a salvo dos Mendonças, dos Carmo Chaves, dos Valérios, e por aí vai…

    Abraços!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.040 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: