COLUNA VERTEBRAL

Se a Vertebral não analisou nada se realizou

# Se o filósofo francês Baudrillard estivesse vivo, diante da virtualidade apresentada pela ABERTURA DAS OLIMPÍADAS, talvez ele exclamasse: “Agora O Crime Perfeito afirma seu absoluto real: a transparência virtual engoliu de vez todos – atletas e público!”. Escafudeu-se o mundo comigo, contigo e com o Raimundo. A ironia paródica maior do espetáculo, é que se a China não conseguiu realizar a revolução comunista permanente, realizou o comunismo-virtual destroçando a superioridade tecnológica de seu maior inimigo: os Estados Unidos. Os norte-americanos ficaram embasbacados no mundo sem dualidade, sem alteridade do grande Big-Brother chinês. Eles por essa não esperavam. Eles que, depois de Matrix, acreditaram ter dissipado o mundo real e mandado as favas as percepções e as cognições, foram também transformados em vítimas e carrascos do Crime Perfeito das Olimpíadas chinesas. Agora, é a predominância da ordem do vazio único, a transparência onde ninguém vê mais ninguém, e também não é visto. O Oriente se confundiu com o Ocidente. A terra desapareceu, e com ela todos nós, até o mestre Galileu. Se tomando a virtualidade como dissipação do real, Baudrillard afirmou que a Guerra do Golfo não existiu, imaginemos com as Olimpíadas da China o que diria. Talvez: “As Olimpíadas que não existiram!” Inferimos, então, que assim, acabou a era das Olimpíadas. “Atletas, procurem outros pódios para subirem!” Até eu estou duvidando da segundona real com seu TDPM – Transtorno Disfórico Pré Menstrual.

# Depois de ler a ENTREVISTA COM O CANDIDATO A PREFEITO AMAZONINO, ex-prefeito biônico de Manaus, ex-três vezes governador do Amazonas e uma vez senador, sem exercer, a filósofa Filó se pôs a examinar a afirmativa em que ele diz: “Agora as pessoas não me conhecem, elas conhecem o ‘Negão’, o verdadeiro Amazonino é um intelectual”. A sentença personalista jogou Filó em duas vertentes: uma perceptiva-política e a outra epistemológica. A primeira um marketing populista, “Negão”, afirma um erro perceptivo que se impôs como verdadeiro: Amazonino, não chega a ser nem cafuso, quanto mais negro. Falsa percepção que a psicologia afirma ser um objeto inexistente, tomado como real. Mas Filó deixou de lado a prótese étnica. Que o Movimento Negro acione seus direitos de cor. Já basta a usurpação de cor realizada por Michel Jackson. O que tocou Filó foi o epistemológico, intelectual. Aí ela partiu para destrinchar o despiste lingüístico-racional.

Amazonino estabelece uma duplicidade inexistente quanto ao termo intelectual e sua função. Intelectual todos somos. O intelecto é uma das faculdades da razão que opera como agente do conhecimento e orientador do homem no mundo. Como criador e concatenador de signos capazes de indicar as relações dele como ser atuante. Até um analfabeto é um intelectual. Entretanto, a palavra, com o emergência do intelectual burguês, no século XIX, passou a ser uma “charme” de classe que se dizia pensante das causas e dos efeitos sociais que o proletariado não alcançava, principalmente o operariado. Ou seja, o intelectual-burguês se considerava o marxista desbravador da liberdade do proletariado. Babaquice que Freud explicava como Complexo de Culpa de Classe. Como que alguém que não liberta seus afetos aprisionados pode pensar o outro e o libertar? Exibicionismo que os filósofos Sartre e Foucault mostraram ser a doença infantil do egoísmo. Todo intelectual burguês é um insuportável narcisista. Daí não ser necessária para o crescimento do socialismo, mas sim o próprio operário. Como mostra o conceito de operarismo do filósofo Toni Negri, onde o trabalhador como intelectual entende a cientificidade pós moderna e sua ação nos meios de produção, idéias saídas do pensamento do filósofo Gramsci.

A duplicidade intelectual de Amazonino nos leva a perguntar: como ele conseguiu durante suas gestões afastar o intelectual e fazer prevalecer o “Negão”, que segundo se infere de sua afirmativa, não é intelectual? Será por isso que suas administrações foram decepcionantes? Sendo verdade, e se ele fosse uma real negro, seria discriminação: “Negão” não tem intelecto? Alguém poderia, exclamar: “Deus nos protegeu, o governador não tinha intelecto”.

Piora sua tese da duplicidade quando afirma ser marxista. Como já foi provado que o marxismo é um método político/social de grande eficácia para construir uma sociedade justa, e introduzir o homem na história, e estando ele tantos anos nos governos, porque não concebeu no Amazonas os traços de uma realidade socialista capaz de colocar essa sociedade, pelo menos, na era moderna, já que ainda não saímos da idade média? Filó gargalhava com o intelectual marxista de Amazonino que anda lendo São Francisco. E finalizou, perguntando: “Em quem o povo deve votar? No ‘Negão’, ou no intelectual? Se for no ‘Negão’, corre o perigo de erro de gestão por falta do intelecto. E se votar no intelectual corre um perigo maior de não contar com o ‘povo’ em seu governo. E governo sem povo não é democracia, e sim, tirania”. É filó, com suas afirmativas vaidosas o Amazonino deixa transparecer que sempre foi seu próprio problema político.

Quem pode toque!

Olimpicamente eu quero rock!

Beijos e Abraços Vertebrais!

0 Responses to “COLUNA VERTEBRAL”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.242.988 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: