O IBOPE DO AMAZONINO

Historicamente as empresas de sondagem de opinião pública surgiram no momento em que a sociologia se concretizou como ciência social capaz de afirmar a realidade do social pelo social. A existência da sociedade é provada através dos fatos resultantes das relações sociais responsáveis pela objetivação dos desejos das classes sociais, afirma a física social de Auguste Comte. Quer dizer: a sociedade é real. Nada de evanescência continua do mundo. Para ela, o social é tão real quanto é verdadeira a frase do teatrólogo Jean Vilar: “O teatro é uma fatia da vida”. O que, para Brecht, não é.

Com a certeza de que a realidade social é visível e, assim, possível de demonstração, as empresas de sondagem de opinião se muniram de regras estatísticas e se auto-nomearam capazes de se apossar da cognição e vontade da população, e formar um mapa demonstrativo de como sua opinião é direcionada em um dado momento, de acordo com as perspectivas de seu Eu-Social Real. Munidas destes elementos, passou a oferecer seus poderes às empresas que necessitavam, no mercado capitalista, colocar determinado produto à venda. Para difundir mais seu imaginário poder, não percebeu que suas sondagens de opinião estavam cada vez mais se comprometendo com os interesses de seus contratantes, seus clientes, mais um real social. A “cientificidade infalível”vendida por elas passou a interessar também a órgãos públicos. Foi seu grande achado. Agora sua irrefutável sapiência e importância social se consagrava.

Com poderes espalhados no social, da ilusão sociológica, elas se tornaram, então, objeto imprescindível para os partidos políticos. Assim surgiram os “IBOPEs”. Com eles, as ilusões dos candidatos e, acima de tudo, suas possíveis manipulações eleitorais: trapaças. No Brasil existem quatro empresas diretamente ligadas a estas pesquisas de opinião pública. A Vox Populi, a Sensus, o Data Folha, e o tal IBOPE. Cada uma tem seu método de pesquisa. Cada uma tem com o público seu status de seriedade científica e comprometimento social. Entre as quatro, a que mais o pública descrer é o IBOPE. Não é para menos. O próprio instituto de opinião pública se responsabilizou por criar esta opinião na população. Alguns casos de pesquisa não correspondentes aos seus objetivos sociais aconteceram. O caso Brizola, em que mostrava o gaúcho derrotado em um pleito, para depois surgir eleito. Denúncias de pesquisas encomendadas, principalmente por candidatos de grande poder financeiro, entre outras.

A TV AMAZONAS, O IBOPE E AMAZONINO

A TV Amazonas, retransmissora da Globo em Manaus, publicou uma pesquisa de opinião dos eleitores sobre os candidatos a prefeito encomendada ao IBOPE — talvez por força do hábito de servir aos anseios de sua matriz. Na dita pesquisa, o candidato Amazonino aparece com mais de 50% de intenção de votos, os outros ficam apenas como os outros: juntos não formam nenhuma ameaça ao vitorioso. Vitorioso, que em eleição passada, o vidente IBOPE afirmara que seria eleito com margem semelhante, mas no contar dos votos amargou a falsa premonição ibopiana: perdeu para Serafim. Até mesmo o candidato do governador, que é ideologicamente parecido com o campeão do IBOPE, teve um pífio percentual. Entretanto, não é o resultado da pesquisa que chama atenção, por isso o público já conhece e sabe que é tudo o contrário. O que chama atenção são dois humores que saltam debochadamente.

1 – Na pesquisa também foi sondada a opinião do eleitor sobre o governo Eduardo Braga. O governador, no todo, aparece com aproveitamento muito melhor que Amazonino. Daí saltam duas perguntas: por quê o governador não consegue passar ao seu candidato Omar, o otimismo dos eleitores que lhe concedem tamanho aproveitamento? Será incompetência de cabo eleitoral oficial ou será que seus eleitores o consideram parecido com Amazonino, por isso preferem o campeão do IBOPE?

2 – Se a pesquisa era de sondagem de opinião do eleitor sobre o candidato que pretende votar, por que a TV Amazonas contratou, na mesma pesquisa, sondagem sobre o governo do candidato à reeleição, Serafim, que o mostra em péssima posição para o eleitor? Nos parece que isto é uma forma insinuante de fazer propaganda contra o prefeito em benefício do candidato do IBOPE. A pesquisa era de sondagem de opinião sobre os candidatos, e não sobre o governo Serafim. Se era para fazer tal pesquisa, que fosse feita em outra ocasião. Não temos nenhuma ligação com a candidatura Serafim, mas acreditamos que a posição da TV Amazonas é antidemocrática. Apresenta tendência a influir na opinião do eleitor. E isso não é direito de um veículo de comunicação, que é uma concessão pública com obrigação de prestar serviço à comunidade, e não contra ela. Essa é opinião real de eleitores que assistiram à trapaça eleitoral e conversaram conosco. Houve até quem nos sugerisse recorrer ao Ministério Público, fato que acreditamos ser mais da competência do PSB, partido do prefeito.

No mais, se já não fosse o histórico do IBOPE como oráculo benfeitor de Amazonino, só este ato da TV Amazonas, contra o candidato Serafim, coloca o resultado da pesquisa sob suspeição.

0 Responses to “O IBOPE DO AMAZONINO”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.165 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: