A ARMADILHA LINGUÍSTICA DOS CLONES: OMAR, BRAGA, ALFREDO

O ministro Alfredo Nascimento afirma na propaganda eleitoral do seu candidato, Omar Aziz, que “tem a palavra do presidente Lula” de que terá recursos para investir na capital.

A frase é um recurso linguístico que tenta capturar o receptor através de uma ilusão criada pelo significante.

A palavra é uma construção fonética ou pictória que carrega um significado dentro da linguagem. Como a língua é uma relação humana, ela não tem “dono”, não pode ser convertida em propriedade, ainda que alguns governos tentem se apropriar de algumas palavras que carreguem significados perigosos para a sua existência. Principalmente os tiranos, que têm ojeriza à palavras como Amor, Liberdade, Conhecimento, Sexo, dentre outras.

Spinozianamente, a palavra é um corpo. Como tal, carrega intensidades que, em encontro com outros corpos, pode aumentar ou diminuir a potência de agir, ativando ou não a Vida. Mas este corpo-palavra é uma produção de outro corpo, o emissor, que carrega o corpo-palavra com afetos movimentadores de intensidades.

Assim a mesma palavra – democracia, por exemplo – pode ser proferida por Alfredo e por Lula, e nenhum dos dois será proprietário dela. No entanto, a semelhança entre a “democracia” de Alfredo e a de Lula terminam na grafia e na fonética da palavra. Enquanto Lula, mesmo com vários escorregões anti-democráticos que tem cometido, é de longe um democrata, para Alfredo, a palavra só tem efeito no seu conteúdo significante.

ALFREDO E A “REVOLUÇÃO” DOS CLONES

Alfredo, que participa da “revolução” dos clones (parceria Omar-zonino, Eduardo Brag-onino e Alfred-onino, todos clones do agora inimigo de ocasião, Amazonino), chegou à prefeitura praticamente como um desconhecido, ficou dois mandatos, e o legado de sua prefeitura se reduz às Palmeiras Reais dos canteiros dos divisores de algumas avenidas, que foram importadas à peso de ouro e morreram à míngua no forte calor manoniquim, e o Expresso, apelidado pela população de Extresso, que hoje está praticamente desativado, e que custou caro ao bolso do contribuinte local. Alfredo, à época chamado a assumir o ministério dos transportes indicado pelo seu partido, o então PL, hoje PR, hesitou em assumir, visto que as denúncias e dossiês fartos em provas de corrupção o aguardavam em Brasília. Assumiu com a vênia dos chamados caciques locais, e a garantia de que não seria atacado. Como Braga, é adepto das obras de ocasião, próximas ao período eleitoral, para tentar capturar a crença (e o voto) do eleitor inatento. Daí que surjam, agora, depois de muito tempo, notícias sobre a famigerada BR-319. Ou isso, ou Alfredo é mais um ministro de vitrine, aqueles que são nomeados como forma de contar com os votos da bancada do partido nas casas legislativas, mas que na prática não têm nenhum poder de decisão. Vide o caso das Minas e Energia, e o Sr. Edison Lobão.

É bom lembrar que, em matéria de censura, prática dos governos tiranos em proibir o uso de determinadas palavras, ou usar outras com um significado capturado aos seus interesses, os clones “-oninos” são reincidentes: em eleições anteriores, o seu clone-mor, Amazonino, já tentou judicialmente proibir o uso da palavra “sistema”.

LULA, E A CONCILIAÇÃO NÃO-DEMOCRÁTICA

Por que Lula, cujo candidato em Manaus é Praciano, permite que Alfredo cite seu nome na propaganda eleitoral de um adversário? Lula dá razões para isso. Com seu tom conciliatório, de quem não quer briga com os “aliados”, Lula abre margem para que, em todo o Brasil, oportunistas usem seu nome e colem à imagem do Sapo Barbudo aos candidatos alpinistas. Um equívoco anti-democrático de Lula, que prefere não usar – ou não tem consciência – da potência democrática que ele corporifica, e que é a potência democrática do Brasil. O mesmo equívoco que o levou a abraçar o foragido número 1 da Polícia Federal do Amazonas, Adail Pinheiro, em Coari.

Além disso, Lula, também a contento da chamada base aliada, não se posiciona claramente a favor dos candidatos que apóia nas capitais e principais cidades brasileiras.

Ao não ativar, nas suas palavras, a potência democrática que ele carrega e que está mudando o Brasil, Lula permite que outros políticos, estes sim corpos anti-democráticos, usem a sua imagem – consentida – para enfraquecer a política como práxis emancipadora do homem. Aí, Lula não pode ser considerado democrático. Sua palavra não vale, senão como mercadoria.

0 Responses to “A ARMADILHA LINGUÍSTICA DOS CLONES: OMAR, BRAGA, ALFREDO”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.218 hits

Páginas

setembro 2008
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: