A LENDA DO INVENTOR DO TRABALHO EM MANAUS

Era uma vez uma cidade habitada por um povo cabocão que, através de suas experiências naturais, construiu uma índole pacata e amiga. Vivendo feliz, com seus corpos histórico, arquitetônico, econômico, manifestados em suas ruas, calçadas e sobrados. Todavia, esse povo, que nunca precisou de herói, pois aprenderá com Brecht que o povo que precisa de herói é um povo pobre, e com Baudrillard que “o herói não “libera” os acontecimentos nem as forças históricas, e nem constrói uma história”. Só “encadeia as figuras do mito e da lenda”, não sabia se defender.

Eis que um dia, das águas misteriosas de um rio, no meio da floresta amazonense, emergiu uma criança recebida por uma voz a qual lhe disse: “És o guerreiro esperado para a nobre missão de guiar teu povo! Parte agora, herói!”. Sendo lenda, simulacro caricato do Moisés do Nilo, foi fácil para a criança recém nascida, sem ter sequer entrado no estágio da pré-linguagem, entender, entre o rumor do rio, os cantos dos pássaros e o farfalhar dos galhos das árvores, a profecia. Assim, não contou desgraça, embrenhou-se na floresta rumo à cidade e em menos de meio segundo, o tempo necessário para tornar-se adulto, mas permanecendo com a consciência lendária, chegou. Vendo o povo cabocão, falou aos seus botões: “Vai ser fácil comandar esse povo, mas preciso inventar algo que transforme a cidade!”. Então, como era uma lenda, não lera Marx, inventou um truque chamado por ele de “trabalho”. Nisso, descobriu, vivendo no subterrâneo da cidade, uma gente estranha, pálida, ambiciosa, quase sem vida, auto-alcunhada de Sonhadelos. Juntou-se a essa gente, e fez da cidade o que chamou de grande revolução. Depois do “trabalho” executado, como um deus lendário, disse que precisava descansar e deixou a obscura gente tomando conta da cidade.

Porém, em uma de suas caminhadas, Zeus chegou a Manaus e tomou um puta susto com o que viu. Chamou o titã Prometeu e passou-lhe uma senhora carraspana acompanhada de duas cacholetas e foi mandando bronca: “Porra, Prometeu, tu me prometeste que esse povo estava bem servido com o fogo da sabedoria e da arte, e olha como Manaus se encontra!”. Prometeu, defendendo-se, disse: “Mestre Zeus, eu dei o que roubei de Hefaistos e Atena, para mim era o que a moçada precisava”. Zeus foi ao delírio: “Mil vezes porra, Prometeu! Que adianta dar sabedoria ao povo se ele não tem o mais importante, o que os une em potência contra os inimigos e cria a democracia que é a Retórica, o Discurso, seu porra! Foi por isso que a demagogia deitou e rolou em Manaus. Chama o Hermes, cacete!”. Hermes chegou e Zeus mandou ele entregar a Retórica aos manauaras.

Então, de posse da Retórica, unidos democraticamente, o povo inventou a política, o trabalho-real e começou resgatar a cidade. Um dia, depois de seu longo descanso, a lenda voltou. O que viu lhe deixou tresloucada: a cidade tinha recuperado sua identidade cabocal. Entrara em sua fase de prosperidade, com o povo novamente feliz. Ofendido, procurou reunir o que restou da gente obscura e saiu gritando: “Mãos à obra! O ‘trabalho’ está de volta!”. Que “trabalho” que nada. O povo foi a luta e o mandou de volta para as profundezas do rio. Contam até que em noite de enchentes ouve-se um lamento: “Pobre do povo que não tem herói!”. E distante, um pássaro vermelho, responder: “Vai estudar, lamento! ‘Pobre do povo que precisa de herói’.

Quanto ao povo, não foi feliz para sempre, porque sempre é lenda, mas continuamente produziu o real social: a democracia.

3 Respostas to “A LENDA DO INVENTOR DO TRABALHO EM MANAUS”


  1. 1 Anônimo quarta-feira, 15 outubro, 2008 às 10:52 pm

    Amigos afinados!queria comentar sobre o que vem acontecento na tv manauara…a dois dias que acompanho os programas locais(Canal livre),os caras vem criando situaçoes,forjadas para induzir as pessoas a votarem no “inventor do trabalho”;primeira situaçao foi na segunda,eles colocaram o resgate de crianças desaparecidas,o constrangimento das crianças era visivel,que possibilitou evidenciar a farça;na terça foi pura apelaçao;apareceu um joven no fundo do palco do programa,dizeram que o joven estava sendo preso,porque ja aviam dado-lhe uma chancede sair da crimalidade…a policia entrou em seguida predendo e algemando o rapaz.Queria que vcs criacem uma coluna que permitisse um amplo estudo sobre o que vem a ser a midia em manaus,para que os leitores deste imtespetivo possam estudar,e divulgar os horrores que ocorrem em manaus na tv!Comtem com minha ajuda!Francisco-Zumbi-Manaus-AM.

  2. 2 diogo silva de carvalho terça-feira, 11 novembro, 2008 às 12:28 am

    Como o proprio texto nos diz o povo nao foi feliz!!
    este pequeno texto retrata a vida manauara, isso reflete os olhos na sociedades nao adianta dar emprego, não adianta facilitar! o estudo apresenta características de crescimento, o que adianta ter emprego e não saber o que faz!!

    a situação do trabalho nao pode ser votada pois se fosse votada todos estarião iguais aos deuses não como mero mortais……sem emprego..

  3. 3 FERTYUIOPÇLKGS terça-feira, 4 agosto, 2009 às 4:40 pm

    GGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.263.068 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: