i iNDA TEM FRANÇÊiS Qi DiZ Qi A GENTi NUM SEMO SERO

@ O BRASIL APRENDEU A “LIÇÃO DE CASA”? O aprendizado é relativo aos ensinamentos do ex presidente do Banco Central dos EUA (FED), Alan Greenspan. E a “lição de casa” é a defesa da auto-regulamentação do mercado, da privatização, e da política econômica (neo?)liberalista. Segundo texto de Rodrigo Vianna, na Agência Carta Maior, esta lição de casa, a qual o Brasil teria que aprender, era (ou ainda é?) sempre lembrada pelos então especialistas nas áreas, recomendando a dita “lição”. Mas a própria lição foi desaprovada, pelo menos parcialmente, pelo próprio mestre. Greenspan admitiu que errou, mas parcialmente, ao defender um modelo político econômico centrado na auto-regulamentação do mercado, à procura de um desenvolvimento mais rápido. Os alunos, seguindo a sombra de seu mestre, temiam qualquer menção à estatização e faziam repercutir os ensinamentos aqui no Brasil. Contudo, podemos nos aperceber, com esta crise, que a compreensão do processo e dos acontecimentos econômicos não podem ser reduzidos a uma economia fundada em especulações financeiras com créditos, débitos e valores monetários ligados ao consumo. De que maneira um país poderia aprender esta “lição de casa” se não fosse pela via de fazer com que as produções materiais e imateriais do povo não passassem de mão de obra barata de empresas privadas interessadas em manter as contradições engendradas e impostas pela subjetividade capitalística? Para isso, este país teria que aceitar a existência de um único modelo econômico ao qual a produção humana não é para a criação de um espaço público onde exista o bem comum (democracia), mas somente destinado a conservar uma sociedade onde a produção é já engolida pela rapidez do consumo eterno. Como se a economia estivesse restrita ao dinheiro e não à produção de ações que preservem as relações entre as pessoas em todos os seus níveis. O Brasil, ao contrário, no atual governo federal, diferente do governo anterior, realiza um trabalho que garante a sua economia devido à existência de bancos estatais fortes, empresas que não foram privatizadas e políticas públicas includentes. É como diz Maria da Conceição Tavares: “O problema é que eles acreditam no mercado. Essa é a tragédia. Esperaram até o limite da irresponsabilidade para intervir. Aí perderam o controle e estão diante do pânico: ninguém empresta a ninguém, entupiu o sistema circulatório do capitalismo”. Ainda bem que o Brasil não aprendeu a “lição de casa”. I inda tem françêis…

@ SERRA E KASSAB, A MÁFIA PAULISTA é um vídeo que Daniel Pearl, do blog DesabafoPaís, fez com várias situações, como o confronto entre as polícias Civil e Militar, que demonstram todo o despreparo e truculência das forças policiais e da forma de governar do DEM-PSDB. “Quem não vai gostar é os almofadinhas do “CANSEI” e os neuróticos jornalistas da Folha de São Paulo, Estadão, Veja, Rede Globo, SBT, Rede Record, RedeTV, Correio Brasiliense, O Globo, Jornal do Brasil e O Dia”, provoca Daniel. O DesabafoPaís entra numa proximidade democrática com diversos outros blogs, inclusive este bloguinho, no Blogueiros com Marta. O vídeo, que também pode ser visto pelo youtube, faz pensar o voto em São Paulo como uma escolha entre a lucidez democrática e a perversidade tirânica. I inda tem françêis…

@ TRE-MT VETA SAQUE ACIMA DE R$5 MIL ATÉ O FIM DAS ELEIÇÕES. Candidatos,coligações, Partidos Políticos, pessoas ligadas a legendas estão proibidas de efetuarem saques acima de R$ 5 mil em todo o estado do Mato Grosso até o fim das eleições no segundo turno. Até as pessoas que não estejam nestas classificações, mas que não conseguirem comprovar que o dinheiro não será usada para beneficiar algum candidato, podem ser impedidas de fazer o saque acima do valor estipulado pelo TRE-MT. A medida foi tomada devido às muitas denúncias de compra de votos. Legalmente, a medida é uma ação que beneficia o processo democrático eleitoral. Ainda permite que a população possa logo identificar quem são aqueles interessados em emperrar a liberdade e a responsabilidade coletiva do voto. Se o TR-MT tomou esta iniciativa, que ela se prolongue em todos os lugares onde haverá segundo turno, no voto como escolha consciente e responsável engajada com a criação da cidade como um habitat sem privações. I inda tem françêis…

@ “A RUA E A ESQUERDA SE MOBILIZAM CONTRA BERLUSCONI é o título da reportagem no Le Monde Fr. Desde sua eleição (a terceira) para primeiro-ministro italiano, “il caimano”, aquele que provavelmente papa o prêmio da figura mais grotesca da política européia, deixando até Sarkosy para trás, vinha conseguindo manter sua popularidade em alta, como sempre fez, através da demagogia, dos acordos tácitos, a ponto do cineasta Nanni Moretti falar em “desaparecimento da opinião pública”. Mas eis que a ministra da educação, Mariastella Gelminni, pretende fazer um corte orçamentário de vários milhões de euros e a supressão de aproximadamente 140 mil postos de trabalho. “Hoje a rua se revela”, diz o Le Monde. Dezenas de milhares de professores, de estudantes universitários e de estudantes de ensino médio (lycéens). Duas greves foram anunciadas: 30 de outubro nas escolas e nos liceus e dia 14 de novembro nas universidades. Parece que, tal qual a vez anterior, Berlusconi não ficará por muito tempo bancando o dono do poder. I inda tem françêis…

Vamos que vamos.

Pois se formos amanhã

É porque não fomos agora…

0 Responses to “i iNDA TEM FRANÇÊiS Qi DiZ Qi A GENTi NUM SEMO SERO”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.244.818 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: