AMAZONINO LEVA… NÃO LEVA… LEVA… NÃO LEVA…

Não é porque realiza eleições que uma cidade é democrática. Hitler foi eleito e era nazista. Bush foi eleito e é fascista. E as eleições podem não ser democráticas tanto em seus mecanismos quanto nos segmentos que cristaliza. Collor foi eleito com corrupção, veiculando falsas notícias sobre Lula com o aval da mídia globolálica direitaça seqüelada. Fernando Henrique foi eleito duas vezes como o “príncipe dos sociólogos” e mostrou todo seu entendimento de classe, fazendo o Brasil quebrar três vezes e mantendo-o sempre na alternância inflação/deflação. Como dizem Deleuze/Guattari, “não é porque um indivíduo fala em nome dos trabalhadores que ele é um trabalhador ou defende posições dessa classe”. Por exemplo, por mais que o PFL tenha mudado o nome para DEM, o povo sabe que ele é um partido de direita, elitista, reacionário.

UM SUICÍDIO ELEITORAL

Se esses fascistas/autoritários/tiranetes, que se sabe de antemão, pelas suas trajetórias, que irão colocar a cidade em decadência, são eleitos pelo voto direto, é preciso analisar que voto é esse. Para a justiça eleitoral, o voto é individual e intransferível. Mas tem diversas formas de transferir o voto, que não é somente através do antigo voto de cabresto ou o uso do voto como moeda de troca por uma bicicleta, uma dentadura, um emprego, qualquer 50 reais para um motoqueiro pegar um título e votar em lugar de outro, principalmente que nestas eleições, mediante a apresentação do título eleitoral, dispensou-se a apresentação de documento com foto. O voto é social, e é interessante que as pessoas que mais gritam “meu voto” são as que mais facilmente o corrompem, elegendo políticos antidemocratas. Os individualistas não alcançam uma verdadeira individuação enquanto singularidade, acabam por formar uma coletividade dura, que faz vibrar uma caixa de ressonância de clichês de imbecilidades microfascistas, carregando e propagando seus pequenos suicídios, que não deixam de se correlacionar com a desintegração da cidade. É fácil perceber sua euforia violenta, arrogante, assim como será fácil perceber sua ressaca depressiva.

VITÓRIA POR WO NO JOGO DO NÃO-JOGAR

A vitória de Amazonino não passa pelo entendimento dos analistas políticos tradicionais. Lembramos quando há dois anos passados um morador da Zona Leste de Manaus dizia que até um poste ganharia de Amazonino devido ao clima de final de festa que se instaurou em torno de seu nome em decorrência das duas derrotas seguidas que ele havia tido. A questão é que os outros candidatos se apresentaram nessa eleição num clima de final de jogo perdido. Não se apresentaram. Praciano, que vinha como uma alternativa democrática, devido principalmente o apequenamento interno do PT Oh!, my darling! (Sinésio apoiando Omar e Marcus Barros, Serafim), ficou no primeiro turno. Enquanto que Serafim parecia nem acreditar que passara ao segundo, daí sua visível conformidade com a derrota. É possível que ainda na noite de ontem ele tenha se encontrado no Calçada Alta para abraçar Amazonino pela vitória. Uma vitória por WO num jogo inexistente. Não há do que se gabar. Amazonino leva, mas não leva…

A CADEIRA VAZIA DO PODER

Jean Baudrillard, o filósofo da simulação, diz que o poder é um lugar vazio, opaco, e dá como demonstração prática disso a eleição de Silvio Berlusconi como primeiro-ministro italiano: No fundo, tudo se passa como se as massas “cegas” tivessem uma visão mais sutil do que os intelectuais “esclarecidos”: ou seja, a consciência de que o poder é um lugar vazio, corrompido, sem esperança e que se deve colocar nele logicamente homens com o mesmo perfil vazios, grotescos, histriões, charlatões encarnando idealmente a situação. Berlusconi, por exemplo…” Por exemplo, Amazonino… Não é à-toa a afirmação (em tom anedótico) de um rapaz no dia anterior à eleição de que votaria em Amazonino para ver se iriam cassá-lo. Para muitos, é apenas uma personagem caricata que eles manipulam para ficar assistindo suas peripécias cômicas-policiais no seu reality show.

Nesse sentido, o telespectador-eleitor já teve/produziu alguns bons capítulos: ainda durante o primeiro turno, foi pedida a impugnação da candidatura de Amazonino devido a uma dívida da campanha passada; mais recentemente durante o último debate televisivo, segundo jornal da cidade, “o advogado da coligação Manaus – Um Futuro Melhor, de Amazonino Mendes, foi ao debate televisivo para evitar que o candidato passasse por constrangimento. O TRE intimaria Amazonino no debate”. O documento não foi entregue, mas ele tem tudo para se juntar a Henrique Oliveira, o vereador eleito com o maior número de votos nesta última eleição em Manaus, que está na iminência de ser cassado pela justiça eleitoral. A qualquer dia, antes ou depois de assumir, mais dia menos dia, mesmo os que votaram em Amazonino ficam no clímax do espetáculo de sua queda sempre iminente, quando poderá talvez escapar alguma centelha democrática. Até lá, brinca-se, numa demonstração que ele nada pode fazer em sua impotência: leva… não leva… leva… não leva… leva… não leva…

1 Response to “AMAZONINO LEVA… NÃO LEVA… LEVA… NÃO LEVA…”


  1. 1 nathane quinta-feira, 9 julho, 2009 às 12:29 pm

    respeito o coletivo nao e justo levar


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.143 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: