SENADO VOTA LEI QUE RESTRINGE MEIA-ENTRADA DE ESTUDANTES

Projeto de Lei criado pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB/MG), tido como o pai do chamado “mensalão”, e por Flavio Arns (PT) quer regularizar a emissão e o uso da Carteira do Estudante e a Carteira Nacional do Idoso.

O projeto do senador, no entanto, conseguiu desagradar tanto aos estudantes quanto aos próprios produtores culturais. Isso porque o senador extrapola a questão da regularização da emissão das carteiras e se coloca como o defensor do interesse dos empresários do setor. Mas nem a esses o atabalhoado projeto do senador conseguiu agradar.

O projeto tem como objetivo nacionalizar as carteiras, imprimindo um padrão nacional para que as distorções que existem entre os entes da Federação possam desaparecer. Neste ponto, há concordância entre estudantes e empresários, já que em muitas cidades, existem escolas que sequer existem, mas cujo registro é usado para venda ou facilitação de emissão de carteiras para quem não é aluno.

No mesmo lado, o projeto pretendia limitar o uso das carteiras, restringindo o acesso a cinemas aos dias alcunhados úteis e ao teatro, de domingo a quarta-feira, dias considerados de menor movimento. O projeto ainda retira o direito de uso da carteira a estudantes de cursos de idiomas, de dança e de concursos, o que inclui os pré-vestibulares.

Ontem foi noticiado que a relatora do projeto, senadora Marisa Serrano, modificou o texto da lei antes de apresentá-la à Comissão de Educação do Senado. Retomando o projeto inicial, ao invés de restringir o uso da carteira a dias específicos, a lei irá fixar em 30% do total de entradas para um evento ou espetáculo destinadas ao público que paga meia-entrada. Na prática, ganham novamente os empresários.

DESDE O TEMPO DA DITADURA, NÃO SE SABE QUEM SÃO OS ESTUDANTES DO BRASIL

Projetos de meia-entrada ou meia-passagem no Brasil existem desde a década de 1930. Especificamente, foi na década de 1960 que foi editada uma lei garantindo a todos os estudantes direito à meia-entrada em eventos culturais. Como praticamente todos os cidadãos brasileiros tinham carteira de estudante, o então General Figueiredo, o mesmo do cheiro do cavalo, fazendo as vezes de presidente, no final da ditadura, em 1983, revogou a lei, baseando-se no fato de que não havia regularização na emissão das carteiras.

O benefício só retornaria na década de 1990, primeiramente nos municípios, e depois nos Estados. Nesta época, apenas a UNE (União Nacional dos Estudantes) e a UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas) podiam emitir as carteiras. Somente após a MP 2208/01, emitida pelo ministro da educação, Paulo Renato, o do milagre da multiplicação das universidades particulares, ficou acertado que qualquer entidade ou instituição educacional poderia emitir as carteiras. A medida teve menos o objetivo de democratizar o acesso à carteira estudantil do que enfraquecer financeiramente as entidades estudantis nacionais, pois que acabou facilitando o comércio das carteiras, com escolas “fantasmas” e entidades emissoras idem, faturando com a emissão de carteiras a estudantes também “fantasmas”.

AZEREDO DESAGRADA A GREGOS, TROIANOS, HEBREUS, EGÍPCIOS…

A modificação no texto original da MP 2208/01, proposta por Azeredo, conseguiu desagradar tanto aos estudantes quanto aos promotores de eventos e a indústria do chamado entretenimento cultural. A relatora do processo é a senadora Marisa Serrano (PSDB/MS), e o projeto ainda deve passar pela comissão de Educação, já tendo sido aprovada na comissão de Constituição e Justiça.

Estudantes e empresários são concordantes quanto à necessidade de regulamentação da emissão das carteiras, mas são contrários às restrições no direito à meia-entrada. Para os empresários, a meia-entrada é garantia de consumo para um público que não tem condições de acesso aos produtos da indústria de entretenimento cultural, e portanto, não lhes interessa quaisquer restrições a esse direito. Quanto aos estudantes, principalmente as entidades nacionais e suas representações regionais, interessa o controle da emissão das carteiras, tirado pelo governo FHC.

UMA QUESTÃO DE MERCADO, NÃO DE EDUCAÇÃO

Independente dos desfechos do imbróglio, trata-se de uma questão econômico-financeira: a indústria do entretenimento cultural. Em nenhum aspecto a discussão passa pelo viés da educação como práxis necessária ao ser humano num plano democrático. Assim o fosse, as discussões sobre quem é ou não estudante se dariam no plano das produções subjetivas e atuação social destas pessoas, e não por uma classificação de atividades pela organização do Estado. Seriam vetores de produção de modos de ser, e não passivos receptores, consumidores da indústria de entretenimento.

Da mesma maneira, as produções culturais da indústria de consumo de entretenimento se fariam como linha de fuga do regime de signos do Significante Despótico, e poderiam auxiliar na construção de outras comunidades, outros dizeres, outros modos de ser.

Anúncios

2 Responses to “SENADO VOTA LEI QUE RESTRINGE MEIA-ENTRADA DE ESTUDANTES”


  1. 1 MÁRIO LÚCIO DA SILVA quarta-feira, 26 novembro, 2008 às 3:46 am

    Conseguimos a primeira lei da MEIA ENTRADA em Manaus em 1996, naquela época somente valia a meia nos cinemas do Centro, graças a um acordo que tinhamos com o empresário Joaquim Marinho desde 1994. Foi uma luta difícil, e somente em 2001, ampliamos esse benefício para os shows e casas de diversão, passamos a educadar o empresários que eles não iram falir se cumprissem a lei disponibilizando gradativamente os ingressos e nós fariamos o controle do uso da carteira, funcionou apesar das filas a meia valia mesmo. Mas em 2003, surgiram entidades criadas nos gabinetes da Câmara Municipal de Manaus e mais carteiras, cada vez mais, e os ingressos acabaram ficando poucos para muitas carteirinhas inclusive “fantasmas” emitidas por entidades novas fundadas por velhacos. Finalmente o filho do Serafim teve a “genial” idéia de promover o passa fácil para acesso aos ingressos de meia, colocando no mínimo 400 mil cartões para cerca de 10 mil ingressos (capacidade máxima do Sambodromo) sem falar em Studio 5 e outros de menor lotação. Todo mundo ia pagar meia. Os empresários, especialmente da fábrica, fizeram um acordo com a Prefeitura, MEIA ENTRADA para TODOS e PASSA FÁCIL (sem desconto é claro!), assim Manaus toda com carteira e sem carteira passou a pagar meia pelo preço de inteira. Reclamamos mais ninguém escutou, com a patifaria todos estão de acordo. Agora o PSDB (Azeredo e Marisa) e o PT (Flávio Arns) unidos vem um um projeto que não tem punição e limita a meia entrada em 40% para estudantes e idosos, é isso é matar…

    MÁRIO LÚCIO – Pres. da UESA/UEA


  1. 1 A UNE CONTRA A COTA DA MEIA-ENTRADA « Trackback em quinta-feira, 27 novembro, 2008 às 3:50 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.216.308 hits

Páginas

novembro 2008
D S T Q Q S S
« out   dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: