A PSICOPATIA INSTITUCIONAL DO TRE/AM SE EVIDENCIA NO CASO HENRIQUE OLIVEIRA

O corpo da Lei é o corpo do Estado. Ela constitui a organização do social e estabelece regras de co-existência, e não apenas isso, mas induz modos de existir.

No entanto, como enunciação paranóide, o corpo do Estado burguês tenta capturar, tal como o buraco negro captura todas as energias e toda a matéria na sua órbita, tudo aqui que surge como produção social e que diverge da semiótica deste Estado. Ainda que essas produções sejam contrárias ao próprio corpo. É o que está acontecendo com o Tribunal Regional Eleitoral, no caso do apresentador e explorador da miséria social, Henrique Oliveira, que foi eleito vereador ao mesmo tempo em que é funcionário público concursado do TRE, o que é proibido pelo Código Eleitoral.

A comissão interna do TRE/AM, responsável pela análise da situação de Henrique, apresentou relatório em que pede a demissão com data retroativa a 29 de setembro de 2005, quando Henrique pediu licença remunerada do trabalho para tratar de “assuntos particulares”.

A decisão abre precedente legal para que o apresentador e explorador da miséria social seja empossado como vereador, apesar da fraude cometida, já que, segundo o desembargador do Pleno do TRE/AM Ari Moutinho, “é independente uma coisa da outra”.

O DISCURSO PSICOPÁTICO NÃO RECONHECE A CONTRADIÇÃO

O TRE/AM afirma que não pretende favorecer Henrique, mas tão somente cortar “o erro na sua raiz”. No entanto, parece não perceber a desrealização espacial que a sua conclusão afirma. Ao decidir que Henrique Oliveira não era mais funcionário do TRE a partir de 29 de setembro de 2005, a comissão afirma a inexistência do próprio TRE, já que numa “outra dimensão espaço-temporal”, a qual pertence este Bloguinho, a cidade de Manaus, o Brasil, o mundo e o universo, menos o TRE, o funcionário Henrique Oliveira, demitido em 29 de setembro de 2005, continuou recebendo os proventos (5000 Reais), e continua recebendo, até onde se sabe. A decisão da comissão não prevê o ressarcimento dos cofres públicos por parte de Henrique. Qual o TRE que existe? O que continua pagando um funcionário que cometeu uma fraude eleitoral, ou o que, “desde 2005”, não conta mais com os prestimosos serviços do técnico Henrique Oliveira (mas continuou e continua pagando um funcionário que não existe)? Para a comissão, as duas “dimensões” convivem pacificamente, sem contradição aparente.

DE VOLTA PARA O PASSADO (ou ENTRE O PASSADO E O FUTURO, VALE TUDO)

Um outro aspecto da psicopatia institucional é a desrealização temporal. Se Henrique pediu licença em setembro de 2005, então não pode ter sido demitido. É ainda funcionário do Tribunal. Quando a comissão afirma que ele foi/será demitido em 2005, significa que hoje, em 2008, ele não é mais funcionário do TRE. Se ele não é funcionário do TRE desde 2005, então, numa desrealização temporal quântico-existencial, a própria comissão deixa de existir em 2008, já que não há funcionário a ser investigado!

Delírio espaço-temporal já registrado nos anais da literatura de análise psiquiátrica institucional: no romance 1984, de George Orwell, a personagem principal, o funcionário Winston Smith trabalha no Ministério da Verdade, no Departamento de Registro. Sua missão: “retocar” o passado de modo a justificar o presente. Se no presente o governo diz que tal coisa ocorreu assim e assim, então foi assim desde sempre, já que o governo não erra.

Enunciado paranóide que Orwell capturou nos governos autoritários europeus de sua época, e que aparecem como sintoma na instituição eleitoral amazonense. Alterações na noção de tempo, espaço e de coerência nos atos é sintoma psiquiátrico de psicopatia funcional.

Caso Henrique seja absolvido pelo Pleno do TRE e assuma o posto de vereador, então o delírio paranóide institucional estará confirmado. A psicopatologia institucional, diagnosticada.

SAÚDE PÚBLICA: teste psiquiátrico de detecção de psicopatologia institucional

Como território atualizante dos saberes como enunciados da potência intempestiva comunitária, este Bloguinho elaborou um teste para que o leitor intempestivo possa verificar se o encadeamento lógico da inteligência do TRE permite que ele, em sociedade, esteja capacitado para julgar este e outros casos de corrupção eleitoral:

Fato: sujeito A atirou em sujeito B. B morreu.

Análise a partir do encadeamento espaço-temporal dos acontecimentos:

A é detido, a arma do crime tem traços de pólvora que combinam com os traços encontrados no ferimento do cadáver de B. A não tem porte de arma. A é condenado por homicídio e preso”.

Análise a partir da lógica do TRE/AM:

A é detido, a arma do crime tem traços de pólvora que combinam com os traços encontrados no ferimento do cadáver de B. A não tem porte de arma. Se não o tem, então retroativamente ao dia do assassinato, A não portava arma, pois não tinha autorização para tal. Logo, que A seja solto e que B seja imediatamente ressuscitado”.

5 Responses to “A PSICOPATIA INSTITUCIONAL DO TRE/AM SE EVIDENCIA NO CASO HENRIQUE OLIVEIRA”


  1. 1 JOICI SILVA segunda-feira, 17 novembro, 2008 às 2:05 pm

    CONCORDO PLENAMENTE COM ESSE TEXTO, NAO TRABALHO NA AREA JURUDICA MAS SEI QUE OS MESMO ESTAO QUERENDO SAIR PELA CULATRA, E UM ABSURDO EXPLICITO E VERGONHOSO PARA O NOSSO AMAZONAS O QUE ESTAO FAZENDO, SIMPLESMENTE ESTAO NOS CHAMANDO DE IDIOTAS INDIRETAMENTE, MAS COMO TODOS DO MUNDO INTEIRO FALA [E O BRASIL LEGAL E CARA DE PAU). INFELIZMENTE SE ESSE HENRIQUE OLIVEIRA FOR ABSOLVIDO PODE SE DIZER QUE O DINHEIRO PAGA A DIGINIDADE A REPUTACAO E A CARA DE PAU DE TODOS ESSES JUIZES QUE VAO FAVORECER ESSE TAL FUNCIONARIO HENRIQUE OLIVEIRA QUE PREVALEU DA MISERIA E DA DESGRACA ALHEIA PARA GANHAR ESSA TAL (JUSTA E DEMOCRATA ELEICAO).

    ART.V
    INCISO IV – E LIVRE A MANIFESTACAO DO PENSAMENTO…

  2. 2 Anônimo segunda-feira, 17 novembro, 2008 às 2:54 pm

    CONCORDO PLENAMENTE COM ESSE TEXTO, NAO TRABALHO NA AREA JURIDICA MAS SEI QUE OS MESMO ESTAO QUERENDO SAIR PELA CULATRA, E UM ABSURDO EXPLICITO E VERGONHOSO PARA O NOSSO AMAZONAS O QUE ESTAO FAZENDO, SIMPLESMENTE ESTAO NOS CHAMANDO DE IDIOTAS INDIRETAMENTE, MAS ESSE E O BRASIL LEGAL E CARA DE PAU.INFELIZMENTE SE ESSE HENRIQUE OLIVEIRA FOR ABSOLVIDO PODE SE DIZER QUE O DINHEIRO PAGA A DIGINIDADE A REPUTACAO E A CARA DE PAU DE TODOS ESSES JUIZES QUE VAO FAVORECER ESSE TAL FUNCIONARIO HENRIQUE OLIVEIRA QUE SE PREVALEU DA MISERIA E DA DESGRACA ALHEIA PARA GANHAR ESSA TAL (JUSTA E DEMOCRATA ELEICAO).

    ART.V
    INCISO IV – E LIVRE A MANIFESTACAO DO PENSAMENTO…

  3. 3 Um humilde contribuinte sexta-feira, 21 novembro, 2008 às 9:45 am

    Pois é o que me dói é saber que os “lambanceiros” do TRE são pagos pelos mesmos contribuintes que eles enganam todos os dias. Pena maior é que eu sou um dos contribuintes.
    Henrique Oliveira tome vergonha na sua cara, o mesmo deve ser dito aos funcionarios do TRE-Am.
    Um rapaz que se diz evangélico tendo essa atitude.

  4. 4 Jorge Vasconcellos quarta-feira, 22 abril, 2009 às 12:27 pm

    FICOU FELIZ EM SABER QUE EXISTEM PESSOAS SENSATAS,VELANDO PELA LEGALIDADE,MORALIDADE E DECÊNCIA.
    PARABÉNS PELO TEXTO,QUE DE MANEIRA CLARA MOSTRAR A MÁ FÉ,NA DECISÃO TOMADA PELO TRE/AM.
    O RELATOR DO PROCESSO,DEVERIA HUMILDEMENTE SENTIR-SE IMPEDIDO DE RELATAR TAL PROCESSO POR TER LIGAÇÃO DIRETA,COM O RÉU,AMIGO DOS AMIGOS.
    CONSIDERAR UMA LEI NULA,SEM A MESMA TER SIDO REVOGADA É RISÍVEL.
    A VERDADE É QUE O PLENO DO TRE/AM,NÃO FOI IMPARCIAL NA SUA DECISÃO.
    AGORA,VÃO LÇEVAR O PITO DO TSE,ONDE COM CERTEZA OS PODEROSOS DE MANAUS,NÃO TERÃO O MESMO ACESSO QUE AO PODER, COMO TEM AQUI.

    isso é uma vergonha.

  5. 5 Jorge Vasconcellos quarta-feira, 22 abril, 2009 às 12:28 pm

    psicopatia
    psi.co.pa.ti.a
    sf (psico+pato5+ia1) Med 1 Nome comum a todas as doenças mentais. 2 Anormalidade congênita da personalidade, especialmente nas esferas afetiva, volitiva e instintiva, podendo serem normais as faculdades intelectuais.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.245.452 hits

Páginas

novembro 2008
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: