PALMEIRAS, A MANCHA

“Mãe, olha essa mancha na camisa que eu ia usar hoje pra namorar”. “Essa imensa mancha de óleo no mar é um desastre ecológico”. “Já viu a mancha que apareceu na minha bunda?” “Professora, tem uma mancha na minha prova, mas espero que a senhora não considere, porque é o Canal da Mancha”. Vou passar as férias em Castilla-La Mancha. Mancha! Há manchas! Quadrinho: “Mancha Negra”. Todavia há uma mancha que carrega a dor terrível do tribunal dos juízos finais. A mancha dos apocalípticos: a Mancha Moral.

O Palmeiras tem uma torcida “organizada” chamada de “Mancha Verde”. É apocalíptica: quer impor um reino de julgamento. Não pode: está fora do real. Não sabe que as cores são uma produção neuro/cerebral/cognitiva: não existem cores reais. E o pior para esses palmeirenses: não é verde, é apenas uma mancha. Mancha não é cor “definida”. Mancha é um embuste. Como se sabe, existem vários tipos de manchas. Mas a torcida da “Mancha Verde” quer aquela do tipo: “Manchou a honra da minha família, vai pagar!” Como diz Maradona: “La pelota no se mancha”.

MINHA TERRA TEM PALMEIRAS, ONDE…”

Em tempo de exacerbação ecológica-mística (culpa), é corrosivo não encontrar um sabiá no Palestra. Flora/frugal/ “gentil que te partistes?” Não há. Ritornelos bárbaros/estéticos, “em que terras te escondestes?” Choram teu filhos tapuias.

Não vamos, nem venhamos.

Se você fosse presidente de um time, contrataria Luxemburgo? O marqueteiro de si próprio? Empresário para quem menos importa é ver seu time campeão, mas sim valorizar suas mercadorias: jogadortes? Você daria um piteco no braço do Vand, para ele exibir glamouroso o braço na tipóia como se tivesse sido torturado, na ditadura, pelo delegado da OBAN, Sérgio Paranhos Fleury? Você não sabe que sem uma tralha de repórteres e jornalistas capachos, o Lux, não seria um luxo do futebol, mesmo com o aval de Lula? Você conhece algum time que quer ganhar um campeonato e nenhum jogador dá passe de primeira, e ninguém chuta em gol? Um time que se arrasta em campo? Você sabe quanto ganha um operário que participa em um torneio de pelada, corre e faz gol, apesar da mais-valia, e jamais vai ganhar o que ganha um jogador do Palmeiras? Um time cujo goleiro está careca de saber que só existe ele no time, e não abandona o arco?

O “BRASILEIRO É ALÉM DE TUDO UM FORTE?”

O indivíduo brasileiro pode até ser, mas não o Campeonato Brasileiro. 1 – O Brasil futebolístico não se resume aos caprichos do tiranete Ricardo Teixeira. Existem craques e mais craques no Brasil que não estão nos planos da Globo/Ricardo.

Este campeonato é o péssimo contra o pior. Não existe um jogador que, como se diz na fala vulgar, “que faz a diferença”, todos estão no mesmo gueto: esperando só a hora da execução. E o São Paulo que é líder? É tão péssimo/pior como os outros, só que tem um técnico que, movido pelos humores paranóides – cara de catástrofe –, faz seus pernas o ouvirem. Também tem uma “organização” clubista. Como diria o seu ex-atleta, Souza, hoje no Grêmio, de boca aberta para mostrar que “tudo vai mal, tudo. Tudo é igual, não me iludo, e com tudo… A mesma porta sem trinco, o mesmo teto”, mas não é “a mesma lua a furar nosso zinco”. Para ser um “Chão de Estrelas”, urge desfilarem Garrincha, Didi, Gilmar, Beline, Zito, Geraldino, Mauro, Fontana, Ademir da Guia, Veludo, Djalma Dias, Castilho, Leônidas da Silva, e mais outras estrelas a passear em um chão poiético.

Recorrendo a um clichê chantagista, “então, fica assim”, o torcedor/jogador, escolhe a mancha. Ou a mancha da camisa, ou a apocalíptica. Se a primeira servir para julgamento, então dá no mesmo: todos os times carregam suas manchas. Só que o Palmeiras tem uma mancha que os outros times não têm: a mancha vampiresca das pálpebras de um dos seus conselheiros: José Serra.

2 Responses to “PALMEIRAS, A MANCHA”


  1. 1 Jorge Mariano terça-feira, 18 novembro, 2008 às 12:19 am

    Ô amigo, vê como fala em gueto, parece preconceito. O gueto mudou, principalmente depois da eleição do presidente Lula. E olha que o autor do texto sobre os quilombos deu a maior força para os negros. No gueto mora todo mundo e parafraseando uma moçada que esteve hoje num programa da tv cultura, quero dizer para vocês que o gueto com o presidente Lula tá rico.

  2. 2 carlos alberto quinta-feira, 24 fevereiro, 2011 às 12:23 pm

    Pow cara só gostaria de saber onde a torcida do palmeiras se organiza e qual o local que dia etc….
    Aguardo seu e-mail


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.245.515 hits

Páginas

novembro 2008
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: