A BRECHTIANA MARIA DA PENHA NA CIDADE DAS HEROÍNAS

Do vazio do poder e do engodo-simulacro da democracia representativa, que entende o demos apenas como número e não como composição intensiva das potências de agir de seus habitantes, pode-se extrair alguns acontecimentos, sintomas do quão aguda é a doença social produzida pela subjetividade do capital, tão graves quanto a alcunhada crise, mas sem a mesma visibilidade midiática.

Manaus, que elege dentre seus representantes para o exercício do legislativo quase todos os exploradores televisivos e radiofônicos da miséria social – sintoma do sintoma? – e que tem autoproclamadas representantes do movimento feminino nas instâncias legislativas e executivas mulheres (no signo sujeitado faloculturalmente, que fique claro) que se sujeitam aos desígnios e interesses muy machistas de maridos, amantes e patrões. Cita-se aqui a economista Renata, que jamais se quis líder, representante ou edil (ainda), mas que expôs, com farta documentação, afirma a Procuradoria Geral da República, as agressões físicas e psicológicas sofridas por ela e pela primeira-dama, capitã de um Centro de Desenvolvimento Humano, desferidas pela dupla de sócios, o governador Eduardo Braga e Ney Barros. Cabia Maria da Penha neles. Elas, no entanto…

MARIA DA PENHA, BRECHT E AS GARCIANETTES

Na manhã de ontem, na Assembléia Legislativa do Amazonas – ALE, a convite da deputada Conceição Sampaio (PP), a meiga Maria da Penha falou sobre a lei que batizou, com a sua história doméstica, que ela fez transbordar politicamente, expondo as entranhas da boa família de classe média e suas violências cotidianas. Maria, que sofreu todas as formas de violência e fez-se democrática apenas por não querer para as outras aquilo que havia ocorrido a ela: anos de violentação, um tiro pelas costas e a não condenação do ex-marido.

Não sabe, talvez, a doce e engajada Maria que a deputada que a convidou, e que se pretende a defensora das mulheres indefesas, elegeu-se e elege-se graças à condição de insegurança social, física, psicológica, alimentar, de pertencimento, intelectual, de convívio e de ausência da proteção do Estado produzida pelos governos aos homens e mulheres, em toda a parte de Manaus. Governos aliados ao PP de Conceição, através de seu presidente, o ex-deputado Francisco ‘Sortudo‘ Garcia. Talvez por isso o silêncio da defensora das mulheres quando a agressão a ser investigada é a do governador. É na emissora de Garcia – poderia ser em outra, todas se fazem iguais, mas é lá – que Conceição, que começou como repórter esportiva e se orgulha de ter entrevistado Roberto Dinamite, só de toalhinha, no vestiário do Vivaldo Lima, passando pelo programa dos já decadentes Nonato Oliveira e Lupércio Ramos, com quem aprendeu que exibir o desespero criado pela miséria social dos governos é atalho para chegar um dia a fazer parte destes governos. Sempre, é claro, mantendo a subalternidade, já que Manaus é a cidade que não teve uma mulher sequer compondo chapa na eleição para a prefeitura. Se até as universidades da cidade, pretensas detentoras do título de consciência intelectual da sociedade, caíram na esparrela, porque não Maria da Penha?

Mas Maria da Penha escapa. Não carrega os mesmos elementos de culpa, resignação e ressentimento desse movimento feminista nascido ao largo do paternalismo dos Garcia, com conceições, rebecas e iguais. Escapa ao falso truanismo falocrático de Lins, Sinésios, Rottas, Souzas, Bragas, Mendes e tantos outros, apenas vetores do mau encontro que é a subjetividade falocrática, ainda predominante nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Enquanto em mil vinhetas supercoloridas as Garcianettes se heroicizam na perpatuação da miséria, Maria da Penha, na sua atuação, compõe com Brecht: pobre da cidade que precisa de heroínas!

3 Responses to “A BRECHTIANA MARIA DA PENHA NA CIDADE DAS HEROÍNAS”


  1. 1 Anônimo sexta-feira, 21 novembro, 2008 às 8:27 am

    Sabe por que não há comentários? Porque ninguém lê essas merdas que você escreve, seu rancoroso! Se você é mesmo filósofo, deveria saber que não és dono da verdade.

  2. 2 afinsophia sexta-feira, 21 novembro, 2008 às 9:58 am

    Valeu pela leitura do texto e pelo comentário, Anônimo.
    O texto não se quer verdade, mas infelizmente para a cidade, as personagens citadas fazem-no uma verdade factual.

    Volte sempre!

  3. 3 Mario Jorge Teixeira sábado, 15 maio, 2010 às 7:22 pm

    Acho que o nobre filósofo, já que diz que não escrever o que se supõe uma verdade, deveria pesquisar um pouco mais sobre a atuação parlamentar da deputada Conceição Sampaio. Bastaria deixar um pouco a preguiça de lado e pesquisar no Google. Suas opiniões totalmente preconceituosas a respeito da deputada nada têm de construtito. Dizer que a carreira televisiva de Conceição se resume a ter entrevistado Roberto Dinamite de toalhinha é ridículo, assim como dizer que ela explora a miséria alheia em seu programa de TV, que assisto com frequência. O sr. deveria assistior também, ao menos um dia, antes de emitir opiniões deste tipo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.241.987 hits

Páginas

novembro 2008
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: