O FOGO AMIGO NA CASSAÇÃO DE AMAZONINO E ALGUMAS REAÇÕES DA POPULAÇÃO

Mesmo sem se pronunciar, sabe-se que a defesa de Amazonino deverá recorrer ao pleno do TRE. Lá, a vitória do candidato é certa como o céu não é azul. É que o presidente do Pleno, Desembargador Ari Moutinho, é o mesmo que psicopatizou a lei para beneficiar o servidor do TRE Henrique Oliveira, que à margem da lei, além de assumir o mandato, ainda preservou o emprego.

Além da “facilidade” que Moutinho tem para encontrar brechas na lei que beneficiem a corrupção eleitoral, ele é parte diretamente interessada na eleição de Amazonino. É que no caso de Amazonino efetivamente assumir, seu vice, Carlos Souza, se licencia do cargo de deputado federal, e assume em seu lugar o suplente, Ari Moutinho Júnior, o qual escapa dos processos das operações Albatroz, Saúva, e da acusação de ter sido pego em flagrante com uma mala de dinheiro para compra de votos no aeroporto Eduardo Gomes, na eleição de 2004. É um caso de pai para filho.

Curiosamente, foi o próprio Moutinho Pai quem denunciou à Polícia Federal a movimentação suspeita no posto de gasolina, que culminou com o flagrante e rendeu robustas evidências, suficientes, segundo o parecer da juíza Maria Eunica do Nascimento, para cassar a chapa, em qualquer tribunal. Como, diante dos fatos ocorridos após a eleição, não se pode contar com a possibilidade de Moutinho ter sido democraticamente justo na denúncia, só se pode concluir que, ou Moutinho cria na vitória do candidato Omar, do governador “Maria da Penha nele” Braga, já que a equipe do então candidato chegou a tempo de filmar a blitz da PF, ou então acreditava que a movimentação pertencia a algum outro candidato, como Serafim, por exemplo. A denúncia pode acabar resultando num caso raro de “parricídio eleitoral”.

A DEMOCRACIA NÃO SE REDUZ ÀS INSTITUIÇÕES, MAS PASSAM POR LÁ

A decisão da juíza Maria Eunice do Nascimento expõe, de sul a norte da cidade, opiniões e entendimentos. E serve para uma curta observação filo-sociológica sobre as características de um povo.

Um povo sequelado, vitimado pela subjetividade da dor que emana de seus governantes, nada afeitos à democracia ainda que eleitos no sistema democrático, é produzido a partir da negação das possibilidades de produções autônomas advindas deste povo. Prevalece neste tipo de sociedade a passividade, a imobilidade, o medo, a resignação. Como sintomas, surgem, nestes casos onde pessoas, como Amazonino, profundamente envolvidas nas engrenagens subjetivadoras da dor e do ressentimento, são cassadas ou punidas pelos atos ilícitos, falas características da capturação pela dor e pelo desespero: “isso não vai dar em nada”, “ele tem muito poder”, “se não conseguiu comprar essa, compra os outros”, “todos têm o rabo preso”. Mesmo quando este povo, por algum sortilégio dos acontecimentos, se encontra diante de uma situação que enfraquece esta subjetividade opressora, a dor ainda prevalece.

Ao contrário, um povo livre, não capturado por esta subjetividade, mesmo vivendo sob uma ditadura, civil, militar ou midiótica, é ativo, e não aceita que sua crença e sua potência de agir sejam diminuídos por estes corpos-sequelados antidemocráticos. É um povo que, mesmo diante de uma iniquidade ou de um ato que enfraquece a democracia, luta, e não se abate com as derrotas, não deixando de comemorar as vitórias, ainda que saibam que a batalha é constante.

Situação que ilustra este entendimento ocorreu hoje, quando um amazonense, comentando com uma argentina que vive em Manaus sobre a cassação do prefeito eleito, afirmou que não adiantava comemorar, pois ele escapava desta facilmente graças ao poder que tem. Ao que a argentina respondeu: “isto não importa; por hoje, ele está cassado”.

Sentença que só poderia vir de uma partícipe de uma nação que expurga seus criminosos das ditaduras ocorridas, e que, mesmo diante das dificuldades, não se entrega. Povo que soube, mais que muitos brasileiros, compreender o saque do livre Gonzaguinha: “eu acredito é na rapaziada”.

17 Responses to “O FOGO AMIGO NA CASSAÇÃO DE AMAZONINO E ALGUMAS REAÇÕES DA POPULAÇÃO”


  1. 1 Sandro Shalom sábado, 29 novembro, 2008 às 8:55 am

    Realmente será uma vergonha para nossa Cidade e para nosso Estado, se então o Ex-governador Amazonino Mendes ter causa ganja no TRE….se isso acontecer, onde realmente estamos??? Estamos Vivendo em Manaus?? Cuba??? ou seria na Venezuela???

    Que vergonha!!!!!

  2. 2 afinsophia sábado, 29 novembro, 2008 às 10:20 am

    Realmente, Sandro.

    Mas, como afirmou a textualização, um povo não se reduz aos seus governantes – embora muitas vezes o desejem – sejam eles eleitos diretamente ou não. A juíza Maria Eunice mostrou que o TRE não se reduz ao familialismo de Ari Moutinho Pai/Filho e afins.

    Quanto ao povo manoniquim, tem que produzir as linhas intensivas necessárias à construção de comunalidades. Como o fazem o povo cubano e venezuelano, em cuja comunidade de afetos e desejos não cabe um Moutinho ou um Amazonino.

  3. 3 trabalhador sábado, 29 novembro, 2008 às 11:39 pm

    eu´só não vou ao tribunal porque posso ser ameaçado de morte por esse pilantra, assaltante de cofres publicos, e alem de tudo boiola do Amazonino, aliás, tem muita gente que poderia acabar com ele mas, deixa quieto…

  4. 4 Akemi domingo, 30 novembro, 2008 às 11:29 am

    Eu espero sinceramente que a justiça seja feita e que o Amazonino nao tenha a causa ganha.. torço pela sua cassação!
    É uma vergonha para o povo ter esse cara novamente comandando nossa cidade, ja ta na hora de deixar as coisas pra quem realmente quer fazer algo e nao encher o bolso com o nosso dinheiro!

  5. 5 CARLOS GOMES terça-feira, 2 dezembro, 2008 às 9:00 am

    Estamos num País Democrático, numa eleição ganha aquele canditato que obter mais voto. A vontade do povo deve ser respeitado, não sejamos fanaticos. O importante é o povo tá mais atento com os nossos representantes, temos que fiscalizar, falar, dar opinião, fazar críticas construtivas, em prol de todos principalmente dos menos faforecidos.

  6. 6 afinsophia terça-feira, 2 dezembro, 2008 às 9:13 am

    Trabalhador,

    Contribua para enfraquecer a subjetividade do medo, se tens algo a dizer, procure o ministério público, mesmo que anonimamente.

    Akemi,

    Continuamos na torcida pela manutenção da decisão da juíza.

    Carlos Gomes,

    Democracia não se reduz ao voto, principalmente quando governantes como o eleito, com suas ações (des)governamentais, impedem o voto a partir da razão e do discernimento. Existem mil maneiras de comprar um voto: a pior colocação no ENEM é uma delas, o segundo lugar na escala de miséria social do país também é outra forma. A maioria, na Alemanha, elegeu Hitler, nos EUA, Bush duas vezes, na Itália, Berlusconi três vezes. Há algo mais antidemocrático que esta democracia representativa?

  7. 7 mauro david do bairro:monte das oliveira quarta-feira, 3 dezembro, 2008 às 3:53 pm

    noosa esse amazonino é bem convincente. logo ví como séria esses 4 anos de governo dele se ele realmente ganhar a calzaaaa. ele acha que estar no poderio do gorverno é um investimento altamente lucrativo. poderia, por qual outro motivo ele pagaria por esses votos que ele obteve.eh?
    séria simplesmente para ajudar o povo? que povo? sei qual! ajudar aqueles debios que vivem querendo um kilo de feijão bando de pobraiada.
    eles enchem o bolso desse grupo de grandes empresários ou séria PolitecEmprendedorismo.
    esse gay não pode assumir a prefeitura

  8. 8 Anônimo sexta-feira, 5 dezembro, 2008 às 10:17 am

    amazonino desa vez você se fudeu

  9. 9 azabuja domingo, 7 dezembro, 2008 às 12:11 am

    fora sapão amazonino

  10. 10 azabuja domingo, 7 dezembro, 2008 às 12:21 am

    esse judas na epoca da ditadura militar se passava por comunista,mas o que ele fazia era delatar os comunistas que foram mortos.com a traição ele recebeu grandes beneficios dos carrascos sanguinarios da ditadura militar.o judas amazonino não pode mas cotinuar nos traindo.que o povo do amazonas tenha vergonha e deixe de sofrer de leseira baré.fora o sapão judas amazonino.

  11. 11 azabuja domingo, 7 dezembro, 2008 às 12:24 am

    o maior inimigo do amazonas são esses burgueses barés como amazonino

  12. 12 azabuja domingo, 7 dezembro, 2008 às 12:27 am

    fora amazonino, fora esses programas eleitoreiros que ajudam eleger esses delinquentes das riquesas publicas.

  13. 13 Jonas segunda-feira, 15 dezembro, 2008 às 9:18 am

    Por favor, caros blogueiros, nao ofenda a classe gay com Amazonino Mendes! Nós queremos justiça e nao ofenças

  14. 14 JUNIOR segunda-feira, 15 dezembro, 2008 às 2:18 pm

    QUE VERGONHA AO POVO AMAZONENSE, TER EM PLENO SECULO XXI CANDIDATOS COMO ESTE AMAZONINO MENDES,E TANTOS OUTROS QUE BURLAM AS LEIS E CONSEGUEM SAIR LIMPOS DEPOIS DE TANTAS FRALDES E POR ESTA E OUTRAS RAZÕES QUE O BRASIL SE ENCONTRA NO TERCEIRO MUNDO, POIS ONDE QUEM MANDA E QUEM TEM AMIGOS INFLUENTES E DINHEIRO.

  15. 15 H. ROMEU PINTO C. BENTO quarta-feira, 18 novembro, 2009 às 8:23 am

    grande merda cassar o safado. e os outros, como ficam??? continuam na pilantragem? tá na cara que essa jogada é pra ajeitar a prefeitura pro dudu.

  16. 16 justiça segunda-feira, 23 novembro, 2009 às 1:24 pm

    fora amazonino, chega d roubo

  17. 17 amazonino mendes quarta-feira, 20 fevereiro, 2013 às 7:07 pm

    azabuja voce me respeite!! como se atreve ?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.128 hits

Páginas

novembro 2008
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: