*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*

Quien quiera entender como funciona el mundo deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).

CHAGÃO PERGUNTA

O ‘Chagão!’ quer saber: somente duas seleções nacionais faturaram uma Copa do Mundo com dois irmãos jogando no mesmo time. Você sabe quais foram?

CONTA OUTRA, LEONOR!

Há quem ainda não tenha compreendido que o futebol já andava enamorado pelo mercado capitalista muito antes da FIFA sedimentar o futebusiness como o modelo hegemônico – mas não o único – mundial. Claro, o modelo FIFA carrega signos que naqueles tempos não tinham a recorrência que têm hoje, mas os elementos de referência ao mercado da bola, este já era presente. Nas décadas de 30 e 40, era comum que agentes italianos viessem ao Brasil em busca de algum craque de sobrenome italiano (ou pelo menos que se passasse por italiano) e o levasse para jogar no Milan, Fiorentina, Juventus, Lazio. Não por acaso, a Itália levou os mundiais de 34 e 38 com uma legião de estrangeiros, que incluía brasileiros e argentinos. O dinheiro já falava alto, mas existia algo que é raro atualmente: talento. Outra diferença: não se investia tanto em marcas e modelos de chuteiras, bolas, uniformes, que de tão leves e macios, dispensam até a habilidade. Não foi esse o mote da chuteira de marca famosa, com o autógrafo de Ronaldinho Gaúcho vendia? Compre a chuteira e ganhe o talento! Assim como os operários da indústria foram submetidos a uma intensificação da exploração de sua mão-de-obra, da mesma maneira, os jogadores foram submetidos a uma intensificação da exploração, uma valorização excessiva dos treinadores, e desapareceu a inventividade, a iniciativa, o talento, o craque. É essa mercadologização que vemos, no ano de 1959, no samba de breque do malandro Moreira da Silva, ou Kid Morengueira, que fazia dos seus sambas uma crônica do Rio de Janeiro da época. Na música Pé e Bola, ele fala já do sonho de enriquecer como jogador de futebol, ter o nome no jornal, da profissão de jogador ter o mesmo status social que um “doutor”, ir para a Europa (quando brinca com o meia Didi, campeão do mundo, o Rei Etíope, que recusou várias propostas para jogar no exterior antes de ir ao Real Madrid). E ainda é do tempo que zagueiro central era alfe beque (half-back). Então, não se assuste quando o jogador Marquinhos, meia do Vitória da Bahia, jogue as últimas partidas do Campeonato Brasileiro com uma chuteira verde, já sabidamente negociado com a empresa Traffic, que irá conduzi-lo ao Palmeiras. Também não se assuste quando seu futuro colega de clube, Kléber, afirma em entrevista que Marquinhos deve escolher se quer vencer o Palmeiras hoje e não jogar a Libertadores ano que vem. Até aí, embora isso nada tenha a ver com futebol, não é novidade, nem será isso que acabará com o futebol. O que acaba com o futebol, o que dói aos mendigos do futebol (como Eduardo Galeano), é a aridez intelectual, a falta de talento e de intimidade com a Leonor. Isso é que mata!

Ouça e baixe aqui: Pé e Bola – Moreira da Silva

Pé e Bola

(Waldemar Pujol e Moreira da Silva)

Eu nasci para ser

Um craque da pelota

[Não é mentira nem lorota!

Porém,

O meu amor minha carreira

Quer cortar p’ra medicina eu estudar

E me formar em doutor.

Bacharelado em coisas de anatomia,

Andar na aristocracia,

Discutindo o assunto

Com altos cientistas, especialistas.

[Meu meio é futebolista!

Eu hei de me formar

Um astro verdadeiro

[Um perigoso artilheiro!

E ser o terror de Pelé

E suplantar o ‘seu’ Mazolla

E no drible de corpo,

Botar no bolso Henrique, Dida e Sabará

Eu vou mostrar o meu valor!

O Diamante Negro já perdeu seu brilho,

A estrela se apagou!

[Eu quero ser futeboleiro e não doutor!

Quando eu pisar o gramado para disputar,

E a jaqueta nacional envergar.

Passar as minhas pintas de fininho

E o Alfe Beque bobear

De letra um gol eu vou marcar

E a torcida aplaudindo

Minha jogada espetacular

Pedro Luís, tendo a mão ao microfone

Para todo o universo vai anunciar:

[“Saiu o zero do placar!”

Escute aqui, minha gente

Para ter nome não precisa ser doutor (baticundum)

Basta saber

Controlar o caroço, balão de couro

Com inteligência

E sempre agindo com prudência

Tenho a certeza que dedicando

Não vou me dar mal

Pode sair um sururu em campo

E no dia seguinte o nome no jornal

[Para o cartaz do Morengueira é natural.

(Não sei se fico na Espanha ou vou p’ra Portugal

Depende do valor do passe

É, o melhor é ficar no Brasil

Eu e o Didi vamos ficar ricos!).

Do disco Moreira da Silva – O Último Malandro, 1959, Odeon.

CAMPEONATOS NACIONAIS

É, não acabou. O São Paulo ainda tem grandíssimas chances de levar, mas nesta rodada, os papéis se inverteram. O tricolor paulista foi dominado por um Fluminense melhor o jogo inteiro, mas prejudicado pela falta de sorte nas finalizações, pela imprecisão de Washington (que perdeu a chance de fechar o ano como carrasco sãopaulino) e pelo árbitro, que no segundo tempo só não fez gol para o time tricolor, marcando até espirro do Flu como sendo falta e não dando o penal cometido em Washington no final da partida – este até compreensível, e não determinante no placar, já que nem todo pênalti é automaticamente gol, e o Flu poderia ter sido mais incisivo, principalmente na etapa complementar. De qualquer sorte, um placar favorável ao São Paulo, diante das circunstâncias. O time perderia, não fosse o frangasso do goleiro com nome de sociólogo neoliberal, que fez golpe de vista em um chute esdrúxulo de Borges e tomou o gol. Enquanto isso, o Grêmio dava um susto na sua torcida e animava a equipe televisiva da Band, que já entregava a taça para o São Paulo aos 5 minutos de jogo. Antes do intervalo as coisas voltavam ao normal e o tricolor gaúcho goleava. Agora a luta pelo título e pelas vagas na Libertadores ficou assim:

  • São Paulo: Goiásnão ganhou, não levou. Ainda há chance, mas se amarelar contra o Goiás, dança. Lembre-se, torcedor tricolor, que foi o Goiás quem empurrou o Timão para a segundona ano passado.

  • Grêmio: Atlético/MG – conseguiu o primeiro milagre: o apagão do São Paulo. Resta agora o outro: que o time paulista perca para o Goiás, e que ele vença o Galo Mineiro, em casa. Oxalá, nosso Pai Xangô, que a terra do time sulista tem torcedor racista, mas também tem a colônia candomblecista/umbandista que mais cresce no país, segundo o IBGE.

  • Cruzeiro: Portuguesa – a depender do resultado do jogo do Flamengo, que não costuma se dar bem na Arena Kioceram, no Paraná, já está com a mão na vaga. Basta-lhe o mesmo resultado que os rubro-negros, e ainda enfrenta a já rebaixada Portuguesa.

  • Palmeiras: Botafogo – também só perde a vaga se perder o jogo e Cruzeiro e Flamengo vencerem. Precisa do mesmo resultado do Urubu para comemorar, e ainda encara o Botafogo.

  • Flamengo: Atlético/PR – tem a dificílima missão de vencer o Furacão fora de casa, e ainda torcer por tropeços de Cruzeiro ou Palmeiras. Mas em se tratando de missão impossível o Flamengo mostrou nesta rodada que é bom. Conseguiu deixar o Goiás empatar em 3 a 3, depois de estar vencendo por 3 a 0.

Na briga pelas vagas na Série B, Portuguesa e Ipatinga já estão lá. Do restante, Vasco, Figueirense, Atlético Paranaense e até o Náutico ainda podem desabar. Veja o que cada clube precisa fazer para escapar da degola:

  • Vasco da Gama: Vitória – um dos passos foi dado, com a vitória sobre o Coritiba, mas o Vasco ainda precisa vencer o Vitória em casa, e torcer por derrotas de pelo menos dois dos rivais.

  • Figueirense: Internacional – pelejará contra um Inter possivelmente embriagado pelo título da Sudamericana, ou de ressaca pela derrota. Tem a seu favor o fato de ter vencido seus últimos confrontos. Uma vitória só não basta; é preciso que Náutico ou Furacão percam seu jogo.

  • Náutico: Santos – o Timbu venceu o jogo de seis pontos com o Atlético Paranaense e respirou, mas ainda precisa pontuar para não depender de resultados outrem. Se vencer, escapa sem nenhum arranhão. Mas joga contra o Santos fora de casa, e disputa diretamente a posição. Um empate salva o pernambucano.

  • Atlético/PR: Flamengo – o pau vai torar na decisão rubro-negra. O Flamengo depende do resultado, e o Atlético, idem. Só uma vitória garante o Furacão na primeirona 2009, ou isso ou derrotas de Figueirense e Vasco.

Kléber Pereira ainda é o artilheiro, com 21 gols. Confira os resultados e vote na enquete:

37ª Rodada Série A – 30/11

Botafogo 1 – 3 Figueirense

São Paulo 1 – 1 Fluminense

Atlético/MG 0 – 0 Santos

Ipatinga 1 – 4 Grêmio

Flamengo 3 – 3 Goiás

Náutico 2 – 1 Atlético/PR

Coritiba 0 – 2 Vasco

Portuguesa 2 – 2 Sport Recife

Vitória 0 – 0 Palmeiras

Internacional 1 – 0 Cruzeiro

Classificação*

São Paulo  –  72

Grêmio  –  69

Palmeiras  –  65

Cruzeiro  –  64

Flamengo  –  64

Internacional  –  54

Goiás  –  53

Coritiba  – 53

Botafogo  –  50

Vitória  –  49

Sport Recife  –  49

Atlético/MG  –  48

Fluminense  –  44

Santos  –  44

Náutico  –  43

Atlético/PR  –  42

Figueirense  –  41

Vasco  –  40

Portuguesa  –  38

Ipatinga  –  34

* Em azul, os classificados para a Libertadores ’09; em verde, os classificados para a Sulamericana ’09, e em vermelho, os rebaixados para a série B.

* * *

Derradeira rodada da Série B, donde o campeão, Corinthians, despediu-se com uma carimbada na faixa por parte do América de Natal, que se aproveitou do clima natalino no time paulista e empurrou dois, safando-se do alçapão. E para a alegria dupla do torcedor alvi-negro, o Santo André, time que conta com o ex-corintiano e proprietário de Deus, Marcelinho Carioca, sagrou-se vice, graças ao empate do Avaí em casa. Ao final, mais três paulistas e um catarinense na série A. Já na ponta de baixo, quem correu, correu, quem não conseguiu, vai disputar a terceirona ano que vem. A dupla Fortaleza e Ceará foi rival até o final: enquanto os tricolores venciam o Brasiliense na terra do sol, o Vovô perdia para o Marília, mas os tricolores se garantiram pelo critério de vitórias. A artilharia acabou ficando com o edil Túlio Maravilha, com 24 gols. Salvo um hecatombe de gols dos candidatos a artilheiros na Série A, Túlio leva a artilharia das três séries do Brasileirão. Confira os resultados finais do torneio:

38ª Rodada Série B – 28 e 29/11

Gama 0 – 0 Bahia

Santo André 3 – 1 Paraná

América/RN 2 – 0 Corinthians

Fortaleza 3 – 0 Brasiliense

CRB 1 – 3 ABC

Marília 2 – 1 Ceará

Ponte Preta 3 – 1 Criciúma

Avaí 2 – 2 São Caetano

Juventude 3 – 2 Barueri

Vila Nova 2 – 0 Bragantino

Classificação Final do Brasileiro Série B 2008*

Corinthians  –  85

Santo André  –  68

Avaí  –  67

Barueri  –  63

Ponte Preta  –  58

Vila Nova  –  58

Bragantino  –  57

Juventude  –  56

São Caetano  –  54

Bahia  –  52

Paraná Clube  –  49

Ceará  –  49

ABC/RN  –  48

Brasiliense  –  47

América/RN  –  46

Fortaleza  –  45

Marília  –  45

Criciúma  –  41

Gama  –  35

CRB  –  24

* Em roxo, os classificados para a Série A do Brasileirão ‘09; em cinza, os rebaixados para a série C.

CAMPEONATOS AMÉRICA DO SUL

Apertura Argentino’ 08: Segue o enterro do River no certame, que foi devorado por um valente Tigre, que não permite o distanciamento do Boca Junios. Os xeneizes venceram o clássico com La Academia. O jogo do Estudiantes, para não prejudicá-los na partida da próxima quarta-feira, contra o Inter de Porto Alegre, só ocorrerá no dia 10. Já o Huracán vencia até os 16 minutos de jogo o San Lorenzo quando um festival de água, raios e trovões interromperam a partida, que será terminada nesta terça-feira. Faltando duas rodadas, só depende dos auri-azuis comemorar mais um título. Mas o fantasma do Lanús voltou, e o Apertura anterior faz sombra em Bombonera. Na artilharia, José Sand, do Lanús, continua com 14 tentos. Resultados:

17ª Fecha Apertura’08 – 28, 29 e 30/11

Independiente 0 – 1 Banfield

Gimnasia La Plata 1 – 0 Colón

Gimnasia Jujuy 1 – 0 San Martín (T)

Lanús 2 – 1 Arsenal

Tigre 3 – 1 River Plate

Argentinos Jrs 0 – 0 Rosario Central

Boca Jrs 2 – 1 Racing Club

Newell’s 1 – 0 Vélez

Huracán – San Lorenzo (03/12)

Godoy Cruz – Estudiantes (10/12)

Classificação

Boca Juniors  –  35

Tigre  –  33

Lanús  –  31

San Lorenzo  –  30

Newell’s Old Boys  –  28

Vélez Sarsfield  –  26

Gimnasia La Plata  –  25

Estudiantes La Plata  –  24

Colón  –  23

Argentinos Juniors  –  22

Banfield  –  22

Arsenal  –  22

Racing Club  –  21

Gimnasia Jujuy  –  19

Independiente  –  18

San Martín (T)  –  17

Huracán  –  17

Rosario Central  –  15

Godoy Cruz  –  14

River Plate  –  13

* * *

Apertura Uruguaio’ 08: enquanto não houver acordo com a polícia sobre como será a cobertura das rodadas restantes do Uruguaio, não haverá rodada. Assim ficou decidido na última quarta-feira, em reunião na AUF, com todos os clubes. Como informado nesta coluna, o campeonato uruguaio foi interrompido na décima-primeira rodada, graças aos confrontos entre a torcida do Nacional e do Danubio, nos Jardines, quando as torcidas invadiram o gramado e fizeram praça de guerra. Um torcedor do Danubio e um do Nacional já foram presos e condenados, e após cumprir pena, ainda ficarão um ano proibidos de frequentar jogos dos seus times. Mas além disso, uma outra crise se avizinha, e pode complicar ainda mais o certame. É que o Peñarol ameaça deixar a AUF, caso se confirme a decisão do Tribunal de Contiendas da AUF, que acatou, por 3 a 2, recurso do Nacional para que se jogue a partida contra o Villa Española. Na segunda rodada do torneio, o árbitro Líber Prudente, baseando-se nas regras do torneio, declarou vitória por 2 a 0 para o Villa Española, devido ao atraso de 5 minutos do Nacional em se apresentar para o início da partida. O tribunal deu ganho de causa ao tricolor, o que deixou o arqui-rival revoltado. Na partida entre Peñarol e Villa Española, no dia 09 de novembro, quando o recurso do Nacional ainda seria julgado, mas já era certa a vitória, o time do Villa entrou em campo com uma faixa onde se lia: “E se o Villa tivesse entrado tarde?”. Os carboneros apresentaram uma carta ao presidente da AUF onde pedem que o Tribunal de Contiendas se retrate e volte atrás em sua decisão, ou ameaça deixar de fazer parte da AUF. Para completar, o tribunal, ao decidir pela realização da partida, designou o mesmo árbitro, Líber Prudente, para apita-la, o que deixou os dirigentes do Nacional em polvorosa. Enquanto isso, o Uruguai, como potência futebolística, vai sendo varrido da face da América do Sul, e nem São ‘Negro Jefe’ poderá salvá-los.

CAMPEONATOS EUROPEUS

Ligue 1 Temporada 2008-2009: Rodada 16, os cinco primeiros são: Lyon (34), Rennes (29), Marseille e Nice* (28), Bordeaux (26). Resultados: Lyon 0 – 0 Valenciennes, Rennes 1 – 0 Paris Saint-German, Toulouse 0 – 0 Marseille. * – Nice com um jogo ainda por realizar, devidos às chuvas na região.

* * *

Bundesliga 2008-2009: Rodada 15, os cinco primeiros são: TSG Hoffenheim (34), Bayern Munique (31), Hertha Berlin (30), Bayer Leverkusen (28), Hamburg (27). Resultados: Hoffenheim 3 – 0 Arminia Bielefeld, Leverkusen 0 – 2 Bayern Munique, Hertha Berlin 2 – 1 FC Köln.

* * *

Premier League 2008-2009: Rodada 15, os cinco primeiros são: Chelsea e Liverpool* (33), Manchester United (28), Arsenal (26), Aston Villa (25). Resultados: Chelsea 1 – 2 Arsenal, Manchester City 0 – 1 Manchester United, Aston Villa 0 – 0 Fulham. * – Liverpool joga contra West Ham hoje.

* * *

Liga Sagres 08/09: Rodada 10, os cinco primeiros são: Leixões (23), Benfica* (21), Sporting Lisboa (19), Marítimo (18), Nacional (17). Resultados: Leixões 1 – 1 Naval, Sporting 2 – 0 Vitória de Guimarães, Belenenses 0 – 2 Marítimo. * – Joga hoje, contra o Vitória de Setúbal.

* * *

La Liga BBVA Espanha 2008/2009: Rodada 13, os cinco primeiros são: Barcelona (32), Villareal (28), Valência (27), Real Madrid (26), Sevilla (24). Resultados: Sevilla 0 – 3 Barcelona, Recreativo Huelva 1 – 2 Villareal, Valência 3 – 2 Real Betis.

* * *

Série A Itália Calcio 2008/2009: Rodada 14, os cinco primeiros são: Internazionale (33), Milan e Juventus (27), Napoli (24), Lazio (23). Resultados: Inter 2 – 1 Napoli, Palermo 3 – 1 Milan, Juventus 4 – 0 Reggina.

* * *

Eredivisie Holanda 2008/2009: Rodada 13, os cinco primeiros são: AZ Alkmaar (29), Ajax e NAC Breda (26), FC Twente (24), FC Groningen (23). Resultados: FC Groningen 0 – 2 AZ Alkmaar, Ajax 1 – 1 FC Utrecht, Sparta Roterdã 4 – 0 NAC Breda.

0 Responses to “*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.245.452 hits

Páginas

dezembro 2008
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: