PROJETO DE LEI PRETENDE LEGALIZAR O PROSED

Projeto de lei do Vereador José Ricardo (PT) pretende tornar o PROSED, da atual gestão municipal, obrigatório a partir de agora como método de seleção e indicação de diretores de escola. Apesar de ter sido decantado como uma mudança democrática da gestão Serafim, o PROSED não é ainda lei, e o executivo municipal não tomou nenhuma atitude para modificar o método anterior, de indicação direta.

Assim, o vereador José Ricardo, que é conhecedor das diversas irregularidades e improcedências cometidas pela gestão Cyrino/Sérgio“Bichinhos”Freire, tentará, no caso de Amazonino ainda assumir a prefeitura, manter o mínimo de intervenção da comunidade nas escolas, ainda que através dos conselhos escolares, na escolha dos diretores. Em gestões de Amazonino e afiliados, os cargos de diretores sempre foram loteados entre os cabos eleitorais locais, a fim de garantir que a política educacional-eleitoral seja efetivada. Eduardo Braga e a censura nas escolas estaduais é um bom exemplo de quem aprendeu com o ‘mestre’.

Com a aprovação da lei, ainda que os vereadores efetivamente envolvidos democraticamente com a educação sejam numericamente poucos, ficará mais fácil impedir que futuras gestões cometam com o PROSED o que a atual cometeu, fazendo com que uma idéia bem vista pela comunidade escolar caísse em descrédito graças aos erros cometidos pela dupla educacional de Serafim.

PROJETO GARANTE REDUZIR A INFLUÊNCIA DE INDICAÇÃO POLÍTICA PARA DIRETORES DE ESCOLAS

O Vereador José Ricardo apresentou ontem (03/12) na Câmara Municipal de Manaus o Projeto de Lei que cria o PROSED – Processo Seletivo para Diretores de Escola do Ensino Público, um processo seletivo interno para diretor de escola municipal, que utiliza critérios técnico-acadêmicos e avaliação participativa da comunidade para um mandato de três anos.

O vereador lembra que o Prosed foi criado por meio de decreto na gestão do Professor Sérgio Freire e José Dantas Cyrino, com o objetivo de criar um processo mais democrático e de reduzir a influência de indicações políticas na escolha dos diretores de escolas. “Este Projeto de Lei é para garantir que o processo de seleção de diretores não sofra retrocesso em novas administrações, como a recente tentativa de redução dos investimentos em educação, afirma o vereador”.

O Projeto prevê a realização de provas de didática, psicologia, português, estatística escolar, legislação do ensino, prova de títulos, além de avaliação participativa com a sociedade por meio do Conselho Escolar.

Breve histórico da escolha de diretores em Manaus

No ano de 1976, quando a Secretaria de Educação Municipal começou a se estruturar, teve início o processo de provimento de diretor escolar, o que é feito pela forma de indicação. No processo de provimento do dirigente escolar ocorreram até aqui duas eleições diretas, uma em 1992, na administração do secretário José Melo e outra em 1996.

Em 1998, com a criação e aprovação do Regimento Geral das Escolas da Rede Municipal de Ensino ocorreram algumas mudanças quanto à forma de indicação dos dirigentes escolares, pelo Secretário Municipal de Educação, através de uma lista tríplice de candidatos criteriosamente selecionados. Essa forma de provimento se estendeu até 2004

Vale registrar aqui que uma das propostas aprovadas na I Conferência da Educação Municipal/2001 foi a de Instituir eleição direta, democrática e universal para diretor de escola e CMEIS na Rede Municipal de Ensino, a partir de 2003. Proposta que parece estar em estudo.

A primeira experiência de realização do PROSED ocorreu em Manaus no ano de 2005, na administração do Professor Cyrino Dantas e Sérgio Freire. O cronograma previa as seguintes fases e datas: inscrições de 18 a 29 de abril; realização da prova objetiva: em 15 de maio; resultado da prova objetiva em 20 de maio; recebimento de título dos aprovados de 23 de maio a 03 de junho; resultado final: em 10 de junho; convocação dos aprovados de13 a 24 de junho Dos 911 candidatos inscritos foram aprovados 649. A SEMED possui hoje cerca de 400 escolas organizadas em Distritos Educacionais : Norte, Sul, Centro/Sul, Oeste/Centro Oeste, Leste e Rural.

(Dados coletados na Gerência de Administração (GAE) da SEMED/Manaus)

2 Responses to “PROJETO DE LEI PRETENDE LEGALIZAR O PROSED”


  1. 1 cris quinta-feira, 12 março, 2009 às 10:23 pm

    Sou professora e apoio o projeto que pretende legalizar o prosed, só assim vai acabar com a troca de voto por uma direção escolar, essa politicagem tem que ter fim.

  2. 2 miss joy obodo segunda-feira, 26 abril, 2010 às 8:50 am

    Proposta de investimento.

    Querida One

    Iam lhe enviando esta proposta com fundo em causa, para pedir ajuda da minha situação.

    Iam Miss Joy Obodo, filha para o pessoal assistente do falecido ex-presidente da Côte d! Guie Ivoire Robert, meu pai capitão Sillas Obodo, foi morto a tiros, incluindo o ex-presidente Robert Guie e alguns membros da sua família, em uma tentativa de golpe para derrubar o novo presidente durante sua visita oficial à Itália.

    Ouvir as notícias de meus pais mortos recentemente durante a noite por seu motorista, corri para o quarto e levaram alguns pertences importantes e passar para o interior da aldeia para se esconder. Mais tarde descobri que o ex-presidente tarde atribuído Dólares $ 19million para o meu falecido pai para a compra de munições. Mas, infelizmente, meu pai foi morto antes que ele pudesse realizar esta tarefa

    Agora, o que é Dollars $ 19million saftly Depositado em uma empresa de segurança por meu pai, através dos documentos do depósito i descoberto em seu quarto de cama de pertences importante eu levar, como famílias de itens valiosos. ele nunca disse a eles que o contém são registrados como money.but famílias itens valiosos.
    O documento de depósito e as chaves estão na minha posição. Por favor, eu estou entrando em contato para me ajudar a limpar esse dinheiro, esta empresa de segurança e ser transferido para sua conta de investimento. Para que eu possa continuar meus estudos, eu sou um estudante de 18yrs de idade e único
    Podemos discutir a sua comissão assim que eu ouvir de você,

    Obrigado,
    Atenciosamente,
    Miss, Obodo Joy


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.244.843 hits

Páginas

dezembro 2008
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: