ÉTICA E POLÍTICA*

Só alguns estão satisfeitos com o

mundo assim como ele é.

Só alguns poucos acreditam

que eles possam transformar este

mundo. O primeiro grupo é feliz

mas deve ser meio maluco.

O segundo só pode ser mesmo maluco”.

Hans TenDam

Hodiernamente, exige-se a impostergável eticidade e moralização das atividades estatais, em suas três funções básicas: legislativa, executiva e judiciária. Na Política, este movimento, também está se tornando uma realidade.

Por ser a ética e a moralidade imprescindíveis ao desenvolvimento harmônico e global das relações humanas e sociais, na própria Carta Magna incorporam-se princípios e normas inatacáveis de moralidade no serviço público, para o pleno exercício consciente da cidadania.

No contexto da Política, a ética desempenha um importante papel pois deve nortear a conduta dos gestores do dinheiro, dos bens e valores públicos, de forma independente, técnica, rigorosa e sistemática, objetivando salvaguardar o Estado Democrático de Direito e harmonia da vida social.

A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, ou seja, é a ciência de uma forma específica de comportamento humano. […] A ética é a ciência da moral” (VÁSQUEZ, 2005, p.23).

Segundo Tugendhat (1996) no latim o termo grego éthicos foi então traduzido por moralis. Mores significa: usos e costumes. Isto novamente não corresponde, nem à compreensão de ética, nem de moral. Na ética aristotélica não apenas ocorre o termo éthos (com ‘e’ longo), que significa propriedade de caráter, mas também o termo éthos (com ‘e’ curto) que significa costume, e é para este segundo termo que serve a tradução latina.

Ser ético… Não basta dizer, importa em ser.

É, sobretudo um estado de nobreza, é despir-se de preconceitos e da exacerbada vaidade do exercício do poder.

O homem enquanto subjaz ao poder econômico do coronelismo, prática cultural do passado e do presente, o intelecto terá dificuldade em se impor.

O objeto que se depreende do exercício da política é o sentimento individualista, característica assente na vida do brasileiro. Deve por isso ser esse o objeto estudado diante da compreensão do direito como sentimento coletivo, como diz Rudolf Von Iherign:

O direito é caráter do homem que vê em si mesmo uma finalidade e esquece tudo mais quando se sente ofendido no núcleo de sua finalidade”.

Ao se posicionar sobre a política e a ética Ribeiro Júnior (2001) afirma que há entre a política e ética a mesma diferença que há entre prudência e Justiça. Sendo a prudência subordinada a Justiça, assim a política deve ser subordinada à ética. Ao diminuir o respeito ao limite ético, a política se transforma em astúcia, abuso, corrupção ou violência.

Nenhum seguimento da sociedade deve ficar silente, o idealismo é um caráter do direito, devendo se observar os valores da ética e da moral, valores intrínsecos a função do homem público, para o aperfeiçoamento da democracia que tem por fim a liberdade, igualdade e a dignidade, pois o homem sem emprego é mendigo, o que o deixa desprovido de tais valores. A fome do outro deve ser medida de igual modo, sem tal sentimento não há que se falar em ética.

Martin Luther King resume o individualismo do homem dizendo: “O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”.

A riqueza de uma nação perpassa pelo fenômeno fundamental da educação do seu povo e do reconhecimento de sua cultura, visto que, nestes direitos subsistirá a ética, então ter-se-á a conquista da felicidade, fim único da vida. Impõem se aqui a responsabilidade de todos os seguimentos da sociedade com a efetiva participação da imprensa voltada para o bem comum.

A aplicação do direito terá por fim, sempre, o aperfeiçoamento da democracia. A tal exercício o profissional do direito não poderá se furtar sob pena de gerar insegurança jurídica das leis eleitorais, uma das maiores conquistas dos últimos tempos em benefício do eleitor, que lutou pela lisura do seu voto, a conquista do Estado democrático de direito.

Agradeço a todos que lutam pela igualdade social e que abraçam a campanha contra a corrupção em sua plenitude.

Ao Cosmo que me fez acreditar na quebra dos paradigmas, mostrando ser capaz de minimizar a derrocada moral que hoje impera e historicamente vem sendo responsável pela decadência da democracia.

Diante de tal sentimento, para compreender é necessário apreender o objeto de estudo, percebe-se que ainda é forte a política do coronelismo em grande escala, contudo, ela tende a enfraquecer diante da justiça especializada.

Deixo, portanto, a certeza do dever cumprido citando Henfil – Diretas Já:

Se não houver frutos valeu a beleza das flores. Se não houver flores valeu a sombra das folhas. Se não houver folhas valeu a intenção da semente”.

DEDICATÓRIA – HOMENAGEM

Ao Presidente do TSE

Ministro Carlos Ayres Britto

Ao Presidente do TRE Desembargador

Ari Jorge Moutinho da Costa

Ao Presidente da Associação dos Magistrados

Brasileiros (AMB)

Airton Mozart Valadares Pires,

Ao Ministério Público da “Campanha contra a

Corrupção” por terem possibilitado e

incentivado o Movimento pela Ética na Política.

Maria Eunice Torres do Nascimento

Presidente do Pleito 2008.

* – Texto referente ao “Movimento Pela Ética na Política”, promovido pela AMB, do qual a juíza Maria Eunice Torres do Nascimento é membro. O mesmo foi escrito antes do resultado das eleições. Amazonino não leu.

0 Responses to “ÉTICA E POLÍTICA*”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.023 hits

Páginas

dezembro 2008
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: