A ÉTICA DA IMPRENSA DE MANAUS

O dramaturgo e gramático gaúcho Qorpo-Santo escreveu no século XIX um decálogo de orientação jornalística, onde dizia que um editor tem que “conservar sempre certa firmeza de caráter, brio e dignidade. Que seja homem dotado de probidade e honra. Que tenha diante dos olhos mais o interesse público que o particular, não vendendo por isso mesmo as colunas de seu jornal a miseráveis, ou malignos especuladores”. Anunciava ele a possibilidade de um jornalismo democrático no Brasil moderno. O jornalista/filósofo Ignácio Romanet afirma que o jornalismo tem que ser uma disciplina cívica. Disciplina como um apanhado de noções/funções, e cívica como práxis pública, o que afirma os compromissos e implicações democráticas do jornalismo.

Todavia, mesmo com a profissão jornalística tratando e exigindo uma prática ética na atividade profissional, o que se ver são fatos totalmente contrários ao exercício do jornalismo ético. Principalmente quando uma notícia mostra-se mais equivalente ao jornalismo de mercado. Não importa que mercado. Mercado internacional, nacional, ou regional.

A IMPRENSA DE MANAUS NO CASO AMAZONINO

É sabido que a imprensa, de uma forma ou de outra, tem uma estreita relação com os governantes. Isso é notório em todos os quadrantes do planeta terra. Sempre há uma parcialidade a um governo, ou uma oposição para com outro. Mas o certo é que, observando a cobertura que imprensa de Manaus vem dando ao caso da cassação da candidatura do prefeito eleito, Amazonino, pela insigne juíza Maria Eunice Torres do Nascimento nota-se, sem qualquer esforço, que as enunciações de Qorpo-Santo e Romanet não vibram nem em um tênue eco nesse território comunicacional manoniquim.

Essa confirmação é sentida até por quem não compra jornal, e só ler as manchetes quando passa perto das bancas de revista. Quando a desembargadora Maria das Graças Figueiredo concedeu liminar para a defesa de Amazonino, todos os três principais jornais de Manaus estamparam, em destaque, manchetes sobre o caso. Manchetes que até extrapolavam da veracidade do texto da desembargadora. O Diário do Amazonas (“jornalismo independente”) destacou que a liminar garantia a diplomação e a posse de Amazonino, quando não era real. A Crítica (“de mãos dada com o povo”) destacava um novo round ganho por Amazonino, quando não havia ganho nenhum. O Amazonas Em Tempo, de propriedade de um amigo de Amazonino, não precisa nem comentar a exultação comunicacional. Quer dizer, todos estamparam manchete-uníssona que até os mais ingênuos perceberam que se tratava de um perigoso equívoco jornalístico. Para não dizer indiferença com a democracia jornalística.

Ontem, dia de comemoração dos 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos, tema que a imprensa tanto alardeia em seu cristianismo, a juíza Maria Eunice Torres do Nascimento negou a liminar. Hoje, dia 11, os jornais A Crítica e Amazonas Em Tempo noticiaram na primeira página, mas em chamada diminuta, e sem o apelo contagiante da liminar, privilegiando outra informação que, talvez, tenham considerado mais relevante para o leitor ou, quem sabe, carregue mais força de sedução de compra. Ou então seus editores tenham visto nesse fato signos de maior força construtora de democracia que a recusa da Juíza. Já o Diário do Amazonas se ateu à nota interna na terceira página, ainda considerando a liminar como ação jurídica que permitia a diplomação e a posse de Amazonino, com disfarçada insinuação que não.

O certo mesmo é que a imprensa, não relevando o caso Amazonino à esfera da comunicação democrática, com imparcialidade, vem impedindo aos seus leitores a vivência jornalística cívica, responsável pela produção de cidadania.

1 Response to “A ÉTICA DA IMPRENSA DE MANAUS”


  1. 1 João Domingues domingo, 17 maio, 2009 às 5:56 pm

    Este triste epsódio de desrespeito às leis democraticamente elaboradas, aprovadas e infelizmente não cumpridas, por políticos ultrapassados que afrontam o seu próprio eleitorado com apoio de segmentos do governo que deveriam dar exemplo, e ao invés disso apresentam comportamento leviano e colocam em risco a soberania nacional, com o agravante de ser a Amazônia uma das maiores cobiça internacional da atualidade, nos levando a crer que o Brasil não tem capacidade de administrar essa riqueza, pois os maiores destruidores dessa região em nível geral, são meia dúzia de brasileiros sem vergonhas e desprovidos de qualquer senso humanitário ou mesmo nacionalista. Esperamos ansiosos pelo desfecho desse epsódio o mais rápido possível e com parecer favorável à democracia, e que esses políticos que fizeram escola ao longo da ditadura militar sejam banidos da política nacional. FORA AMAZONINO COM OS SEUS DELITOS E SEU JEITO ULTRAPASSADO E SEM VERGONHA DE FAZER POLÍTICA.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.244.824 hits

Páginas

dezembro 2008
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: