O MOVIMENTO REACIONÁRIO DO TRE/AM E O EFEITO-EUNICE NA SOCIEDADE MANAUENSE

O ato de Maria Eunice, como uma pedra arremessada em um lago, cria tensões, rupturas, turbulências. A sociedade que se quer sociedade, num plano democrático que seja algo mais que uma convenção, que quer, como afirma o democraticamente necessário juiz Fausto De Sanctis, “ser a Constituição”, tem que reverberar a turbulência, para que ela desemboque em onda democrática e expulse de uma vez essa subjetividade mordaz, responsável pelo sofrimento da população amazonense nos últimos 30 anos.

Na noite da última quinta-feira, integrantes do Pleno do TRE se encontraram em reunião a portas fechadas com membros da equipe jurídica de Amazonino. O objetivo da reunião era discutir um suposto cerceamento do direito à defesa do candidato cassado, pela juíza Maria Eunice do Nascimento.

No dia de hoje, duas frentes anti-Eunice surgiram: uma, o pedido de afastamento da juíza pela assessoria jurídica do candidato cassado, além de tentar tornar sem efeito a decisão da juíza de não aceitar o argumento da liminar concedida no plantão do último domingo, pela desembargadora Graça Figueiredo, a “barriga” do ano, cometida pelo site do TRE/AM e pela imprensa manoniquim.

Outra, também impetrada pelos advogados do candidato cassado, pede punição disciplinar para a juíza, por descumprimento da liminar concedida no plantão do último domingo pela desembargadora Graça Figueiredo. Para os advogados de Amazonino, “não tem cabimento jurídico que a magistrada de primeiro grau, na condição de presidente do pleito e de autoridade coatora, se negue a dar cumprimento à liminar concedida pela Desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo, valendo-se de análises pessoais, interpretação da decisão de grau superior, descabida e inaceitável”.

A própria Maria Eunice teria solicitado dispensa da cerimônia de diplomação, marcada para o próximo dia 17, alegando problemas pessoais (seu marido encontra-se enfermo), e cogita-se que será substituída já na próxima segunda-feira.

TERATOLOGIA ELEITORAL: A PREDOMINÂNCIA DA ARIDEZ CONCEITUAL NA DEFESA DE AMAZONINO

Parece que a juíza Maria Eunice, que é professora de Direito Processual Civil, sabe mais de Direito Eleitoral que seus algozes. Primeiro, porque os pedidos de afastamento e de punição parecem carecer de fundamentação legal. É por acaso vedado a um juiz discordar de outro? Ao que parece, a liminar de Graça, expedida numa tarde de domingo, no plantão do TRE, foi acolhida pela juíza, que argumentou a impossibilidade de rever a defesa, uma vez que o processo já teria sido encaminhado para apreciação no Pleno. Um caminho jurídico comum. A própria liminar de Graça – que citamos aqui – afirma que a juíza deve apreciar os embargos, julgando-os como entender de direito. Haverá, portanto, crime ou parcialidade na resposta de Maria Eunice, que reafirmou sua decisão sobre o embargo, fundamentada nos inatacáveis atrasos cometidos pela defesa do candidato cassado?

O que preocupa a defesa de Amazonino é que, neste meio tempo, a cassação não foi suspensa – o objeto da liminar de Graça não era suspender a cassação, mas obrigar a juíza a apreciar a defesa do candidato cassado, entregue fora do prazo após a lambança da procuração do advogado de Amazonino, que estava em Miami e “esqueceu” de renová-la. Amazonino, até onde sabe-se, ainda não está liberado para ser diplomado na próxima quarta-feira. Tudo parece indicar uma tentativa da defesa de Amazonino em retardar o máximo possível a subida do processo para o TSE, onde é dada como certa a sua cassação, para que, diplomado e empossado, ele possa governar, ainda que à base de liminares. Este é o democrata que mais de 400 mil eleitores quer na cadeira da prefeitura.

EFEITO-EUNICE TEM QUE CONTAMINAR A SOCIEDADE MANAUENSE

Não se conhecem as verdadeiras razões que levaram a juíza a pedir afastamento do cargo no dia da diplomação, movimento aparentemente de recuo, que dá abertura para que o Pleno do TRE nomeie alguém mais “acessível” aos argumentos (???) da defesa de Amazonino.

No entanto, mesmo que seja afastada, a juíza já fez a sua parte. Primeiro, institucionalmente, provocando uma reviravolta no caso, o qual provavelmente, nas mãos de outro juiz dos já conhecidos do patológico TSE, seria concescendente com o candidato acusado. Com esse barulho institucional, fica mais difícil ao TRE/AM absolver Amazonino, diante das provas e da opinião pública nacional, de olho nos movimentos dos prefeitos eleitos em todo o Brasil, ainda mais com a quase-certeza da cassação na instância federal, dada a robustez das evidências.

Segundo, porque o ato de Maria Eunice não se reduz ao ato individual de uma pessoa ocupando um cargo público e agindo com lisura, honradez, inteligência e amor à justiça. Embora seja tudo isto, o ato de Maria é mais: transborda como corpo-afecto ativador das potências de agir, aumentando a potência-comunalidade. Maria não se quer heroína. Sabe que, sozinha, não é capaz de enfraquecer a subjetividade da dor, do ressentimento, da corrupção, que captura a maior parte da política profissional local e grande parte do poder jurídico. O ato de Maria Eunice, como uma pedra arremessada em um lago, cria tensões, rupturas, turbulências. A sociedade que se quer sociedade, num plano democrático que seja algo mais que uma convenção, que quer, como afirma o democraticamente necessário juiz Fausto De Sanctis, “ser a Constituição”, tem que reverberar a turbulência, para que ela desemboque em onda democrática e expulse de uma vez essa subjetividade mordaz, responsável pelo sofrimento da população amazonense nos últimos 30 anos.

0 Responses to “O MOVIMENTO REACIONÁRIO DO TRE/AM E O EFEITO-EUNICE NA SOCIEDADE MANAUENSE”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.263 hits

Páginas

dezembro 2008
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: