ESTUDANTES E A ESQUERDA PRESSIONAM E CMM RECUA DA RASTEIRA NO PASSE ESTUDANTIL

Vitória dos estudantes: o projeto de lei, chamado Emenda 10, que diminuía a quantidade de passes estudantis para 50 por mês e acabava com uma série de conquistas dos estudantes saiu da pauta da CMM e só deve retornar no ano que vem. Graças às pressões dos estudantes que foram às ruas e à CMM, e ao trabalho de alguns vereadores, como José Ricardo (PT) e Lúcia Antony (PcdoB), que ingressaram no Ministério Público Estadual contra a mesa diretora da CMM, alegando que a tramitação da emenda não cumpriu o rito determinado pelo regimento interno. Eles pretendem mostrar que a emenda não foi distribuída aos vereadores para análise, os pedidos de vista (inclusive um da vereadora Lúcia Antony) foram negados sem as necessárias justificativas, e a sessão onde se votou em primeiro turno a emenda não teve quórum necessário, que é de 2/3 para a aprovação.

Com a pressão social, restou ao presidente da casa, Leonel Feitoza, recuar, e enviar o projeto para a procuradoria da CMM. Lá, de acordo com Leonel, será feita a análise “sem paixões e ideologias” do documento, que será então remetido para nova apreciação dos edis. Se prevalece a acusação levada ao MPE, fica o questionamento do porquê do recuo junto à procuradoria, já que as falhas apontadas foram da mesa diretora, e não do projeto em si.

Mesmo assim, os estudantes devem ficar atentos: a votação da emenda está marcada para o dia 22 deste mês, e pode ocorrer na calada da noite, como tem sido comum nesta legislatura.

A PEDAGOGIA DO CINTURÃO

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, Leonel Feitoza (PSDB) reagiu a uma provocação de um estudante que protestava contra a lei que acaba com a meia-passagem com a seguinte frase: “Só Paulo Feitoza (pai de Leonel) tem a autoridade de me dar cinturãozada. Nem esses bagunceiros nem esses baderneiros têm autoridade, sequer, de se referir a qualquer um dos vereadores”.

Leonel, como vereador, evidencia em sua frase o (des)entendimento que carrega sobre o que seja educação. Senão vejamos: ao homem, que se pretende superior ao animal, quando pretende lhe ensinar algum truque a fim de que este possa render lucro, utiliza do estímulo físico para gravar no sistema nervoso do animal aquilo que ele deve fazer. Este estímulo é a dor. Os animais carregam um modo de ser no mundo, resultado dos engendramentos indivisíveis que seu corpo-animal compôs com os outros corpos que lhe circundam. Daí a necessidade – para o homem – de infligir dor a um animal, se ele quiser alterar-lhe este modo de existir, incutindo nele outros comportamentos que não fazem parte do seu modo de ser originário. Como os animais não possuem córtex cerebral, não é possível – ao homem – faze-lo de outro modo que não seja pela aplicação de um castigo ou de uma recompensa. Este último recurso tem sido mais utilizado pela etologia e psicologia animal modernas. Mas não se pode falar, no domínio neurocerebral, de aprendizagem.

Se a razão é o que diferencia o homem dos outros animais, é por que esta razão lhe permite criar outros modos de existir, de acordo com o seu ambiente circundante, e mais: permite-lhe modificar este meio, através do trabalho. Daí a aprendizagem, no homem, não passar pelo sistema nervoso central sem o uso do córtex, da linguagem e da elaboração de signos. Qual é o signo que carrega uma “cinturãozada”?

Carrega, exatamente, o signo da dor e do ressentimento. Ao aplicar um castigo, seja ele causador de dor física ou psíquica, o alcunhado “educador” não estimula a aprendizagem através do diálogo, da razão, do uso da linguagem e do aprimoramento das relaçõe sociais. Ao contrário, expõe o espancado ao sentimento de objetização, culpa, remorso, ódio. Tudo o que interessa a uma sociedade anti-democrática.

Um sujeito “educado” – não seria amestrado? – nesta pedagogia do chicote, ou da “cinturãozada” terá dificuldades de compreender o mundo para além da própria dor, e não deveria, em hipótese alguma, em se tratando de uma democracia, exercer cargo público, já que este envolve a capacidade da simpatia (composição afetiva/intelectiva com o outro), que é aprendida e que depende de uma educação humana, e não animalizada, no sentido antropomórfico.

Não fossem os outros edis, em sua maioria, equânimes intelectualmente ao presidente da CMM (assim não o fosse, ele não seria o presidente), o caso seria de quebra de decoro, passível de cassação.

AUTORIDADE E VEREANÇA

Leonel afirma ainda em sua frase reveladora que nenhum dos estudantes ali presentes (que ele chama de baderneiros e bagunceiros) têm autoridade para se referir a quaisquer dos vereadores.

Outra evidência pueril da incapacidade democrática do edil: ele inverte a causalidade da autoridade, e a confunde com autoritarismo. Contradiz, inclusive a Constituição, que afirma nos representantes legais do poder do povo o efeito da soberania democrática, e não sua causa.

A autoridade, portanto, se realiza como efeito da atuação de uma pessoa, que investe seus talentos, inteligência e dialogicidade para compôr outras linhas democráticas. Já o autoritarismo é a manifestação da tentativa de capturar esses talentos, subervendo-os a uma lógica de exploração. O autoritário é triste porque seus talentos estão capturados pela lógica do capital, e por isso lhe é doloroso conviver com pessoas livres. Daí, utilizar a dor como ente pseudo-pedagógico para dominar, através da tirania da estupidez.

3 Responses to “ESTUDANTES E A ESQUERDA PRESSIONAM E CMM RECUA DA RASTEIRA NO PASSE ESTUDANTIL”


  1. 1 Daniel Gaspar (M.E. Pará) quarta-feira, 24 dezembro, 2008 às 4:26 am

    O mais Absurdo d tda essa situação é q podemos aidna ver meios d comunicaçao q apoiaram d forma escancarada os vereadores, como por exemplo o Jornal do Amazonas, q de forma ridicula mal esplica o ocorrido, outro fato q assusta é a hipocrisia do Sr. Presidente da CMM em estufar o próprio rico bolso em uma dia e tirar o sofrido e fundamental direito dos estudates no outro! Não existem Custos com Juventude, existem investimentos certos! Manaus é um exemplo d cidade para td o movimento estudantil nacional, um local onde as bases mobilizadas respondem prontamente a o chamado das Entidades Gerais, Mostrando q a Democracia da Frutos, pena é sempre ver esse bicudos clamando pela volta do Regime Militar, afinal, Estudante Sendo Pisoteado por policial, isso DEVERIA tr acabado em 85 junto com os milicos no poder, mas é trist vr q isso sempre c repete, seja em Montes Claros (MG) onde tivemos até mesmo grandes lideranças nacionais do movimento presas, como exemplo o vice-presidente Minas Gerais da UBES. É inacreditavel que até mesmo a fisica seja totalmetne esquecida por esses Arenistas, ond TODA AÇÃO TEM UMA REAÇÃO, a Câmara é a casa do povo , nos temos sim o direito d estarmos dentro e influenciarmos nas suas decisões, ou o estudante NÃO é um cidadão? a lei d ação e reação é tão ignorada q alguns Meios d comunicação chegam até mesmo a tr a “friesa” d analizar um fato como algo isolado, “afinal o estudante Baderneiro q foi malvado e jogou tinta no vereador q tava fazendo o seu trabalho”. DEMOCRACIA, APANHAMOS PARA TE-LA, BATEREMOS E MORREREMOS PARA MANTE-LA!…

    Devemos Ressaltar que AINDA pra PIORAR tudo o Presidente da CMM, NÃO SABE NDA SOBRE REGIME DEMOCRATICO como é facil Constar na declaração: “Nem esses bagunceiros nem esses baderneiros têm autoridade, sequer, de se referir a qualquer um dos vereadores”.
    Ora meu Senhor vc nunka Leu sobre regime Democratico, ou sobre republica, ou sobre governo mesmo…eu Estudante SECUNDARISTA e q o Sr chama d “Baderneiro”, devo lhe esplicar, A autoridade maxima é a autoridade do Povo que é qm decid qm fika ou não no poder, e sendo assim nos, do povo, temos o direito d fiscalizar oq kda um dos vereasdores está fazendo, e como a camara é a casa do povo nos tambem temos o direito de star dentro dela cobrando as atitudes d vcs, e as decisões tem d ser tomadas em plenaria, olhando o povo nos olhos, não c escondendo dentro d miniauditórios como ratos dentro d um buraco fugindo d um detetizador. Democracia, qm tem AUTORIDADE é o POVO, VC SO OBEDESSE SR PRESIDENTE, VC É O SUBORDINADO AKI! TEMOS AUTORIDADEPARA ESTARMOS LÁ GRITARMOS, E DIRIGIRMOS A PALAVRA A QM FOR! INCLUINDO ATÈ MESMO O PRESIDENTE DA REPUBLICA!

    Mas Também Qro Resaltar minha FELICIDADE ao Ver a Manchete PRINCIPAL o Jornal “A Critica”, q estampava em letras Garrafais “Vitória no GRITO”, PARABNS A REDAÇÃO DO JORNAL!

    Vamos a Luta, pq ela é a nossa causa, não pararemos até a ultima injustiça ser corrigida.

    Parabns a UBES!
    Parabns a UNE!
    Parabns a UESAM
    Parabns a UEE-AM
    Parabns a UMES
    PARABNS A TODOS OS MOVIMENTOS ENVOLVIDOS!

    PARABNS A JUSTIÇA!

    Sou ESTUDANTE CARA PINTADA!
    eu VOU PRA CAMARA DEFENDER A MEIA-ENTRADA!

    Não a redução do direito a meia entrada!
    Não as Cotas para a Meia entrada em Eventos Culturais!
    PELO LIVRE ACESSO A UNIVERSIDADE!
    PELO PASSE LIVRE!
    PELOS DIREITOS BASICOS DA JUVENTUDE

    Pois “Se o Presente é de Luta o Futuro nos Pertence!”

    Daniel da Costa Gaspar
    Vice-presidente Municipal – União da Juventude Socialista (UJS) – Santarém/PA
    Presidente – Gremio Estudantil Dom Amando (GEDA)
    Coordenador – União de Gremios Estudantis Livres (UGEL)


  1. 1 PROCURADORIA DÁ PARECER FAVORÁVEL E RASTEIRA NOS ESTUDANTES VOLTA À PAUTA « Trackback em terça-feira, 23 dezembro, 2008 às 9:17 am
  2. 2 VEREADOR LEONEL FEITOSA: “SOU FILHO DE DESEMBARGADOR, EU NÃO SOU MISERÁVEL.” « Trackback em segunda-feira, 4 maio, 2009 às 4:41 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.128 hits

Páginas

dezembro 2008
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: