OUTRO NATAL COMUNITÁRIO DO PAPAI NOELSON

.“Eu falei pra você que ele.

.existia; ele veio e ele está aqui.”.

Noelson 2008 01 por você.

Clique nas imagens para vê-las de perto.

Natal é nascimento. Natal é surgimento do Novo. E é por isso que Nelson Rocha, sua companheira Vitória, seus filhos, vários amigos e várias famílias da comunidade do Núcleo 5 da Cidade Nova, zona Norte de Manaus, todos entrando num comprometimento comunitário, no dia 24 de dezembro, todo ano envolvem-se com a alegria de compartilhar uma farta distribuição de sorvete em alguns bairros de Manaus. Este ano de 2008, foram 30 mil copinhos, tudo produzido com materiais doados por comunitários na fábrica de sorvetes Sempre Frio, da qual Nelson é proprietário. Mas agora ele já vai Papai Noelson…

Noelson 2008 02 por você.

Noelson 2008 03 por você.

Noelson 2008 05 por você.

Noelson 2008 06 por você.

Vitória, batizada comunitariamente de Mamãe Noelson, que auxilia em todos os preparativos para a caminhada e é a responsável direta pela barba do Papai Noelson, nos falou de suas emoções na organização do evento:

É muito importante o evento. Agora vai ficar igual o carnaval, todo ano, já faz parte do nosso calendário anual. Você é que ganha o presente vendo tanta gente feliz. Só quem participa pra ver tanta emoção. Eu ainda repito, eu digo pro Nelson quando ele falou: “Vamos vê, parece que não vai ter, porque esse ano tá difícil.” “Nelson como é que vai ser o nosso Natal? E o Papai Noel? O que a gente vai fazer?” Não gosto nem de pensar, se a gente vai ficar em casa eu não vou olhar nem lá fora. Porque é muito importante. A gente vê que a gente vai chegando nos cantos e eles já estão: “Olha, eles vieram de novo, eles vêm todo ano. É bem pouquinho, mas é uma gota no oceano o que a gente faz, mas é o que nós podemos fazer. E com certeza naquele copo de sorvete vai amor, porque só amor mesmo pra fazer o que a gente faz, só amor.

Noelson 2008 08 por você.

Noelson 2008 10 por você.

Eu já nem acho mais difícil a organização. A única coisa difícil é a falta de grana. Pra mim já se tornou assim corriqueiro, só que às vezes falta mais é grana. Agente fica muito apertado. A gente sabe que precisa do vil metal pra fazer qualquer coisa. Mas a gente apertou de um lado, e apertou do outro, ajuntou, e deu, acabou dando. Fazer a barba do Papai Noel, que eu já tô ficando craque, o Papai Noel descoloriu três vezes a barba e o cabelo, foi descolorindo aos poucos, é um sacrifício. Pra mim a parte mais difícil é a barba do Nelson. Mas é bom o evento, é maravilhoso. A gente consegue tirar o pessoal de casa dia 24, uma data que o pessoal quer tá fazendo a ceia, quer tá no salão. Pergunta se eu quero faltar? A gente consegue mobilizar, é incrível, mas consegue. O pessoal liga, se preocupa: Vitória, e aí, tá certo? Vitória, eu tô indo, que horas eu vou? Em que eu posso ajudar? Então é muito bom, vale a pena.

Noelson 2008 07 por você.

Noelson 2008 11 por você.

Noelson 2008 04 por você.

Noelson 2008 15 por você.

Durante o transcurso pelos quatro bairros — Núcleo 5 da Cidade Nova, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Novo Aleixo e Parque São Pedro (conhecido como invasão da Carbrás) — este bloguinho acompanhou a caravana Papai Noelson e registrou, além das imagens, também algumas falas do solidário encontro natalino:

É muito bom porque alegra as crianças, é uma grande coisa que eles estão fazendo, que deus abençoe eles.

Noelson 2008 20 por você.

Noelson 2008 17 por você.

Noelson 2008 13 por você.

Meu nome é Loira e eu acho excelente a idéia deles porque as crianças ficam fascinadas, desde o início da manhã que nós estamos observando elas se preparando pro evento.

Noelson 2008 22 por você.

Noelson 2008 23 por você.

Eu acho muito legal, porque tem muita criança, coitada, que quer tomar um sorvete e não pode. Não só aqui como lá em baixo. Lá em baixo é muito bom, aqui tem pouca criança, mas lá tem muita criança. Tá vendo essa menina aqui, a gente foi buscar no orfanato pra passar o final de semana, o natal e o ano novo. Então é um modo de ajudar. Todo mundo fazendo sua partezinha é igual como uma formiguinha, fazendo sua parte, graças a deus, todo mundo chega lá. (Dona Socorro)

Noelson 2008 24 por você.

Noelson 2008 25 por você.

Ah! é muito importante sim, essa data é muito importante, todas as crianças gostam, ficam felizes, é só ver a quantidade de criança correndo atrás do carro. Tem criança que não tem nada mesmo e ganha sorvete, é muito bom. Acho muito bom pras crianças, e a gente que é adulto também não vai dispensar um sorvetinho. (Amélia)

Noelson 2008 32 por você.

Noelson 2008 36 por você.

Noelson 2008 35 por você.

Conversamos também com algumas pessoas envolvidas nessa atividade, juntamente com Nelson e Vitória, algumas que entraram recentemente e outros que já estão há muitos e muitos anos nessa caminhada, como o casal Franciane e Mota.

Franciane: Participação nossa é que a gente ajuda a entregar os ofícios, agilizar, quando não tem nenhum policiamento a gente liga. Eu tô desde o primeiro ano. Eu conheci o Nelson na Beijo Frio, primeiro, no tempo que existia a sorveteria na Djalma Batista. Ele realmente foi o cupido e eu tô há tantos anos com o meu marido, 15 anos.

Noelson 2008 42 por você.

Mota: Ele foi o cupido na caminhada na caminhada de namoro. Conheço o Nelson há 22 anos. Há 20 anos atrás nós conhecemos o Nelson, na época era a Beijo Frio, que hoje passou a Sempre Frio. O sorvete foi tão bom que fez com que eu casasse com ela, e continua bom. Começamos a distribuir sorvete pras pessoas carentes em 2002 e até hoje, graças a Deus nós somos felizes, eu e minha esposa acompanhamos essa carreata com eles. E espero que deus abençoe ele sempre nessa caminhada. Estamos com ele nesse percurso. Abençoe ele a cada ano, eu, minha esposa e meu filho pra conquistar essa batalha.

Noelson 2008 43 por você.

Noelson 2008 47 por você.

O companheiro Evilásio, que acompanha o Nelson desde criança, fala de sua relação com ele e de sua experiência em todos esses anos de Papai Noelson:

Quando eu tinha 12 anos eu fui morar com ele. A minha carteira foi assinada quando eu tinha 14 anos. Com 16 anos eu saí e montei meu próprio negócio e fiquei comprando sorvete dele… Essa caminhada eu faço com ele há vários anos, praticamente desde o início. Como voluntário, porque não tem mesmo nenhuma forma de pagamento, é por amor mesmo. É muito importante, muitas pessoas, as crianças correndo atrás de um sorvete. A felicidade no rosto de cada criança quando recebe o sorvete. É uma alegria tremenda.

Noelson 2008 48 por você.

Noelson 2008 50 por você.

Enfim, para falar desse ato todo, que envolve toda a comunidade, crianças e jovens participando ativamente na distribuição, a criançada que corre e também os adultos que, como disse Amélia um pouco acima, não dispensa um bom sorvete, acompanhado da subjetividade de um encontro coletivo de amizade, de verdadeira solidariedade, de amor, afeto, comunhão, com a palavra Papai Noelson:

Nós fizemos, não gastamos nada, a comunidade toda participou, assim como no ano passado, esse ano muito mais forte ainda. Até o carro de som foi só a gasolina. A festa foi bem organizada, sem desperdício, deu para entregar sorvete pra todo mundo, não faltou sorvete na carreata toda.

Noelson 2008 52 por você.

Eu acho importante que a desqualificação, a desclassificação que a mídia nacional tem imposto ao cidadão, deveríamos ter um Lula morto, um Lula sem expressão, um país falido, uma situação econômica ruim do país, juntando com essa “crise”, e eu digo aspas porque essa crise não é mundial, ela é de lá. Então eu vejo o eleitor nosso, brasileiro, já não está ouvindo tanta ladainha, como diz o Paulo Henrique Amorim, do PIG – Partido da Imprensa Golpista. Crescemos muito, sabemos dar nosso valor agora à situação real que nós vivemos, independentemente de nós ouvirmos na televisão, no rádio, no jornal, na imprensa escrita, televisiva.

Noelson 2008 60 por você.

É maravilhoso, não tem mais efeito, não tem mais nada, nós estamos aqui, o povo tá vendo, o povo tá consciente, o povo tá coerente, deixamos de ser miseráveis, de ser pobres demais, participamos de uma classe média ainda um pouco baixa, mas daqui pra frente com um acesso de poder evoluir, crescer mais, e que venha terceiro, quarto, quinto, décimo, até o Lula morrer, ou que venha a Dilma Roussef, que o cara vai elegê-la com certeza, e que depois venha Lula de novo…

Noelson 2008 62 por você.

Noelson 2008 61 por você.

Noelson 2008 64 por você.

Noelson 2008 67 por você.

Noelson 2008 69 por você.

Noelson 2008 68 por você.

Noelson 2008 66 por você.

3 Responses to “OUTRO NATAL COMUNITÁRIO DO PAPAI NOELSON”


  1. 1 Anônimo sábado, 27 dezembro, 2008 às 1:25 am

    São pessoas como Nelson, Vitória, comunitários, unidos mostrando novas formas de relação numa cidade que a “classe” política como ratos são pintados, não de vermelho mais de amarelo. Que o vermelho de Nelson, Vitória e de todos que participaram da distribuição do sorvete continue pintando de vermelho cada vez mais o Brasil de todos os brasileiros e principalmene do nosso querido e amado Lula Brasil.
    Antônio Pereira/Centro.

  2. 2 papai noelson quarta-feira, 31 dezembro, 2008 às 11:24 am

    caro atonio pereira,ficamos gratos pelo teu comentário, venha se pintar de vermelho no proximo natal e passaremos a ser mais uma gota nesse oceano, um grande abraço do papai noelson.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.244.895 hits

Páginas

dezembro 2008
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: