SAÍDA DE JÉSSICA DE YEMANJÁ (AGBÊ MANJÁ) NO TERREIRO DE MÃE EMÍLIA

Samba Kolé, Missaê ori Yemanjá

Ô dilá Kolê Kolê,

Ô Missa ori Yemanjá!

Jéssica de Iemanjá 01 por você.

Eu estou muito, muito contente pela saída da minha obrigação, graças a minha mãezinha. Estou muito contente com a minha religião. Gosto da Mina, aqui me sinto realizada. A minha responsabilidade, eu tenho como olhar, observar o terreiro, porque às vezes o babalorixá tá virado e eu estou preparada pra isso, pra levar pro roncó, tirar, puxar reza, tomar conta do terreiro…” (Jéssica de Yemanjá)

Jéssica de Iemanjá 02 por você.


Jéssica de Iemanjá 05 por você.

Em pleno Dia de Reis, terça-feira passada (06), como as palavras de Jéssica acima, todos os que foram ao amplo, magnífico terreiro de Mãe Emília de Toy e Lissá estavam entusiasmados pela amizade e respeito que têm por Jéssica, e também pela importância religiosa dessa obrigação. A partir desse dia, ela, que já vinha muito auxiliando no trabalho do terreiro.


Jéssica de Iemanjá 08 por você.


Jéssica de Iemanjá 32 por você.

E todos admiravam e queriam compartilhar da companhia da bela Yemanjá, a santa de tantos nomes, rainha das águas, merecendo suas bênçãos, que lava todos os males do corpo e da alma, elevando os homens à vida preenchida de alegria e suavidade.

Jéssica de Iemanjá 11 por você.

Acima, Jéssica com pai e sua mãe, Flor; abaixo, à esquerda, seu irmãozinho, que sonha em tocar tambor.


Jéssica de Iemanjá 15 por você.


Como era Dia de Reis, foram feitos rituais correspondentes no terreiro. Quem explica é mãe Emília: “Era Dia de Reis e nós estávamos fazendo o ritual de queimar as palhinhas, as palhas que eram da lapinha. Estávamos então cantando pra reis. Ritual de Reis, queimar palhinhas.”

Jéssica de Iemanjá 18 por você.



Jéssica de Iemanjá 24 por você.

Então Jéssica, com toda sua beleza e simplicidade, veio dançar pra sua senhora, e com certeza Iemanjá estava ali pra ver e sentir toda energia que tomou conta de todos no filhos no terreiro.

Jéssica de Iemanjá 23 por você.


Jéssica de Iemanjá 30 por você.

Jéssica de Iemanjá 25 por você.

Jéssica de Iemanjá 26 por você.

E quem também baixou no terreiro foi Dom João Soleira, um caboco muito velho que, segundo Mãe Emília, estava na cabeça de uma “filha de uma mãe de santo muito antiga de Manaus, Benedita de João da Mata, ela tinha três filhas, e como ela já é falecida, as filhas vêm e recebem as mesmas entidade que a mãe recebia.”

Jéssica de Iemanjá 37 por você.


Jéssica de Iemanjá 27 por você.

Enquanto os rituais continuavam ao som do maravilhoso tambor-de-mina, conversamos com Mãe Emília, que nos falou com satisfação do trabalho que Jéssica realiza ao seu lado:

A Jéssica tá dando obrigação de dois anos. Ela é filha de Iemanjá e Doçu (Ogum). Ela já estava exercendo o cargo, faltava ela terminar as obrigações. Ela não é rodante, não incorpora. Hoje ela fez a obrigação que tava faltando, vestiu Iemanjá, Oxalá. Dentro da nossa Mina Jêjo Nagô, ela pertence à família gentil. Então Iemanjá exigiu e ela tinha que fazer isso pra poder caminhar dentro do terreiro. Diferente do Candomblé, o nosso ritual é um ritual mais simples, mas mais rigoroso dentro da camarinha. Também o nome do santo, no Candomblé ele dá fora, na Mina ele dá dentro do roncó.

Jéssica de Iemanjá 35 por você.


Jéssica de Iemanjá 38 por você.

Jéssica de Iemanjá 40 por você.

Daqui pra frente vai depender de todo aquele juramento que faz, as normas, o fundamento dentro da religião, dentro do terreiro, aí ela vai desempenhar conforme o grau que ela recebeu, conforme a hierarquia do santo, mas ela já tá sabendo como é, o que pode, o que não pode. Tem que cumprir esse resguardo durante um mês, tem muitas coisas que ela não pode fazer, para não quebrar esse preceito; porque se quebrar o preceito tem que fazer tudo de novo para consertar. Durante esses anos todos que ela está comigo, ela sempre foi uma boa moça, uma boa sacerdotisa, e vai ser.

Jéssica de Iemanjá 41 por você.



Mas quando o caboco Barão de Goré, que há tantas décadas baixa nas festas e nos trabalhos de Mãe Emília, vários outros cabocos desceram e encheram o terreiro com seus vigorosos movimentos.

Jéssica de Iemanjá 44 por você.


Jéssica de Iemanjá 52 por você.


Já ia, então, pela madrugada, e era hora de fechar os tambores, mas até o final do ritual da Mina realizado no terreiro de Mãe Emília em seu vigor e autenticidade parecia não querer chegar ao fim. E é como se fosse apenas um intervalo.

Jéssica de Iemanjá 51 por você.

Jéssica de Iemanjá 54 por você.


Jéssica de Iemanjá 56 por você.

Ao final, todos se reuniram para parabenizar as aniversariantes do dia. Jéssica aniversariou ontem e, por isso, este bloguinho lhe oferece este trabalho. Que seus dias sejam sempre e continuamente de crença e amor aos santos das religiões afro e na vida Mina Jêjo Nagô!

Jéssica de Iemanjá 57 por você.

Jéssica de Iemanjá 34 por você.

As ondas já bateu na areia

A sereia vem nos salvar

Ai, quem manda no mar?

É Yemanjá!

Ai, quem manda no mar?

É Yemanjá!

20 Responses to “SAÍDA DE JÉSSICA DE YEMANJÁ (AGBÊ MANJÁ) NO TERREIRO DE MÃE EMÍLIA”


  1. 1 Edson de Codoense sábado, 10 janeiro, 2009 às 12:26 am

    Que emoção Jessica, felicidades eternas em nome de Oxalá, fiquei emocionado,quando vim a materia do Mauricio, que satisfação está vendo o seu crescimento dentro do tambor de mina,parabéns Nochê Emilia de Toy Lissá, por ter uma filha tão dedicada e de tão valorosa responsabilidade que é a menina Jessica,não pude está lá mas de onde eu me encontrava estava com vibrações possitivas para a sua obrigação dentro do tambor de mina.Parabéns a todos que estiveram ao lado da menina Jessica nesse momento de tão importância. que as bençãos de Yemanja, senhora (Abê) e de Ogum (Doçu)cubra de maravilhas a sua vida….
    Axè! Axè!Axè! JESSICA..!

  2. 2 Redson de Oshalufan terça-feira, 3 fevereiro, 2009 às 9:02 pm

    Minha Nochê Emilia de Toy Lissá, fico feliz por ter uma irmã tão dedicada,fico feliz ainda em ver a jessica tomar uma responsbilidade e fazer o que ela mais gosta que é cuidar dos voduns, só fico triste em não poder estar participando desta festa, mas logo logo estaremos juntos, do seu filho e dedicado REDSON DE OSHALUFAN…..

  3. 3 Regina Coeli sexta-feira, 27 fevereiro, 2009 às 3:11 pm

    Olá minha amiga de religiosidade.
    Parabéns…
    Pois eu também passarei agora em Março, pelo mesmo procedimento que vc.
    Deitarei para minha linda mãe Oxum.
    Estou no Rio de Janeiro, e muito feliz por passar por essa fase.
    Estou fazendo dois anos de santo.
    Fiquei feliz e por conhecer essa bela ma~e Emilia.
    Uma treajetória muito linda de vida.
    Quanto carinho ela tem com seus filhos.
    Todos do barracão dessa santa mâe estão de parabéns.
    Axé para todos, e que minha doce mãe Oxum lhes abençõe.

    Beijos.
    Regina Coeli.

  4. 4 neide quinta-feira, 5 março, 2009 às 2:50 pm

    Nossa e muito lindo,essa saida de santo!!
    desejo a senhora emilia muitos anos de vida e paz e prosperidade e muita luz!
    assim desejo a todos filhos de santo dela e a todos que freguenta a tenda dela!!
    vc não sabe a felicidade que eu fico vendo essas fotos de saida de santo que tanto adoro e um dia vou da obrigação aos meus orixas e freguenta uma tenda dessa!!
    oxalá abencoe a todos!!

  5. 5 andrea quarta-feira, 25 novembro, 2009 às 6:30 pm

    eu sou filha de iemanja estou para entra de camarinha esto pedindo uma ajuda por quer nao tenho com disos de bacar a feista e aminha mae iemanja estar fazendo eu bola muita etamto quer meu apelido e bola 7 e mae meta e ela decer q

  6. 6 Anônimo terça-feira, 8 dezembro, 2009 às 3:25 pm

    muito lindo sua saida adoreiii que ela continue abençoandooo vc

  7. 7 Silvana terça-feira, 25 maio, 2010 às 11:44 pm

    Olá! Sou filha de nossa Mãe Iemanja rainho do mar e adorei a sua saida ela esta muito linda e já que vctem o poder de tela pessa a ela que me ajude no que eu mais peço a ela , e que o meu marido pare de beber paa que ele voute para casa dureto do cerviço pois eu não sei mais a o que recorrer me desculpe por ta lhe pedindo isso se eu nem lhe conheço mais sei que pode me ajudar beijinhos e que nossa Mãe Iemanja de abençoe e te proteja sempre de tudo e de todos que te faz sofrer e quem te faz chorar beijinhos.

  8. 8 Jéssica Hermes sexta-feira, 4 junho, 2010 às 4:06 pm

    Obrigada querida..por sua atenção…
    e pode ter certeza que pedirei a nossa Mãe para que ela ilumine seus caminhos e atenda seus pedidos..
    Abraços e Beijos…
    è que Tóy Lissá e Agbê Manjá..sempre lhe protejam sempre
    Axé

  9. 10 Vanja Tenório quarta-feira, 3 novembro, 2010 às 4:34 pm

    Oi Jéssica, gostaria dos pontos CANTADOS do Seu Dom João Soleira!!!! Se der me envie o deixe no comentário… Obrigada voce me ajudará muito AXÉ

  10. 11 renato segunda-feira, 15 novembro, 2010 às 2:47 pm

    que emoçao !
    amei de mais esta materia jessica vc e uma pesso escepcional viu tem uma energia positiva que nos faz se sentir muito bem vendo a materia fiquei alta-mente feliz em ve que ha muitas pessoas que amam as suas religioes e vc e um exemplo enorme .vou te pedir obrigado por ser assim .que oxala lhe abençoe e a mae emilia tambem.

  11. 12 ingrid sexta-feira, 14 janeiro, 2011 às 7:57 pm

    lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa de +

  12. 13 brenda quarta-feira, 23 março, 2011 às 8:02 pm

    as imagens estavam lindas q nem yemanja foi um prazer ver essas fotos lindas adoreiii
    eu gostei da arrumação e da santa yemanja bjossss q vcs continuam assim

  13. 14 BOKULE XDE GONGOBILA quarta-feira, 11 janeiro, 2012 às 5:28 pm

    Parabens, Mãe Emilia, por mais uma vitoria dentro da nossa religiao, axe a Jessica pela bela Yemanja.
    mukuiu

    BOKULE DE GONGOBILA

  14. 16 jaine de tupinamba sexta-feira, 6 abril, 2012 às 1:09 pm

    bao tarde festa linda gostaria de ir na proxima axe

  15. 17 Marilene Costa quinta-feira, 11 abril, 2013 às 12:07 am

    LINDA SUA SAIDA., TB SOU FILHA DE MAMAE IEMANJA TENHO SETE ANOS DE FEITURA.,SOU DO RIO DE JANEIRO AXE MINHA IRMA.


  1. 1 OBRIGAÇÃO DE JÉSSICA DE YEMANJÁ (AGBÊ MANJÁ) NO TERREIRO DE MÃE EMÍLIA « Trackback em quinta-feira, 2 fevereiro, 2012 às 7:00 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.241.871 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: