A MEMÓRIA EMBRANQUECIDA DOS JORNAIS DE MANAUS

É preciso fazer o julgamento da mídia. Sua atuação não é ideológica, é funcional”, afirma o filósofo Baudrillard. Funcionamento como tempo real que desatualiza a memória embranquecida como névoa virtual de imagens-lembranças, como afirma o filósofo Bérgson. Campo desativado como rastros do irreal.

Este o destino da mídia de mercado. A mídia que oscila de acordo com a oferta presente do mercado para seu funcionamento. Se amanhã os interesses do mercado são outros – mesmo só em aparência – também serão estes os interesses da mídia.

Se em uma democracia são os fatos compossíveis que nutrem a liberdade da potência constituinte do Bem Comum, então, são eles os corpos históricos que alimentam os processuais políticos. São eles que saltam como memória coletiva vibrátil e criadora. Não como forma de cerimonial compulsivo do passado, mas como princípio imanente, corpus de relação transcendental, da produção social. Nada de memória desativada como dança macabra das imagens lembranças que não servem à experiência do novo.

Como vetor de informação de agenciamento social da comunicação, um jornal tem como práxis precípua o serviço público, como afirmou o insigne juiz De Sancits. Uma disciplina cívica, para o jornalista Ignácio Ramonet. O que torna crível para seus leitores que seu proprietário tem entendimento necessário do público e do privado como instâncias democráticas. O entendimento de que sendo uma empresa privada, é certo que torna-se fonte de renda deste proprietário para mantê-la e arcar com seus compromissos econômicos, principalmente juntos com seus funcionários. Por sua vez, o entendimento do que é público faz dos interesses democráticos da população a matéria de seus conteúdos expressos como importância coletiva. Uma lógica simples: o proprietário lucra democraticamente. Sua empresa jornalística segue o que é tido como realidade democrática. Não coloca pessoas, grupos ou instituições acima de sua potência democrática. Neste compromisso a memória se faz sem ser uma recurso psicológico da vontade, mas como duração. O que está sempre presente como satisfação no cotidiano da coletividade. Um jornal ontologicamente democrático.

Em Manaus, como em todo Brasil, a mídia tem a memória embranquecida (ou amarelecida como suas páginas sensoriais – papel – e virtuais – tela). O julgamento do filósofo Baudrillard desnuda a simulação que se quer realidade modelar de jornalismo democrático. O embranquecido, lutando para se tornar tempo real pelos truques da memória psicológica, cai fragmentado nos tentáculos do mercado funcional.

É assim que, quando em Manaus um jornal pretende comemorar sua cronologia, pouco elementos afetivos/cognitivos democráticos se prestam ao substrato natalício. Os jornais desta Manaus sempre estiveram juntos aos grupos governantes e grupos de empresários. Por tal fato a população ao analisar atuação anti-democráticas de certos governantes, não encontra nestes jornais uma cumplicidade social onde possa manifestar suas análises. O fato escabroso que têm momentos de homogeneidade destas empresas: todas iguais na mesma ordem. Todas encontram-se com os mesmos patrões.

Mas há momentos irônicos: um jornal não está cooptado (termo muito usado no tempo da ditadura, bela lembrança!). Enquanto os outros estão coesos aos governantes, um se desliga. Não se sabe a intenção. Mas se desliga. É o que está acontecendo neste momento em Manaus. Uns, loas ao prefeito cassado Amazonino e ao governador Eduardo Braga, e, este, postura próxima à democracia que interessa ao leitor. O que não assegura que esta atitude democracia jornalística vai perdurar, e se fazer uma memória não embranquecida pela lógica da funcionalidade capitalista que se faz tempo real. O lucro.

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USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

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Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

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