SÁBADO DE ALELUIA NO TERREIRO DE MINA GÊGE-NAGÔ TOY LISSÁ/AGBÊ MANJÁ

Mãe Emília Sab de Aleluia 01 por você.

Clique nas imagens para vê-las de perto.

Como o culto afro Mina Gêge-Nagô cumpre os preceitos da quaresma, a casa ficou fechada para rituais públicos, por isso, somente agora, quarenta dias depois, é que Nochê Hunjaí Emília de Toy Lissá/Agbê Manjá e seus filhos recebem todos os convidados na reabertura da casa com muita alegria e devoção, como se pode perceber na fala de Mãe Emília distribuímos aqui.

Essa festa é uma reabertura da casa. A gente fecha a casa, depois da obrigação da cana verde, por quarenta dias, a Quaresma, todo esse período anterior à semana santa a casa fica fechada. Os vodunços, os orixás são recolhidos. Só ficamos em oração. A gente se guarda e pega as guias, todos os aros são recolhidos. É obrigação ficarem dentro do peji, que é aquele santuário sagrado, onde só tem os vodunços, os orixás, somente coisas sagradas ali dentro. Fica tudo ali dentro e só na Quinta-feira Santa é que se tira, pra lavar, organizar, coloca-se tudo em obrigação, que é pra no Sábado de Aleluia se usar.Só reabre no Sábado de Aleluia. Quinta-feira Santa tem a displantação da cana verde, tem a ceia que a gente faz. Na Sexta-feira Santa tem a procissão, aqueles rituais todos, e só depois de 7h da noite nós começamos a descobrir a casa toda, pra arrumar para a festa do Sábado de Aleluia.

Mãe Emília Sab de Aleluia 02 por você.

Mãe Emília Sab de Aleluia 28 por você.

Mas antes de reabrir a casa, participamos da comunhão realizada pelo compartilhamento do santificado geum, que não pode ser registrada por acontecer dentro do peji.

Antes de tudo tem o geum, que se faz antes de abrir a casa. É uma comunhão que se faz com a comida, com o amalá, com coisas que são do santo. Ali naquela hora, já estão entregues as orações, você faz o seu pedido. Você recebe o furá, que é feito com arroz e outros mistérios que têm, come a farofa de amendoim e bebe o aluá, que é feito de abacaxi, milho, essas coisas.


Após o geum, as guias dos filhos foram entregues conforme os cargos dos filhos, e só então se iniciaram os rituais, mas com as luzes ainda apagadas…

Depois é que começa, com as luzes apagadas, somente com as velas. Quando a gente termina de cantar, que louvou Aleluia, é que se acende a luz, aí vem o clarão. Tem que se cantar para todos os vodunços, para todas as mães. Muitos descem, vem mostrar que eles estão ali.

Mãe Emília Sab de Aleluia 07 por você.



Dom João, que é mensageiro de Lissá, senhor da casa e da coroa de Mãe Emília, foi chamado para tomar conta deste reinicio das atividades. Aleluia, Dom João!

Aleluia! Dom João, olha teus filhos

Olha que o mundo mudou

Vamos dar o joelho à terra

Pra adorar nosso Senhor

Aê, manjedor, rompeu alegria

Vodun raiou

Mãe Emília Sab de Aleluia 10 por você.


Mãe Emília Sab de Aleluia 16 por você.

Pai Dinho, Pai Pequeno, segunda pessoa dentro da casa, que, segundo Mãe Emília foi deitado e preparado desde criança, quando ela andou na Bahia e no Maranhão, por isso demonstra tanto conhecimento e segurança em tomar conta da roda e dos tambores. Com sua cavernosa, potente e melodiosa voz, preenche o terreiro, enquanto as entidades vão chegando e preenchendo-o.

Mãe Emília Sab de Aleluia 12 por você.

Mãe Emília Sab de Aleluia 11 por você.



Finalmente foram liberados os tambores deitados e chamados a baixar os vodunços para o principal rito da noite: o Abieié, “bolos” nas mãos por uma palmatória. Antes de começar o ritual, por fazer parte de uma tradição que não é mais usual e até condenável atualmente, Mãe Emília e Pai Dinho explicaram alguns significados simbólicos desse ritual, o qual também não pudemos registrar por realizar-se no peji.

Mãe Emília Sab de Aleluia 35 por você.


Depois é que se vira para o povo que vem pra levar o Abieié pros seus filhos. O Abieié é a disciplina que os vodunços vêm ao mundo para dar disciplina pros filhos, pra mostrar que eles são pais, são tudo, que a mesma passagem que passou o nosso Senhor todo poderoso, a gente vai ter de fazer também esse ritual todinho. Por isso se canta para todos os vodunços, todos os orixás. Os encantados descem, os pais espirituais descem para dar disciplina pros filhos. Eles mandam os mensageiros vir. Àqueles que não incorporaram, a obrigação é da mãe de santo da casa dar aquele bolinho pra dizer pro filho que ele cumpriu sua disciplina.

Mãe Emília Sab de Aleluia 44 por você.


Ô abieié! Ô abieié!

Ô abieié!, meu vodunço

Abieié!

Mãe Emília Sab de Aleluia 34 por você.


Seu Ubirajara baixou e veio distribuir seus disciplinantes e santificados “bolos” nas mãos dos filhos e até para os convidados.

O Abieié é, na verdade, uma pedra que é preparada durante sete dias e na qual a gente canta para os vodunços. A palmatória também é preparada durante sete dias. É uma tradição muito antiga. Muitas casas não fazem mais isso, mas a gente continua nossa tradição. Eles descem e vão naquela pedra fazer a obrigação que tem que fazer, se o filho errou a vida toda, se está errando, ou se não. Chama-se Tambor de Alegria. Tambor de Alegria porque todo mundo da comemorando a reinação de Cristo de novo. Esse bolo não é só pra disciplinar, é um bolo que espanta qualquer coisa que estiver em cima de você, se você tem uma força contrária ele vai espantar. Tem muito significado.


Mãe Emília Sab de Aleluia 22 por você.

E o tambor era realmente de alegria e contagiou a todos, tanto quem estava na roda quanto os convidados, todos regozijados pela beleza e espiritualidade do verdeiro culto Mina Gêge-Nagô. Após o Abieié, Pai Alan, que vem de uma família devotada ao santo (segundo Mãe Emília, sua mãe era mãe de santo, a avó dele era mãe de santo, do tempo da pajelança), fez as homenagens à casa e a todos que ali se encontravam.


Mãe Emília Sab de Aleluia 38 por você.

Como já passara da meia noite, então Virou o tambor para dar passagem para dona Maria Légua, filha de dona Légua de Boji Boá, da família Cambinda.

Mãe Emília Sab de Aleluia 42 por você.


Veio ainda seu Zé Pelintra, na cabeça de Pai Alan, e seu Colhe Maneiro, na cabeça de Pai Dinho.


E com dona Légua veio a irmã. Na cabeça de seu Tatá, toda a alegria da melodia empolgante nas rezas e nos volteios da dança de dona Xica Baiana.

Mãe Emília Sab de Aleluia 48 por você.

E assim a festa do Sábado de Aleluia entrou pela madrugada até o raiar da bela manhã do Domingo de Páscoa, com a comunhão de toda a alegria e satisfação de estarem ali no vigor dos cultos afro que, agora, após a Quaresma, seguirão pelo ano a fora…



26 Responses to “SÁBADO DE ALELUIA NO TERREIRO DE MINA GÊGE-NAGÔ TOY LISSÁ/AGBÊ MANJÁ”


  1. 1 claudio quinta-feira, 28 maio, 2009 às 5:42 pm

    a senhora poderia me mandar seu,endereço de sua residencia,eu tambem cultuo,mina nago atraves do meu pai de santo,que a mãe de santo dele se chama diquinha.meu povo e de légua.quero um dia conhecer uma casa, que cultue em são luis e sou muito grato e conhece-lá.tenho casa de santo em joão pessoa -pb.
    vou esperar com muita carinho a sua resposta….

  2. 2 afinsophia sexta-feira, 29 maio, 2009 às 3:50 am

    Claudio,
    o Terreiro de Mina Gêge-Nagô Toy Lissá/Agbê Manjá, de Mãe Emília, onde também funciona a sede da Federação de Umbanda e Cultos Afro Brasileiros do Estado do Amazonas (Fucabeam), fica à rua Pintassilgo, nº 100 – Cidade Nova II (Manaus-Am). Se vier a Manaus, com certeza será bem recebido por Mãe Emília, que a todos trata bem com simplicidade, doçura e sabedoria.
    Axé!

  3. 4 erik terça-feira, 16 junho, 2009 às 4:31 pm

    parabens mãe emilia pelo pelissima obrigaçao de, gostaria de saber o endereço do terreiro para uma futura vizita.
    muita luiz muito axe

  4. 5 Redson d'Oshalufã sábado, 25 julho, 2009 às 4:48 pm

    sem palavras mãe emilia…..extontiante…
    lissá lhe abençoe

  5. 6 mae ssiça sexta-feira, 14 agosto, 2009 às 11:18 pm

    ola muito boa noite gostaria de saber o seu numero de telefone
    muito obrigado

  6. 7 afinsophia sábado, 15 agosto, 2009 às 12:47 am

    Mãe Siça, boa noite!
    Não compreendemos se você quer o número de telefone deste bloguinho ou se o de Mãe Emília, por isso disponibilizamos os dois:
    – o nosso: (92)3681-5427 / 9158-0230
    – o de Mãe Emília: (92)9995-3894

  7. 8 Hiago Paiva terça-feira, 22 setembro, 2009 às 12:06 pm

    Olá gostaria de manter um contato com uma mãe ou um pa ide santo de Tambor de MIna Nagô, pois recebi um terreiro de mina de herança que está fechado e tenho que reabrir, então preciso fazer iniciação

  8. 9 Fernando quinta-feira, 29 abril, 2010 às 11:00 am

    Gostaria de saber , se mãe emilia tem algum filho de santo que tem casa aberta em belé – Pará, ou se ela atende em belém.

    A mina dela e pura e hj em belém ” quase não existe mina pura” a maioria esta misturada.

    E preciso fazer meu santo , mas ainda não encontrei nem uma casa que me agrade aqui em belém.

    • 10 kleber santos quinta-feira, 20 outubro, 2011 às 12:17 pm

      kkkk vc tá de sacanagem meu amigo! sou de Belém do Pará me criei no amazonas minha mãe e uma mãe de Santo muito respeitada dentro do amazonas e minha mãe era filha de Santo mãe Berenice da Erondina em Bélem,e hj ela é filha de Santo do Pai Edmilson de Oxossi da compensa, eu e meu Pai somos ogã do terreiro da minha mãe toco tambor de mina com o ritmo do pará bem cadenciado ja frequentei varios terreiros de tambor de mina em manaus concordo com vc kuando vc diz que é dificil ter um terreiro de Mina puro! mais te garanto que dentro do amazonas é dificil de encontrar porque misturaram mina com kêtu, e te garanto meu amigo que cada quarteirão que vc andar, meu amigo vc encontra um terreiro de tambor de mina puro em Belém do pará te digo isso porque é a cultura do Pará, e pelo fato de ser Ogã eu sinto a força do tambor e do terreiro em que ando , e dentro do amazonas não sinto tanta força no tambor e na maiorias do terreiro em que ando!

    • 12 kleber santos quinta-feira, 20 outubro, 2011 às 12:53 pm

      tá e de quebra se quiser add meu email q te mando umas doutrinas onde eu emeupai estamos tocando! kleber_wsp@hotmail.com

  9. 13 daniele segunda-feira, 28 junho, 2010 às 11:26 am

    bem gostaria de saber como faço para ser filha de santo em mina gejo,nago,eu acho gue agui no juazeiro no norte nao ha,gostaria de poder um dia abrir um mega terreiro. para os filhos de santo.

  10. 15 jose edvaldo sábado, 18 dezembro, 2010 às 1:46 pm

    Olá, gostaria que alguém me esclareça se existe um oxalufã feminino,pois fui raspado na umbanda omolocô e me disseram que oxalufã era feminino e se chamava lissá.Porém, consultei esse site e descobri que lissá é vodum.Se alguém puder me esclarecer serei muito grato pois sai do terreiro onde fui iniciado e estou procurando outro.Se houver alguma indicação de terreiro de confiança em guarulhhos ou imediações farei uma visita a ele.

  11. 16 arcio alonso da silva segunda-feira, 16 maio, 2011 às 12:16 pm

    kolofé minha velha sou d rio de janeiro e dote minha asa é de vodun sou da roça do ventura seja hunde oriumdo de la bis neto e seu tata fomotinho de oxum e neto do finado zezinho da boa viagen do rio de janeiro gostaria de saber sobre o voun bosojara e o vodun zeri e e de polipogi porque cei que é voun e voces ai o maranhão kolofé benoe me fale deces vodun

  12. 17 creunice sábado, 15 outubro, 2011 às 2:55 pm

    sou uma das filhas de sANTO DOS Legua boji

  13. 18 manuela sábado, 15 outubro, 2011 às 3:06 pm

    somos do maranhao linda a festa todo ano madrinha maria legua faz seu festejo comoça no 24 ate no dia 30 de julho vem mae de santo do piaui e outras regioes.amanheçe o dia quando todos vao ,fica so seus filhos de santo vem todos os legua boji.e daniel pedro seu cisero seu legua terreza todos sao muitos queridos.

  14. 20 Anônimo quarta-feira, 31 outubro, 2012 às 10:28 am

    eu sou nora quero fazer o orim mais nao acho naçao~
    gege na cidade onde eu moro e e´ minha raiz minha mae foi do gege mais de 40 anos agora ela foi au lo´ e eu estou perdida nao~ quero angola e nen keto como dissia minha mae ojuile gege faz angola mais angola nao faz gege

  15. 21 carlos rocha nascimento sábado, 10 novembro, 2012 às 7:47 pm

    Boa noite gostaria de saber um pouco do caboclo serra grande sua familia
    suas corres e banzeiro grande sua familia suas corres e fundamentos
    fui iniciado no mina nago meu pais era de alcantra neto do anjo da boca pelada . mais ele cufou moro no rio de janeiro . nao deu para apreder nada
    de encantaria gostaria muito de saber sobre esse encantados
    onbrigado carlos

    • 22 Miguel Ferreira Neto sábado, 11 julho, 2015 às 10:47 pm

      Meu irmão se você que fundamento vá ao Codó, não é menosprezando, as outras cidades não, eu sou filho da casa de mãe Francisca de Mariano Légua, a qual era situada na Rua da Cruz Nº. 151 bairro João Paulo – MA, Mas no Codó tem muito o que se ver e aprender.

  16. 24 Meise farias sexta-feira, 4 janeiro, 2013 às 10:22 pm

    Me ajude por favor estou em um fim de relacionamento e preciso da ajuda de vocês urgente meu telefone é 92171968 obrigada.

  17. 25 André Malato - Belém /Pará segunda-feira, 1 abril, 2013 às 8:36 am

    Que bom ver pessoas fazendo/praticando coisas sérias e bonitas !!! Uma forma correta de demostrar a dignidade, espiritualidade e grandiosidade da Doutrina Mina Gêge Nagô. Deus abençoe!!! Vida longa a todos para prosseguir ensinando tão belo ritual. Axé na Graça de Zambi!!!

  18. 26 mestre domingo, 5 maio, 2013 às 11:15 pm

    centro de mina nago indio pena verde cidade nova pai luis a mae maria emilia e nota 10


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.242.024 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: