MANIFESTAÇÃO DOS ESTUDANTES NA CMM EMPRESARIAL

Estudantes na CMM 05 por você.

Clique nas imagens para vê-las de perto.

Os estudantes foram chegando de várias partes de Manaus e se juntaram na frente da Câmara Municipal de Manaus para mais um dia de ininterruptas manifestações por toda a Manaus devido à redução da meia-passagem. Vinham trazendo seus dizeres em cartazes, animados pela preservação dos direitos democráticos adquiridos que foram, vilipendiosamente, usurpados pelo Estado de exceção que predomina em Manaus.

Estudantes na CMM 02 por você.

Estudantes na CMM 03 por você.

Mas quando quiseram adentrar à “Casa do Povo”, a polícia foi chamada e a entrada barrada, o que deixou todos indignados diante da violenta recepção.

“Os estudantes estão aqui lutando pelo direito de estudar, o direito da meia-passagem. Nós temos estados onde os estudantes têm direito ao passe livre. No Mato Grosso do Sul, o estudante não paga passagem, ele vai para a aula sem pagar a passagem. Sabe por quê? Porque você já paga a passagem no imposto que você paga. Quando você vai ao mercado, se você vai à taberna, se você compra seu lanchinho, você já vai deixando seu dinheiro da passagem. Mas aqui fazem o jogo dos empresários. Eu sou mãe, eu quero que abra esse portão também, eu quero ter o direito de entrar, que essa casa foi construída com o nosso suor. Nós temos o direito.” (Mãe de estudante, que participou ativamente da manifestação)

Estudantes na CMM 04 por você.

Depois de discursos de mãe e vários estudantes sobre uma kombi, os vereadores, com o presidente da CMM, Luiz Alberto Carijó (PTB), considerado um dos vereadores mais ligados, historicamente, aos empresários do transporte coletivo em Manaus, depois de ser vaiado, quis impor sua falsa moralidade.

Estudantes na CMM 07 por você.

“Eu peço de vocês o respeito, o mesmo respeito que eu tenho por vocês. Nós não vamos impedir que nenhuma pessoa que venha de forma ordeira a essa casa possa entrar . Aqui é a “casa do povo”, é a casa de vocês.”

Nova vaia e gritos de “Mentiroso!” a um dos 17 vereadores que teve as contas de campanha condenadas pelo TCE, o mesmo a quem o juiz Vitor Liuzi deu 48 horas para entregar o endereço de seus cabos eleitorais na campanha passada. Mas eram apenas ceninhas de charlatão num circo montado, mais uma carijosada, e logo os estudantes puderam entrar, enquanto a “Casa do Povo”, contraditoriamente do que dissera Carijó, era muito bem protegida por um corredor polonês de policiais.

Estudantes na CMM 08 por você.

Estudantes na CMM 09 por você.

Instalados no “aquário” da CMM, os estudantes erguiam seus cartazes, enquanto observavam alguns discursos, vaiando e respondendo ao megafone a inúmeros desavisados vereadores muito pouco acostumados com tão grande número de pessoas dotadas de razão, humor e inteligência naquele espaço.

Estudantes na CMM 10 por você.

Estudantes na CMM 11 por você.

Estudantes na CMM 13 por você.


Mas finalmente chegou a vez dos estudantes, que foram à plenária colocar suas questões, analisando e todos os pontos e exigindo seus direitos em palco tão desigual, armado pelo poder constituído.

Estudantes na CMM 15 por você.

Apesar de saberem que nesses lugares a cadeira onde sentam estes bardos importa mais que o entendimento racional democrático, que inexiste na maioria deles, os estudantes, Yann Evanovick (presidente da UMES), Maria das Neves (presidente da UEE) e outros, expuseram a violência a que os estudantes de Manaus estão sendo submetidos em decorrência de atos irresponsáveis da CMM e exigiram várias medidas, entre elas, que seja restituída imediatamente o direito às 120 meias-passagens, válidos em todos os dias do mês.

Estudantes na CMM 21 por você.

Membros de alguns sindicatos e associações também compareceram e apoiaram as manifestações estudantis, destaque para a presidente do  Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), Ísis Tavares, que foi à tribuna e falou tanto como sindicalista quanto como mãe, convocando todos os professores a apoiarem e participarem dos atos dos estudantes, uma vez que a luta afeta toda a sociedade e, no caso de ser diretamente fundamental para manter o direito de todos os estudantes, disse que as escolas precisam se envolver.

E quando Samara, da Casa da Física (Ufam), analisando a composição da atual Câmara afirmou que o vereador em quem votara não ganhou porque não doou rancho, não distribuiu ticket combustível e outros artefatos comuns em campanhas eleitorais manoniquins, vários vereadores fizeram muchochos, não se sabe se pela banalização das práticas ilegais eleitoreiras ou por corporativismo com, quem sabe, algum parceiro maior. Carijó, que até então estava mais preocupado com sua papelada, pediu rapidamente um aparte, dizendo que a estudante só deveria tratar do que se referisse à meia-passagem e, mesmo Samara explicando que não se referia a ninguém dali em especial, o que é óbvio, a vereadora Cida Gurgel (PRP), esposa do deputado cassado Edilson Gurgel, depois de pedir a palavra a Carijó e dizer, com fingida indignação, que não admitia ser tratada de forma desrespeitosa naquela que também era a sua casa, rangeu os dentes, cerrou os punhos,  fez beicinho de “mamãe eu quero” e lançou seu olhar de ódio mortal aos estudantes na galeria, que apenas riram do disparate.

O vereador, José Ricardo (PT), por sua vez, fez discurso no qual defendeu a tramitação urgente do Projeto de Emenda à Lomam, protocolado na semana passada, que restitui as 120 meias-passagens aos estudantes, incluindo ainda os alunos de cursos profissionalizantes.

Quantos aos outros vereadores, o engajamento dos estudantes teve o efeito não apenas racional, mas sobretudo na ânsia capitalística eleitoral, muitos vereadores, que enxergam ao longe sempre uma urna eletrônica, mesmo alguns que aprovaram a Emenda dos Pintados, voltaram atrás. Ao final da sessão, o des-cantante Carijó anunciou a José Ricardo que amanhã, pela manhã, começará a tramitar o novo Projeto de Emenda que restitui as meias-passagens usurpadas dos estudantes. Mesmo assim, as manifestações continuaram todos os dias por tempo indeterminado, espalhando-se por toda a cidade.

E não somente na cidade, nesta manhã, Maria das Neves (UEE) e Yann Evanovick (UMES) estão rumo a Brasília, onde têm uma audiência marcada com o ministro Gilmar “Dantas” Mendes, presidente do STF, para que ele reconsidere a derrubada da liminar que permitiu a publicação da Emenda 010 à Lomam. Além disso, as duas entidades entrarão com um agravo no STF para que o ministro reconsidere sua decisão.

MOVIMENTAÇÕES AGENDADAS

Hoje, quarta-feira

Estão previstas paralisações em 10 pontos estratégicos da cidade, que estão programadas a ocorrer às 10h e às 14h.

Amanhã, quinta-feira

Grande concentração na Praça do Congresso, em frente ao I.E.A, para realização de uma passeata até a sede do Sinetram, na Constantino Nery.

Estudantes Bola 02 por você.

Vamos nessa estudantes, professores, pais de aluno, sindicatos, comunidade em geral, ante à sanha do empresariado, que dita as leis às instituições locais, é preciso resistir democraticamente a partir da razão, do humor e da inteligência…

2 Responses to “MANIFESTAÇÃO DOS ESTUDANTES NA CMM EMPRESARIAL”


  1. 1 Earlen Guedes quinta-feira, 7 maio, 2009 às 2:28 pm

    Parabéns companheiros!!!Continuamos com a luta,pois a vitória dos estudantes,enquanto estiverem unidos,será certa!!!

  2. 2 afinsophia sexta-feira, 8 maio, 2009 às 12:20 am

    Companheira Earlen,
    a vitória dos estudantes não é uma vitória sobre outros, mas o restabelecimento dos direitos de todos os cidadãos e a preservação da democracia.
    Valeu!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.262 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: