GOVERNO COMEMORA, MAS INDICAÇÃO À COPA NÃO TEM FUTEBOL NEM DESENVOLVIMENTO URBANO

Era como um enterro. Dois terços das pessoas que estavam ali haviam sido convidadas pelos patrocinadores e não se importavam realmente com o futebol. A maioria dos torcedores que nos amam não tinha dinheiro para comprar um ingresso. O entusiasmo público [no país] é incrível, mas os que comparecem aos estádios, usando terno e gravata, não tinham razão para estar lá”.

(Didier Deschamps, jogador da seleção francesa, sobre a frieza da torcida durante os jogos da Copa do Mundo da França, em 1998)

Na tarde de ontem, confirmou-se o óbvio: Manaus foi indicada como subsede da Copa do Mundo 2014..

Distante do ufanismo midiático que se alimenta da miséria social promovido pelo governo do Estado, Prefeitura e mídia domesticada, a população sabe que a copa não virá para o povo. Evidência disso foi a forma como se deu o processo de escolha destas subsedes.

Em seu início, seriam dez as cidades a receber a copa. Alegando a necessidade de estender por todo o território nacional o evento, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, em seu milésimo mandato – sobre a longevidade dele no cargo, o orgulhosos senador Arthur ‘5,5%’ Neto nada diz – solicitou à FIFA que fossem admitidas mais duas cidades. Nenhuma benesse ou interesse público nesta decisão. Trata-se de uma questão de mercado, o futebusiness que de futebol não carrega sequer o rastro.

Teixeira faz parte do seleto grupo de pessoas que se alimentam dos bilhões que envolvem o futebol no mundo. Apadrinhado pelo sogro, João Havelange, Teixeira aprendeu como se manter no cargo. Em seu livro intitulado “Como Eles Roubaram o Jogo”, o jornalista David Yallop mostra como os congressos da FIFA são povoados por senhores de meia-idade, que falam somente em cifras, e em nenhum momento sobre futebol. Yallop mostra como o brasileiro Havelange conseguiu se manter por mais de 20 anos na direção da “entidade máxima do futebol”, à custa de subornos, achaques e propinagem. Principalmente com ingressos para os jogos, moeda valiosa entre os patrocinadores e dirigentes.

Com Teixeira não foi diferente. A cada cidade que visitava, recebia presentes e mimos. Entre Manaus e Belém, há uma diferença brutal entre os governadores, e isso ficou patente: enquanto a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa afirmou que os investimentos em infraestrutura referentes à copa seriam efetivados mesmo que a cidade não vencesse a disputa, no Amazonas, o governo Braga em nenhum momento priorizou os investimentos para além dos jogos, que serão no máximo cinco. Serão, ao todo, seis jogos por grupo, sendo nove grupos. Braga é especialista em agradar àqueles de quem deseja receber favores. Não por acaso, o TCU, para onde recentemente indicou o amigo e indiciado pela PF, Ari Moutinho Junior, afirmando ser o “dono da vaga”, arquiva ciosamente todas as denúncias de desvios de verbas em obras públicas. Vide o caso pampulha. Braga ainda tem a Assembléia Legislativa literalmente na mão. As constantes declarações do presidente da ALE, Belarmino Lins, de subserviência e obediência aos ditames do chefe do executivo são prova disso.

Não seria de se estranhar que Braga, com este currículo, vencesse a governadora do Pará no quesito mais importante para a escolha de uma subsede: agradar ao bolso dos dirigentes da FIFA e CBF. Nada de critérios técnicos, nada de futebol.

COPA SEM COPA PARA UMA CIDADE SEM POVO?

A questão da escolha de Manaus como subsede da copa, tratada a toque de caixa e com linguagem marketológica pela imprensa domesticada e pela propaganda governamental tentou ocultar uma questão, esta perene e mais presente na existência dos moradores da cidade: a infraestrutura.

Não se viu da iniciativa governamental, nem estadual, muito menos municipal, a iniciativa de organizar fóruns populares para discussão do projeto de recebimento destes jogos. Em uma cidade pulsante, onde os movimentos intensivos se territorializam num discurso político ativo, ter-se-ia que questionar as políticas públicas de transporte coletivo, de engenharia de trânsito, de moradia, de estrutura hoteleira, do futebol profissional, de educação, de saúde pública, de inclusão da população no processo de preparação, na fiscalização dos investimentos e na ordenação geral do projeto. Tudo ficou a cargo do marketing pré-eleitoral.

Uma cidade só existe como tal a partir da composição desejante de seus habitantes, e suas necessidades são resultado da produção ético-estética de seu povo. Daí ser impossível existir uma cidade sem povo, o que dirá fazer “melhorias” em uma cidade sem que o povo participe deste processual.

De modo que a comemoração governamental em torno de uma indicação conquistada pelo método de degradação do jogo, através do ilícito e do decadente, é apenas mais uma armadilha preparada por estes governos para a população.

Enquanto Manaus padece sem prefeito, sem transporte, sem educação, sem segurança pública, na ausência dos elementos básicos para a existência de uma cidade, um governo inexistente e que só existe no vazio do marketing comemora um falso ganho, pois que uma Copa do Mundo onde o futebol há muito deixou de ser o móbil não trará sequer o espectro do futebol. Apenas mais afecções tristes. Nada de cidade e nem de bola.

1 Response to “GOVERNO COMEMORA, MAS INDICAÇÃO À COPA NÃO TEM FUTEBOL NEM DESENVOLVIMENTO URBANO”


  1. 1 Samuel terça-feira, 1 setembro, 2009 às 1:46 pm

    Adorei esse site vou indicar para meus amigos, Para quem gosta de discussões sobre futebol pode acessar o http://www.futebolforum.co.cc


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.242.144 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: