CASO WALLACE: SÍNDROME DE PETER PAN NA ERA DA INOCÊNCIA

No discurso antes da votação na Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) que, por unanimidade, encaminhou para a Comissão de Constituição e Justiça o pedido de abertura de processo por quebra de decoro, o deputado estadual Wallace Souza (PP) chorou, disse-se inocente, descreveu lástimas familiares, utilizou-se fartamente do lugar comum “Deus” e se referiu ao filho Rafael como uma criança. Toda a mídia sequelada amazomanoniquim atém-se a esse logro de péssimo bufão. Encenadas para ocasião e/ou provocadas por ver investigações sobre crime organizado e tráfico de drogas levarem Rafa à penitenciária e esbarrarem, juntamente com a acusação de corrupção de menores, na sua (até então) imunidade parlamentar, as demonstrações emocionais do deputado, partindo do mais baixo grau do entendimento, o senso comum, o “ter visto”, “ter ouvido” do qual fala Spinoza, descambam na fantasia psicológica e não devem corromper as decisões jurídicas.

A ERA DA INOCÊNCIA DE WALLACE…

Na mentalidade desmemoriada na lembrança e na afetividade dos adultos em relação a suas infâncias, a infância aparece como uma era de inocência, pureza, retardamento, felicidade, ingenuidade, alheamento em relação ao futuro. Tudo que o cineasta espanhol Carlos Saura desmonta, em relação ao falso sentido dado à infância pela maioria dos adultos, com as imagens do seu Cría Cuervos.

Nada a ver com “princípio de inocência” ou “presunção da inocência”, princípio do direito penal que estabelece a inocência do réu como regra até que o processo instituído contra ele seja concluído e o trânsito em julgado o defina culpado em “sentença penal condenatória” (Constituição Federal art. 5º, LVII). Seguindo este princípio, Wallace, a princípio, nem poderia dizer-se “inocente”, uma vez que ainda não é réu. A não ser que ele esteja adiantando-se a uma possível morosidade da Justiça e já se coloque, peremptoriamente, como réu. Caso sua autoacusação não interesse à Justiça, a comoção muito menos deve fazer parte das decisões na ALE, em que pese as dúvidas quanto ao entendimento de muitos deputados.

A SÍNDORME DE PETER PAN DE RAFAEL…

Alguns adultos, tão afeitos que foram à era da inocência, continuam comportamentalmente imaturos, infantilizados emocional, social ou sexualmente. “Crianças-grandes”. A isto, desde a publicação do best-seller The Peter Pan Syndrome, em 1983, pelo Dr. Dan Kiley, a psicologia denominou de Síndrome de Peter Pan e passou a fazer referência a ela, embora não se tenha comprovação de ser uma doença psicológica real, não se fazendo constante nos manuais de transtorno mental.

Na tentativa de embaralhar fantasia e realidade, anulando as evidências desta, o deputado Wallace mistura as acusações que recaem sobre Rafael com os hábitos de uma criança temerária: “Como podem dizer que ele (Rafael) matou 27, 30, 37 pessoas? Como podem fazer isso com um rapaz que até hoje procura o meu quarto de noite, para dormir, com medo de ficar sozinho?”

A própria flexibilização dos números de homicídios é um truque linguistico para relativizar as acusações práticas. Mas, diferente da chamada Síndrome de Peter Pan, pelo mais famoso Complexo de Édipo freudiano, fundo universal de todo inconsciente psicanalítico, segundo a dita ciência psicanálise, toda criança terá de passar por volta da chamada segunda infância (7 a 11 anos) para uma fase posterior, da qual formar-se-á um adulto de comportamento normal ou patológico (psicose).

O deputado Wallace acrescenta que “uma psicóloga, quando olhou a foto de Rafael, disse que, pelo olhar, sabia que ele era incapaz de matar”. Não vem ao caso enquadrar Rafael (só fizemos referência a ele com a Síndrome de Peter Pan porque não é considerada real e pelas narrações de seu pai), mas muito menos vem ao caso dar crédito ou não a uma psicóloga que faz uso de uma assertiva psicológica por uma fotografia e sem pedido judicial, já que ele está sub judice. Do ponto de vista legal é totalmente irrelevante. No entanto, no inverso dos psicopatas hollywoodianos, a principal sedução de um psicopata serial é o olhar dócil infantilizado num corpo adulto. Mas não quer dizer que o olhar de Rafael…

ESVAZIAMENTO E IMANÊNCIA DO SIGNO “DEUS”

Esquecendo ou desconhecendo o enunciado de Cristo: “Dai a César o que é de César”, em todas as partes de seu depoimento, o deputado Wallace trazia Deus como testemunha. Como fazem todos os embusteiros, dentre eles políticos, padres ou pastores corruptos, e também réus de alguma acusação difícil de comprovar inocência, clama-se tanto por Deus, que ele deixa sua transcendência e vem pra terra. Por um lado é um esvaziamento da máquina abstrata “Deus”, que já era vazia e manipulada conforme o motivo do massacre desde as Cruzadas; mas, por outro lado, Deus se fez carne e habita entre os homens. “O pobre é deus na terra” (Toni Negri). A ilusão de um Deus transcendente já não existe mais. Portanto, Deus não está mais do lado do poder constituído, e mesmo que a ALE-AM venha ou não cassá-lo, mesmo que a Justiça venha ou não condená-lo, os humilhados nos programas miserabilistas, os eleitores ludibriados em votos não-democráticos já agiram para diminuir a violência e afirmar ao mesmo tempo as singularidades e as coletividades democráticas, porque são deuses e tudo podem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.023 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: