PREFEITO INTERINO EMPENHADO EM ACABAR COM A MEIA-PASSAGEM, E A INTELIGÊNCIA SUBSERVIENTE DOS VEREADORES DE MANAUS

Prefeitura e Sinetram andam em conformidade e sob o princípio da identidade. Se até este momento, ainda havia quem não acreditasse que o prefeito vitalício de Manaus, no quesito transporte coletivo (mais precisamente, na ausência de um), é o empresário e campeão de processos na justiça, Acyr Gurgacz, dono da Transmanaus e presidente do Sinetram, agora fica claro.

Com a movimentação midiática amestrada em torno do projeto de lei que regulamenta a meia passagem enviado à CMM pelo executivo, que na prática institui a subtração dos direitos adquiridos dos estudantes realizado no final do ano passado (a “emenda dos pintados”), a gestão municipal quer fazer crer que defendeu o direito dos estudantes. Imprensa domesticada e a base aliada do prefeito na CMM aproveitaram para tecer loas ao projeto, o que não constitui um engôdo, já que efetivamente o projeto contempla os interesses em jogo. Não, é claro, o da população e dos estudantes.

Enquanto a mídia local e subserviente focalizou a retomada do controle sistêmico da meia-passagem por parte do IMTT (ex-IMTU), os vereadores igualmente subservientes ao prefeito vitalício de Manaus aproveitaram para desfilar a sua inteligência e compromisso democrático no site da CMM(os grifos e comentários são nossos; as falas, deles):

O vereador Roberto Sabino (PRTB) sequer conteve a desfaçatez, ao defender os direitos de quem efetivamente representa com seu mandato: A proposta do Executivo vai uma lei que resolverá o problema da meia passagem, pois ela traz a melhor forma de acabar com as fraudes que tanto reclamam os empresários“.

O vereador ignora que, se a prefeitura e o IMTT, enquanto órgão do poder público municipal responsável pelo transporte coletivo, tem por função precípua a organização do mesmo, deve, pois, também ser responsável pela fiscalização, e que não se pode eliminar um direito social adquirido sob a justificativa de que o próprio poder público é omisso na fiscalização das irregularidades.

A proto-feminista Socorro Sampaio (PP) deixou evidente a ausência do olhar arguto do cidadão, característica mínima necessária para o exercício da cidadania, ainda que não fosse eleita representante do poder legislativo. Ao afirmar: “Fiquei feliz por que os estudantes participaram da elaboração desse projeto”, ela ignora que enquanto os verdadeiros estudantes, sem liderança ou representação hierárquica vertical, carregando a potência da multidão, estavam protestando contra a subtração antidemocrática de seus direitos, Amazonino se reunia fantasiosamente com Marcelo Generoso e Rodrigo Guedes, que na realidade são cabos eleitorais e assessores informais do atual prefeito sub judice. e nada têm a ver com o movimento estudantil (como o leitor intempestivo, e a própria Socorro, se puder, pode constatar aqui).

O edil Elói Abreu (PTN), debutante nos corredores da CMM, evidencia a estreiteza intelectiva, e o desconhecimento sobre o que vem a ser educação, ao enunciar um entendimento interdito, que coaduna com as práticas educacionais de países e sociedades ditatoriais: “Se o aluno realmente quer estudar e comprovar isso vai ter direito a quantas passagens forem necessárias”. A um estudante que não se quer aluno, caberia perguntar ao excelentíssimo vereador Elói qual será a instância administrativa ou de especialidade que irá fiscalizar se realmente o aluno está estudando. Certamente, não a CMM. Caberia perguntar também ao vereador Elói, que deve ser um arguto observador da condição do sistema escolar de Manaus, se com as gestões anteriores e a atual, que é continuidade das anteriores, é possível, caso queira, a um aluno realmente estudar com as escolas e o modelo de ensino que lhe são oferecidos pela dupla siamesa SEMED/SEDUC. Ou ainda, mais adaptável ao grau de entendimento do edil, se é possível capturar e confinar no espaço da escola o ato de aprender, que não obstante, qualquer especialista, mesmo formado em UFAM ou suas irmãs particulares, sabe ocorrer em qualquer lugar ou situação em que se dê a reflexão e a experiência humanas. Isso num conceito tradicional de educação…

Para fechar a tarde de loas ao ato prefeitural (de Amazonino ou de Gurgacz? O estudante atento sabe a resposta!), o líder do prefeito, vereador Isaac Tayah (PTB), afirmou categoricamente que “agora o estudante está com o seu direito adquirido pelo ato do prefeito”.

JOSÉ RICARDO DESMONTA A FARSA MIDIÁTICA DA MEIA-PASSAGEM

Embora seja uma reivindicação antiga dos vereadores efetivamente ligados às questões estudantis, a retomada do controle da emissão e uso da meia-passagem por parte do IMTT (ex-IMTU) junto ao Sinetram não ocorre como deveria. Unidos como estão pelo princípio da identidade e devoção ao capital, o recurso na prática não muda nada. Evidência disso foi a reação do presidente do Sinetram e prefeito vitalício de Manaus, Acyr Gurgacz, que afirmou não ver problema na medida, desde que “a receita continue entrando”.

O vereador José Ricardo (PT), juntamente com o deputado federal Francisco Praciano (PT) defendem o uso irrestrito da meia-passagem, a partir do entendimento de que educação não ocorre apenas no ambiente escolar. Também defendem o controle total do sistema de bilhetagem eletrônica por parte dos órgãos públicos, desde que o princípio da identidade e de devoção ao capital não prejudiquem a isenção nesta gestão, o que é impossível com o atual prefeito.

Ricardo e Praciano defendem ainda que o poder público fiscalize o uso inadequado das carteirinhas de estudante, a fim de que se possa efetivamente garantir o bom uso do direito sem penalizar os estudantes.

0 Responses to “PREFEITO INTERINO EMPENHADO EM ACABAR COM A MEIA-PASSAGEM, E A INTELIGÊNCIA SUBSERVIENTE DOS VEREADORES DE MANAUS”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.238 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: