HURRA, MEU BOI!

DEFENDE O TEU PASTO COM A FORÇA DE TUA TURRA!

Os calculistas, os aproveitadores, os maledicentes não sabem que uma enunciação coletiva é produzida pelas relações de elementos construtivistas que criam corpos agenciadores de saberes e dizeres. E como enunciações coletivas não nascem dos interesses de sujeitos sujeitados em particularidades lucrativas. Assim são todos os conteúdos e expressões que segmentam a tal crente realidade social. O que significa que não são as manias de um homem, grupo, que constroem as manifestações coletivas.

Desta forma, não só os paradigmas científicos e os sistemas filosóficos são produtos dos encadeamentos sociais, mas também qualquer manifestação social por mais insignificante que seja. Aí está a força do folclore. Toda manifestação coletiva que perdura como prazer e afirmação de um povo é produção coletiva. E foi exatamente nesta potência coletiva que emergiram, como enunciados coletivos, os bois Caprichoso e Garantido. Ambos engendrados no município de Parintins nos fluxos do Bumba-Meu-Boi do Maranhão. O folguedo lúdico real.

Mas eis que na década de noventa, um político, a Coca-Cola e a mídia, visando seus próprios interesses pragmáticos, resolveram realizar a desaparição do Caprichoso e Garantido de Parintins e colocar sobre seus espíritos antropológicos a máscara artificial dos interesses capitalistas do Show business urbano da cite Manô. Os dois bois plastificados tornaram-se mercadoria de lucro destes mercenários.

Assim, passaram mais de uma década de efervescência lucrativa, até que tudo entrou na ordem das regras contraditórias do capitalismo. “O que era doce acabou-se”. Os dois bois já não servem mais para o pragmatismo lucrativo dos calculistas interesseiros. Hoje, os dois bois urbanos plastificados não mais elegem nem vereador em Parintins, e muito menos prefeito e governador em Manaus. O povo entendeu o malogro folclórico aplicado por estes exploradores.

PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE BOI

No auge lucrativo dos empreendedores capitalistas, depois da segunda metade da década de 90, no frisson do “vermelho vermelhaço”, em uma tarde, duas senhoras viajavam conversando em um ônibus. Atrás dela uma variação do Rock Cabocão. Passando em frente ao Sambódromo, uma disse para outra que os dois bois, Caprichoso e Garantido, eram muito diferentes de um boi verdadeiro. Ouvindo a observação da amiga, a outra afirmou que os dois pareciam que tinham feito plástica. A primeira, então, sorrindo, concluiu que os dois não pareciam bois, mas duas vacas loucas. Era o pique da patologia bovina.

Por tudo isto, o Rock Cabocão criou esta toada com verve maranhense:

Botaram tanto blush

Refletor e purpurina

Fizeram a cunhantã

Menstruar inda menina

Com tanta Coca-Cola

A selva se resfriou

Tupã envergonhado

Sua proteção tirou

.

Ê, ê, meu boi!

.

Botaram dois pra lá

Dois pra cá

Amarra pé

Se curvaram para mídia

Sorriso de jacaré

.

E o nosso boizinho

Da fazenda à paixão

Hoje é boi de canga

Humilhado no Faustão

.

Ê, ê, meu boi!

.

Até o bom Vaqueiro

O Pai Francisco

E a Catirina

Deixaram a fazenda

Para garimpar na mina

.

Que pras ‘ortoridades’

É uma ato ‘curtura’

Mas que pru nosso puvo

Ta causando um grande má

.

Hurra, meu boi!

Defende o teu pasto

Com a força de tua turra!

.

Mas que doença é esta

Que o povo alesado

Não sabe se é aftosa

Caganeira ou mal olhado?

.

Inté o nosso amo

Com medo não abre a boca

Pois se chama o boizinho

Quem responde é a vaca louca

.

Vaca louca pra cá!

Vaca louca pra lá!

Vai pra lá, vaca louca!

Viva o Caprichoso e o Garantido que sobreviveram à sanha dos ambiciosos! O resto é só brincar!

0 Responses to “HURRA, MEU BOI!”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.242.138 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: