POR FORA DE FUTEBOL

Por fora de futebol

“Eu entro em campo para ser feliz.”

Valdívia, craque chileno

Trave …………##### “Quando ela, gritou:”Mengo

………..#####………….No segundo gol do Zico

………..#####…………. Tirei sem pensar o cinto

………..#####…………. E bati até cansar

………..#####…………. Dois anos vivendo juntos…

………..#####…………. (…)

………..#####…………. Eu aprendi que alegria

………..#####………….De quem está apaixonado

………..#####………….É como a falsa euforia

………..#####………….De um gol anulado.”

E existe gol anulado? Claro que não, Aldir Blanc.

Como o futebol é igual a todos os esportes, tem seu corpus de regras que segmentam todos os lances de uma partida. Desta forma, todos os lances são observados, interpretados e julgados por estas regras. Não importa se elas são aplicadas devidamente, ou não. O que importa, para quem as pratica, é que no final elas prevalecem.

O tal gol anulado cai bem neste julgamento. Como o gol é a essencialidade do futebol, quando em um lance a bola ultrapassa as divisórias consignadas como colunas e travessão, e o juiz da partida tem do lance uma interpretação legal, ele é julgado como gol. Mesmo que o lance tenha sido em impedimento, ou com outra infração qualquer. O que conta é a decisão do juiz em dar ao lance o caráter de gol. Assim, nunca um gol é anulado. Gol é gol, ninguém anula.

O que causa perturbação nas torcidas é o fato da bola ter ultrapassada as divisórias, e o juiz ter impugnado o lance. Se impugnou, mesmo com a bola lá no cantinho, dengosa, embrulhada na rede, não houve gol. O gol é a lógica maior do futebol: ninguém tem poder de anulá-lo. Anula-se o lance, jamais o gol.

“Estava mais angustiado

Que um goleiro na hora do gol…”

Aí o Belchior diz quase bem. Quase, porque o goleiro não se angustia na hora do gol. O gol não tem hora. Ele é um quase presente passando para um futuro-angústia que se tornará passado. Assim, o goleiro se angustia depois do gol.

Trave oo OO 00…….. CORINTHIANS GANHA COPA EM PARTIDAS “DUNGAS”

Desculpe-me! Eu estou escrevendo uma tese para meu doutorado em Antropologia Urbana, cujo título é “A Decadência do Futebol Brasileiro nos Últimos 20 Anos”, e estou entrevistando pessoas que entendem um pouco de futebol. Como estou vendo que aqui em sua banca de vender bombons o senhor tem um aparelho de TV, eu gostaria de saber se o senhor assistiu ao jogo de agora há pouco do Corinthians e Internacional pela decisão da Copa Brasil. E, se o senhor assistiu, eu gostaria de ouvir seu comentário sobre o jogo. O que deve ser fácil para o senhor, já que dizem que todo torcedor brasileiro é um técnico.

Eu sou torcedor, mas não sou técnico. Não dou opinião sobre o que os times devem fazer para vencer. Eu apenas comento partidas de futebol aqui na minha banquinha até enquanto o prefeito cassado não me tirar dizendo que é preciso limpar Manaus para a Copa. E, para seu governo, assisti às duas partidas finais. Para iniciar, tenho duas observações. Uma, que tenho certeza que vão dizer que o Corinthians se sagrou campeão já na primeira partida quando ganhou com um gol de Jorge Henrique e outro do Ronaldo Jaca. Você já viu uma jaca madura caindo? Não? Olhe quando o Ronaldo cai. E como pode uma jaca fazer gol? E fez, dando o drible mais velho do futebol no Índio, zagueiro do Internacional. Outra, que gente supersticiosa vai dizer que o Internacional perdeu porque jogou com uniforme branco, quando o original é o vermelhaço, o de guerra; e por isto não teve torcida. A torcida estava de vermelho e o time de branco, alma em enterro.

Quanto às partidas em si, foram do jeito que é o futebol para o Dunga: horrível! Monstruoso! Nenhum time tem jogadas encantadoras que afetem de alegria as torcidas. Tudo que se vê são uns caras correndo, maltratando a Dendeca sem nenhum pudor. Os gols são ocorrências banais de uma partida qualquer. No comecinho, o Internacional foi para cima, mas logo mostrou a inércia de futebol. Nilmar, um grande embuste, produto claríssimo de marketing, não corria, não brigava. D’Alessandro, armador que arma muito bem jogadas para os adversários, abusou de dribles improdutivos. Taison, que no primeiro jogo se revelou craque, desapareceu. Correndo sozinho, queria resolver a parada só com a intenção. Não fosse a determinação de jogada e a raça de Alecsandro, autor dos dois gols do Inter, o horroroso teria ficado nos 4 a 0 agregados.

Do lado do Corinthians, o velho futebol que se defende, fingindo atacar com Dentinho e o Jaca. Com um único personagem futebolístico: Jorge Henrique. Este quer futebol. Quando não, catimba. Como aconteceu na falta que fez no Índio, e o juiz não marcou, e desdobrou no primeiro gol, feito por ele mesmo. Ele tem o dom da ubiquidade: está em todos os lugares. O segundo gol foi a cara cuspida e lambida do Dunga. Correria de André Santos pela esquerda, o Magrão vacilando na marcação, o goleiro Lauro ausente. Por fim, pelada em grande estilo futebol brasileiro ‘dungado’.

Notas de destaque: A confirmação da suspeita que a diretoria do Inter tinha sobre o juiz da partida: cristalina tendência pró Timão. E a confirmação que Cristian, do Corinthians, é uma rapaz não confiável. Não carrega a honestidade necessária para participar de um enlace coletivo. A paralisação da partida com tumulto foi obra do seu sentimento de inferioridade, que o faz agir com raiva e desdém contra os que toma como rival. A vitória para si não é um acontecimento feliz, é um momento para manifestar ao outro seu ódio. É um rapaz perigoso para o futebol comunhão coletiva.

E então, gostou? Quer saber qual o time que torço? América, que foi campeão domingo com 3 gols no Nacional. Só não fez mais porque Deus teve pena do Naça.

Trave oooOOOO…….. LIBERTADORES?

Pela Libertadores, que entristece o futebol sul-americano, teve o entrave Nacional do Uruguai e Estudiantes da Argentina.

Precisando apenas de uma empate, o time argentino meteu dois de autoria de Besolli. O primeiro um belo chute cobrindo o goleiro, depois de receber um presentaço da zaga. O segundo, depois de receber na frente da pequena área um cruzamento da esquerda, dominou a Dendeca, esperou o goleiro, meteu-lhe um drible e mandou a beleza dos estádios se aconchegar nas redes.

Já o do Nacional, depois de pressionar o time do Estudiantes, um lançamento da frente da grande área pegou Medina disputando a bola com a zaga, levando-a de vencida e… pronto. Agora o time argentino espera um dos brasileiros, Cruzeiro ou Grêmio, para decidir a triste Libertadores temporada 2009.

Trave O ###…….. AMANHÃ TEM….

No Beira-Rio, em Porto Alegre, Grêmio e Cruzeiro. O time pampeiro precisa ganhar com diferença de 4 gols para levar a classificação.

*$&¨#)@§.!”%(_+-=¢¬;>…{°I£

Trave + + +….. Cristiano Ronaldo, em terras lusas, foi intimado a comparecer ao Distrito Policial para depor sobre agressão em jovem lusitana de 17 anos.

Cristiano, o educado jogador do Real Madrid, conhecido como baladeiro, ia orgulhoso em sua Ferrari, acompanhado com de sua mater, Dolores, quando ao lado de seu humilde carro parou outro carro com uma adolescente pedindo um autógrafo. Cristiano, o sensível educado, em seu estilo, “porque eu sou é homem”, sentou chutes no carro onde se encontrava a jovencita produto do show das amenidades, quebrando os vidros, que caíram sobre a jovem menina-moça, ferindo-a. Coisas do futebol gueto.

0 Responses to “POR FORA DE FUTEBOL”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.244.584 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: