COARI, 77 ANOS, UMA FESTA SINGULARMENTE POPULAR

Uma cidade não se concretiza sinteticamente em uma organização geográfica, política, administrativa e jurídica. Uma cidade é uma cartografia de desejos constituídos pelas práxis coletivas das potências singulares de cada indivíduo habitante de um território. É um movimento pulsante direcionado ao Bem Comum como produção Ética e Estética da existência social. Embora, em uma cidade as representações estejam bem distribuídas nas funções de cada cidadão, ela não mantém privilégios de classes, já que como singularidade coletiva, cada habitante carrega sua importância social sintetizada em seus saberes e dizeres. Saberes e dizeres implícitos constitutivamente em sua cartografia coletiva.

A cidade de Coari comemora 77 anos de história. Mesmo sabendo-se que as cidades em suas construções estiveram, sempre em suas épocas, marcadas por espoliações, saques de várias ordens, violências, arbítrios, todavia, elas se constituem cidades – mesmo com o mínimo de singularidade, já que as violências tornam-nas iguais – por obra determinante das potências de seus habitantes. O que as faz diferentes. Esta a condição criativa e produtiva de seu povo. Este seu espírito individual manifestado em signos materiais e imateriais concretizados, em suas relações, por sua linguagem própria. Os antropólogos chamam de seus fatores culturais. Os arquitetos chamam de seus elementos estilísticos. Os historiadores chamam de seus acontecimentos. Os sociólogos chamam de seus fatos sociais. Não importa. Trata-se de afecções-corporais capazes de produzir afetos que “constituem comunidades mais vastas”. Potências que escapam do julgo dos tiranos. Escravos de suas ambições.

Assim também é Coari. Mesmo com a mídia mostrando-a como mergulhada em denúncias criminosas de corrupção, pedofilia, prostituição, tráfico, comandadas por membros de seu poder legislativo. Seu ex-prefeito, o prefeito e o vice, mais vereadores, atualmente cassados, a cidade de Coari, transcende este território da dor, onde a impotência destes homens tentaram e tentam, aprisioná-la. Sem conseguir, pois uma cidade é mais que um indivíduo-déspota, ou mesmo grupos tirânicos.

Desta forma, a festa de Coari não se reduz às atrações empreendidas pelos seus gestores envolvidos em crimes. Não se reduz às apresentações de ‘artistas’ representantes da indústria fonográfica de consumo alienante, como Bruno e Marrone, Cláudia Leite e cantora Gospel, com seu recurso místico de lucrar. Têm outros dizeres. Ultrapassa os códigos que fecham as pessoas em seus gostos individuais que as faz socialmente indiferentes. A festa de Coari é a expressão de seu ser ontológico de cidade como comunidade produzida por saberes e desejos singulares de seus habitantes passados e presentes. O que a faz uma cidade singularmente Amazônica, entre outras. E, como outras, também diferente por si mesma.

Parabéns, Povo-Coari!

15 Responses to “COARI, 77 ANOS, UMA FESTA SINGULARMENTE POPULAR”


  1. 1 alessandra souza sexta-feira, 31 julho, 2009 às 10:27 pm

    bom eu acho esta vesta muito linda todos os anos eu participo des de quando me entendo de gente e esse ano ñ ta merlho por

  2. 2 NIRA sábado, 1 agosto, 2009 às 1:13 pm

    A CIDADE DE COARI ESTÁ DE PARABÉNS!NASCI AÍ E FICO MUITO ORGULHOSA DE VER MINHA CIDADE CRESCER.

  3. 3 Senhores Juis ! domingo, 2 agosto, 2009 às 2:23 pm

    Pela mor de Deus! o povo de coari estar para ficar louco com tanta mundaça de cargo de prefeito com tanta anbiaçao sobre esta prefeitura vamos se dar um respito pela sociedade coarie ensse coari uma terra onde riquezas naturais que seus recursos finaceiros são estraido do gas e do petrolio
    Vamos finalmente exclarecer para a população que sera o prefeito, pois o grupo da corupçao estar recorendo pela mor de Deus vamos tirar esse tipo de pessoas que se demostro de um jeito a final são outras hoje coari estar completando 77 anos de vida; vamos dar um presente a essa terra pois com tanto gasto de dinheiro com bandas com estrututa para umm feta, e pessoas passando fome nos quatros quantos da cidade as ruas é um calamidade em dim coari estar entregues as baratas coari é um cidade onde a lei nao existe, onde a democrasia nao existe onde a curpçao ja se estalou em fim senhores vamos dar-se valor onde vevemos vamos ter democracia pois coari era para ser exemplo para o mundo pois nao era para ninguem estar passando fome as ruas eram para ser todas pavimentadas em fim toda um estrutura que fosse para o bem estar da populaçao.
    Pois senhora Juiza sou coariense quero aqui fazer um pedido a vossa senhoria que lute para que coari saia dessa por isso agradeço obrigado!!!

  4. 4 edrison domingo, 2 agosto, 2009 às 5:00 pm

    esses dias estão sendo muinto emportante ao povo de coari sou itacoatiarense mas por dentro coariense e estamos de parabéns

    um grande abraço a todos valeu..

  5. 5 edrison domingo, 2 agosto, 2009 às 5:02 pm

    vcs estao de parabens nota 10 a festa

    obrigadoo

  6. 6 valdione domingo, 2 agosto, 2009 às 5:56 pm

    vcs poderiam deixar eu ver a claudia leite

  7. 7 kezia segunda-feira, 3 agosto, 2009 às 7:42 pm

    eu amo coari porque eu nasci aqui
    sou daqui amo coari

  8. 9 afinsophia terça-feira, 4 agosto, 2009 às 1:11 am

    Povo-Coari,
    valeu pela proximidade democratizante. Percebe-se na lucidez dos comentários a distância entre o povo-Coari da classe política daí, e de todo lugar, como Manaus, palco para os maiores cabotinos do estado, que abandonam os interiores pelos royalties da Zona Franca, enquanto a miserabilização submete gostos, olhares e votos. Mas os votos desse bloguinho são outros, são votos para que o povo-Coari continue na sua linha contínua de democratização que passam por fora de toda essa corrupção…
    Valeu!

  9. 10 eu amo coari sábado, 8 agosto, 2009 às 4:34 pm

    vc não perde um oportunidcade de falar mal dco povo coarience né

  10. 12 sou coariece junior ramos mafra quinta-feira, 13 agosto, 2009 às 4:25 pm

    estou com saldade desta terra coari rica ir bonita terra cristo redeto maco estorico da cidade ar quei esta escrervedo um coariece de coracao

  11. 13 Anônimo quinta-feira, 8 abril, 2010 às 10:18 am

    COARI TERRA DE GENTE UMILDE TERRA DE GENTE AMIGA,TERRA ONDE N DAO ORPORTUNIDADE E NEM VEZ PRA AS PESSOAS POBRES.COARI NASCE DE NOVO

  12. 14 Anônimo quinta-feira, 8 abril, 2010 às 10:29 am

    O POVO DE COARI QUE PAZ È SEGURANÇA BASTA FORA CORRUPÇAO.CARLA

  13. 15 Rosana Lima sábado, 29 janeiro, 2011 às 8:39 am

    Olá a todos Realmente concordo com o comentario acima.com o nick Senhores Juiz.Nasci em coari agora moro no Rio de janeiro,mais nunca deixo coari amo de paixão.mais coari tem que melhora era para ser um cidade modelo,coari todos sabem que correm muito dinheiro,para aonde esta indo todos esses dinheiro,Faz alguns anos que não fui em coari mais tenhor contato com meus familia todos falam que coari esta perdindo socorro…..Pelo Amor de Deus temos que muda Coari merece uma Politica Que faça aconteçer e Povo tambem Merece porque é deles que os Politicos Roubam,Que Deus Nós dé força que Nós ilumini que mostre solução a todos…..Obrigado pela atenção Fique Com Deus…………….Que a Paz de Deus caia sobre coari Amém


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.244.588 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: